Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Coronavírus

STF pode prevenir extermínio indígena

Inação do governo frente à crise de Covid que assola povos indígenas deve ser julgada nesta segunda-feira (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns, os delicados, preferem evitar as palavras que lhes machucam. Outros, os povos indígenas, dirão que não são as palavras que machucam, mas o extermínio dos seus.

Nesta guerra das palavras travada sobre corpos indígenas —ou seria ineficiência ou seria genocídio— perde-se de vista o que importa de fato: quem o impedirá?

Nesta segunda (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a chance de fazer o que o Tribunal Penal Internacional (TPI) não fará: prevenir que a pandemia extermine povos indígenas.

Não fetichizemos cortes internacionais, importantes que sejam. O TPI não seguir com a investigação sobre crimes internacionais contra Bolsonaro diz mais sobre os entraves burocráticos de que o tribunal padece do que porventura diga sobre a lisura das ações do presidente, porque sobre esta nada diz.

Usando metáfora da professora de Harvard Kathryn Sikkink, levar demandas para esfera internacional, ganhando ou não, equivale a jogar um bumerangue esperando que, ao voltar, este ponha fim a violações a direitos, aqui e agora.

Bumerangue está nesta segunda (03) no campo do STF para referendar a cautelar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, no dia 8 de julho, a favor dos povos indígenas. Ele, em síntese, determinou que o governo federal, em diálogo com povos indígenas, saia da inação. Espera-se que o plenário da corte, ao menos, referende esta ordem.

Diferentemente de países como Hungria que se valeram da pandemia para alargar as prerrogativas do poder executivo, o governo Bolsonaro —como Trump— fez da incompetência sua política de estado.

Esta é a conclusão dos professores David Pozen, da universidade de Columbia, e Kim Scheppele, Princeton, em recente artigo, ao cunhar o termo "executive underreach": a contrassenso, governos com inclinações autoritárias podem, intencionalmente, preferir a omissão. E numa pandemia, omissão custa vidas.

A diferença entre ineficiência na pandemia e genocídio não está na sensibilidade dos ouvidos. Está na intenção ou não de sujeitar um grupo étnico a condições de vida que tendam à sua destruição, total ou parcial. A propósito, crime contra a humanidade de extermínio sequer exige tal intencionalidade.

Enquanto debatemos do que chamaremos o horror, passa a boiada vetando água, distribuindo cloroquina e incentivando garimpo ilegal. Sem haver quem investigue genocídio —crime também na lei brasileira, aliás— não se deve aceitar como sincero o espanto diante do uso da palavra. Quem não comete genocídio não teme que este seja investigado.

Dada a resistência do governo, requer-se que plenário do STF vá além. Além de diálogo, importante que seja, a pandemia urge reverter invasões de comunidades indígenas. Se assim não for, barreiras sanitárias não passarão de desenhos na areia. As terras indígenas em estado mais críticos, inclusive a Yanomami, são também as mais impactadas por invasões. Deve-se compreender a correlação de fatores aqui.

Invasões e desmatamento impactam resiliência indígena frente à pandemia e, com ela, o direito à saúde destes povos.

"Para contar a história do senhor de escravos nunca faltaram narradores", disse no século 19 o abolicionista Frederick Douglass.

Enquanto se trava guerra de palavras sob o ar condicionado dos círculos jurídicos, internacionais e jornalísticos, a história dos povos indígenas na pandemia é escrita em sangue. Hoje, cabe ao STF fazer com que isso "seja lá o que isso for" estanque. O governo, por si só ou pelo diálogo, não o fará.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.