Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Com mais referências na TV, meninas agora podem sonhar com protagonismo no esporte

Mulheres estão ocupando lugares em modalidades nas quais antes lhes era negado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que você quer ser quando crescer? Com certeza, você, leitor ou leitora, ouviu essa pergunta dezenas de vezes durante a infância. Aos sete, oito ou dez anos de idade, esse questionamento soa quase como um convite para sonhar. Não precisa ser razoável, muito menos "realizável", mas a resposta ali representa o desejo mais genuíno de uma criança.

Eu arriscaria dizer que os homens que estão lendo esse texto, em sua maioria, tenham, em algum momento, respondido: "jogador de futebol". E, da mesma forma, apostaria que as mulheres leitoras desta coluna, em grande maioria (senão 100%), nunca tenham respondido da mesma forma. No meu caso, ainda que sempre tenha sido apaixonada por futebol, que tenha jogado muito futsal na escola, jamais me passou pela cabeça algo do tipo. "O que você quer ser quando crescer?". "Jogadora de futebol". Era algo impensável.

Cristiane, do Santos, é a artilheira do Campeonato Brasileiro
Cristiane, do Santos, é a artilheira do Campeonato Brasileiro - Divulgação/ @SereiasDaVila no Twitter

Uma frase dita pela lendária tenista americana Billie Jean King pode explicar essa lógica. "Você precisa ver para querer ser". É inevitável e inconsciente. Quando você não vê pessoas iguais a você ocupando determinados espaços, exercendo determinadas profissões, o recado automático para o seu cérebro é: esse lugar não é para você. É como se até mesmo sonhar fosse impossível.

Ainda na brincadeira de fazer apostas, eu diria que boa parte de vocês, leitores, já têm uma filha, uma neta, uma sobrinha que joga futebol. Ou uma filha/neta/sobrinha de um conhecido que pediu aos pais para começar na escolinha, ou que quis uma bola ou uma chuteira de presente.

Não é por acaso que o cenário está mudando. Quem ligou a TV no sábado (14), viu Cristiane, a icônica jogadora da seleção brasileira, fazer mais um gol pelo Santos e se firmar na artilharia do Campeonato Brasileiro feminino. Quem ligou no domingo (15), viu Tamires, jogadora do Corinthians, completar 100 jogos com a camisa alvinegra. Na segunda-feira, também tem futebol feminino na TV. E tá tendo toda semana.

É essa visibilidade que faz com que as meninas possam sonhar com isso no futuro. Hoje, muitas delas já respondem que querem ser "jogadoras de futebol" quando crescerem. Ou então skatistas, como a Fadinha, Rayssa Leal, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ou ginastas, campeãs olímpicas, como Rebeca Andrade, que conquistou o primeiro ouro olímpico da ginástica artística feminina para o Brasil. O futuro no esporte virou um sonho possível para elas.

Os números não mentem. Desde que o Brasil parou para aplaudir fenômenos do esporte como a Fadinha e a Rebeca, a procura por essas modalidades entre as crianças disparou. Inclusive entre as meninas. O Brasil Skate Camp, em São Paulo, teve um aumento de 50% na busca por aulas após a conquista de Rayssa Leal. E as novas vagas foram preenchidas principalmente por meninas (que representaram 90% dos novos alunos).

Se antes elas ouviam que "andar de skate era perigoso", hoje estão por aí dropando e aprendendo manobras.

O mesmo cenário se repetiu em outras capitais com a ginástica. Em Belo Horizonte, a escola CT Amigos do Esporte teve um número de matrículas entre julho e setembro de 2021 (período dos Jogos Olímpicos) três vezes maior do que o que costumava ser registrado no período —98% dos novos alunos eram meninas, muito inspiradas pelo sucesso de Rebeca Andrade.

Você tem que ver para querer ser. As meninas agora têm a oportunidade de ver mulheres jogando futebol, fazendo manobras de skate, dando piruetas na ginástica, conquistando troféus, medalhas, ocupando um lugar de protagonismo no esporte que antes lhes era negado. O que elas querem quando crescerem? Viver num mundo em que o gênero não imponha limites aos sonhos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.