Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia

Os riscos da guerra financeira

Estratégia de estrangular economia da Rússia é justa, mas há dúvidas sobre viabilidade a longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boicotes comerciais são recorrentes. Após o Massacre de Santa Cruz no Timor-Leste em 1991, Portugal boicotou a importação de produtos indonésios. Na década de 80, mais de 200 empresas americanas cortaram os elos comerciais com a África do Sul, em protesto contra o apartheid. O Boston Tea Party de 1773, uma ação de protesto comercial, serviu de estopim da independência dos EUA.

Mas no atual contexto hiperglobalizado e conectado, boicotes comerciais e financeiros deixam de ser manifestações de desagrado e atingem proporções apocalípticas. Sem enviarem um único soldado para o teatro de guerra, países ocidentais estão sufocando a economia russa e neutralizando os privilégios pessoais de Putin e de sua entourage por meio de boicotes comerciais, sanções econômicas e desinvestimentos financeiros. O presidente russo poderia estar pronto para a Terceira Guerra Mundial, mas não estava preparado para a primeira guerra mundial financeira.

Fachada da sede do Banco Central russo, em Moscou - Maxim Shemetov - 11.fev.2019/Reuters

Estes instrumentos de oposição econômico-financeira têm sido eficientes como argumento de guerra. Mas são mais reativos do que morfológicos, mais voltados para a mudança curto prazista do que para transformações estruturais, mais moralistas e espontâneos do que racionais e prudentes. Na última semana, em pequenos grupos de Telegram dos quais faço parte, representantes de governos e de think-tanks europeus perguntavam que outros tipos de sanções poderiam aplicar ou propor, como se a guerra fosse um jogo de tabuleiro.

Além disso, o boicote pode também prejudicar o boicotador. A BP, que decidiu vender os 20% que detinha na gigante petroleira Rosneft, irá perder dinheiro com a saída atabalhoada e apressada. A Shell e a Equinor anunciaram também vendas repentinas de ativos russos. Como comparação, a decisão da francesa Total de abandonar as suas operações em Mianmar, devido à violação dos direitos humanos, anunciada o mês passado, demorou cerca de 2 anos a tomar. A limitação de circulação de produtos e capitais russos levará à inflação dos preços e à distorção do valor de várias moedas nos mercados globais.

Há também o risco dos boicotes de 2022 proporcionarem uma leitura oportunista. Putin era Putin quando realizou uma "intervenção militar humanitária" na Geórgia em 2008, quando anexou a Crimeia e Sevastopol em 2014, quando interveio na Revolução Ucraniana de 2014, quando usou gás sarin na Síria em 2017, ou quando envenenou opositores políticos como Alexei Navalny, em 2020. A comunidade internacional sempre reagiu com alguma indiferença de atos, apesar da querela verbal. O Putin déspota de hoje não é diferente do Putin dos últimos 20 anos. Quantos chefes de estado ocidentais aceitaram ser recebidos com honras de Estado no Kremlin nesse período?

Há também espaço para inconsistências. Esta semana a Suíça quebrou a sua neutralidade histórica e bancos privados aceitaram congelar bilhões de dólares de fortunas de oligarcas russos. Mas continuam a aceitar gerir os ativos de ditadores asiáticos e latinoamericanos ou de senhores de guerra africanos, apesar das sanções internacionais.

A Shell decidiu vender os 28% que detém na instalação de gás natural liquefeito Sakhalin-II, na Rússia, mas explora o campo Dragón, localizado no norte da Venezuela, em parceria com a estatal PDVSA. A Equinor anunciou que irá sair de suas joint ventures na Rússia, mas tem uma licença de exploração de gás natural em Cocuina, também no norte do país latinoamericano. O dano que Putin inflige aos ucranianos é mais grave do que o estrago aplicado por Maduro aos venezuelanos?

Além das petroleiras ocidentais, vários investidores de porte como o USS, Storebrand, o fundo soberano da Noruega, KLP ou a Church of England, anunciaram desinvestimentos em ativos russos, tanto de dívida quanto de equity. Mas desinvestir significa vender. E quem vende tem que ter um comprador. Como demonstram dezenas de estudos em finanças sustentáveis, se o objetivo é promover a mudança positiva, é mais fácil fazê-lo como acionista do que simplesmente vendendo ativos a um comprador que potencialmente não tem inclinações para a preservação ambiental, o bem-estar social ou a boa governança corporativa (ESG).

Ademais, o bloqueio das reservas internacionais do Banco Central da Rússia (40% estão na Europa e nos EUA), sem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, é uma medida difícil de justificar à luz do direito internacional e abre um precedente preocupante que pode ser usado perniciosa e discricionariamente em contextos geopolíticos menos consensuais.

E quais critérios devem ser utilizados para pôr fim à utilização deste arsenal financeiro contra a Rússia? O que levará a comunidade política, diplomática, esportiva, econômica e financeira a terminar os boicotes e sanções? O fim da guerra? Em que termos? A queda de Putin? A melhoria dos índices democráticos na Rússia? Os critérios não existem ou são vagos, dando azo a possíveis contradições e arbítrios nos próximos meses.

Infelizmente, quando as armas se calarem, a comunidade internacional, também em silêncio, deverá começar a restabelecer os elos econômicos com a Rússia, sem que transformações estruturais sejam realizadas.

A guerra mundial financeira é justificada e justa (jus ad bellum), mas está a comunidade internacional verdadeiramente preparada para travá-la? A guerra convencional armada é condicionada por tratados internacionais, como as Convenções de Genebra e seus Protocolos Adicionais de 1949, que tentam impedir a barbárie. As novas guerras financeiras também precisarão de clareza institucional e congruência legal, para impedir a discricionariedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.