Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares
Descrição de chapéu União Europeia

Lula em Portugal: uma visita difícil a um país em crise

País enfrenta crise econômica e social, aproveitada pela extrema direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na sua viagem a Portugal, Lula irá enfrentar um ambiente semelhante ao do Brasil entre 2013 e 2016, quando o quadro econômico se degradou, as condições de bem-estar social atingiram o piso térreo e o governo sucumbiu à autofagia política.

O resultado no Brasil foi o impeachment de Dilma Rousseff em agosto de 2016, um ano e oito meses depois de reempossada. Em Portugal, o governo de António Costa (no poder desde 2015 e reempossado há um ano e um mês) tem convivido, quase diariamente, com especulações de uma eventual dissolução pelo presidente da República. A Constituição portuguesa, de pendor semipresidencialista, permite que o chefe de estado demita o governo, o que já aconteceu sete vezes desde o 25 de Abril de 1974.

No fim do seu primeiro mandato, Dilma chegou, segundo pesquisa CNI/Ibope, aos 79% de aprovação —o maior índice para um presidente nesse período desde a redemocratização. Costa foi eleito em 2022 com maioria absoluta, um feito histórico. Pouco tempo depois, ambos os governos foram afetados por inabilidades executivas, baixas governativas e faltas de ética administrativa.

Antônio Costa no Palácio Ajuda (Lisboa) em janeiro de 2022 - Patricia de Melo Moreira - 6.jan.22/AFP

Curiosamente, os dois tiveram um bom desempenho em algumas áreas: Dilma com o Brasil Sem Miséria, a Comissão Nacional da Verdade, o Código Florestal e o Marco Civil da Internet, enquanto Costa tem feito brilharetes com o déficit e a dívida pública. Mas, com os desacertos, Dilma e Costa acabaram perdendo a guerra da comunicação, consolidando-se a crise de governabilidade.

Na verdade, muitos dos problemas imputados a António Costa antecedem seu governo. Portugal tem 16,4% da população abaixo da linha de pobreza (dados publicados em 2023 relativos a 2021), um valor alto em comparação a outros países europeus. Mas a evolução histórica não é abonadora para nenhum governo. Os valores têm se mantido altos e estáveis ao longo das últimas duas décadas, entre 17% e 19%.

Lula e Marcelo Rebelo de Sousa no Mosteiro dos Jerônimos - Patricia de Melo Moreira/AFP

A economia também está estagnada há cerca de 20 anos, sufocada por uma baixa produtividade e pela alta carga fiscal. Com isso, os salários são dos mais baixos na Europa. O salário médio bruto é de 1.575 euros (cerca de R$ 8.700). Parece alto, mas, quando descontada a inflação e os impostos, a maioria dos portugueses tem dificuldade em se alimentar saudavelmente e habitar condignamente. A evolução dos salários médios de 2021 para 2022 foi negativa. Os portugueses estão a perder poder de compra.

Os vários governos portugueses têm se beneficiado, ao longo dos anos, de benesses conjunturais, como os fundos da União Europeia. Desde a sua ingressão na organização, em 1986, Portugal já recebeu um valor acumulado de 160 bilhões de euros, tornando o seu desenvolvimento semidependente de subsídios externos.

Portugueses protestam contra a inflação em Lisboa - Pedro Nunes - 25.fev.23/Reuters

O turismo, que responde por cerca de 10% do PIB, também tem auxiliado a esconder as úlceras portuguesas. Assim como o saldo positivo da imigração. Nunca tantos estrangeiros viveram em Portugal, injetando novos recursos no erário. Mas tudo isso é como tratar uma doença com anabolizantes. Faltam as reformas estruturais e visionárias que coloquem o país no caminho automatizado do crescimento, da sustentabilidade e da inovação. Dilma foi acusada do mesmo.

A agenda que tem afogado o atual governo português é a da habitação. A crise tem sido alimentada por uma subida contínua dos preços dos imóveis (só em 2022 a valorização foi de 19%, a mais elevada dos últimos 30 anos), dos aluguéis (crescimento, em média, de 35% desde 2018) e pela escalada das taxas de juros.

Em dezenas de municípios, com mais demanda, o preço dos imóveis duplicou em 5 anos. A crise tem levado a uma agitada reconfiguração do espaço social, com consequentemente desgastes políticos. Em fevereiro, o primeiro-ministro anunciou de forma dramatúrgica um pacote de intervenções nesse setor. Mas as medidas, muitas delas pouco competentes, foram mal recebidas pela opinião pública e pelo presidente da República.

Há certamente muitas diferenças. No Brasil, a partir de junho de 2013, multidões e panelas tomaram as cidades do país em manifestações sonoras de desagrado, inicialmente contra o aumento das tarifas de transporte público. Em contraste, a sociedade civil portuguesa é mais entorpecida e as manifestações públicas de desagrado são geralmente técnicas e sindicalizadas. Além disso, em Portugal não há um Eduardo Cunha ou Michel Temer prontos a assaltarem o poder de dentro do poder.

Mas é semelhante o ambiente de desamparo e de desdenho pela classe política. No Brasil, a Lava Jato insuflou legitimidade àqueles que usavam a palavra político como sinônimo de corrupção, enquanto os portugueses são dos europeus que menos confiam no Parlamento, no governo e nos partidos políticos. As taxas de abstenção eleitoral também são cronicamente altas (nas eleições de 2022, 49% não foram votar).

A criminalização da classe política é um banquete para a extrema direita antissistema. No Brasil, as espécies de ratos mais comuns são o rato-de-telhado e o camundongo. Em Portugal, é a ratazana preta. Mas todas procuram abrigo próximo da fonte de alimento, são portadoras de diversos parasitas, são muito adaptáveis e de enorme capacidade reprodutiva.

Se Jair Bolsonaro só poderia surgir no Brasil, André Ventura, o líder do partido radical de direita Chega, só poderá emergir em Portugal. Menos islamofóbico e mais europeísta do que os seus colegas extremistas europeus, Ventura é um megafone desgovernado de críticas à classe política. Nas eleições parlamentares de 2022, o seu partido atingiu 7% (12 deputados). As pesquisas dão-lhe atualmente 12%, ou seja, já é a terceira maior força partidária em Portugal e a sua ascensão ao poder tornou-se verossímil. Ventura tem desferido um rol de insultos contra Lula. No início de maio, Jair Bolsonaro visitará Portugal para uma convenção da extrema direita global, a convite do Chega.

A visita de Lula a Portugal assemelha-se à de um neto ao avô numa casa de repouso para idosos. As manifestações de afeto são circunscritas ao horário da visita e as conversas são mais sobre as lembranças do passado do que sobre o porvir. O Brasil é um país superlativo que nunca reconheceu em Portugal uma prioridade longeva.

Lula no Palácio de Belém - Patricia de Melo Moreira/AFP

Se Lula vier a Portugal para discursar sobre a "relação de irmandade" entre os dois países, entregar prêmios, homenagear personalidades lusófonas, assinar memorandos de entendimento e sublinhar a importância do país irmão "como porta de entrada na Europa dos empresários brasileiros", tal como fizeram todos os seus antecessores, será apenas mais uma visita fotogênica, com gestos ritualizados e palavras benquerentes.

A diplomacia da saudade tem uma certa relevância simbólica que não pode ser negligenciada, é verdade. Mas os dois países enfrentam momentos-chaves de transição e o seu ímpeto colaborativo, em nível diplomático e governativo, deveria ser mais tangível, refletindo a dinâmica demográfica ou acadêmica.

Nas artes, a coreógrafa brasileira Lia Rodrigues deu o mote, apresentando no fim de semana, em Lisboa, a sua nova criação, "Encantado", um estrondo de brasilianidade afro-indígena que deixou o público português atordoado para a urgência de proteger a liberdade de pensamento e de expressão.

Lula deveria aproveitar a estadia aqui para, nos seus contatos com empresários e políticos, discutir medidas plausíveis para evitar os extremismos políticos no grande espaço da lusofonia, com mais apoios à comunicação social, à pesquisa e à eventual criação de um observatório.

Não será uma tarefa fácil, porque Lula é uma pessoa muito menos consensual em Portugal do que era em 2003, 2005, 2007, 2008, 2009 e 2010, quando visitou o país como presidente. Mas o timing é ideal. A sua passagem por Portugal coincide com o 25 de Abril, a grande festa da liberdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.