Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Último suspense de John le Carré será desvendado no próximo ano

Record publica 'Agente em Campo' em 2021; ano também traz novidades de Conceição Evaristo e Javier Cercas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

John le Carré, o mestre do romance de espionagem que morreu na semana passada aos 89, deixou uma última obra a ser desvendada no Brasil. “Agente em Campo”, publicado no Reino Unido há um ano, sai pela Record no primeiro semestre de 2021.

O livro ficou marcado como a obra em que o autor aborda o brexit, por meio da relação de um espião britânico de meia idade e um jovem com quem pratica esportes —e externa dúvidas sobre a qualidade da democracia do país.

Críticas ao funcionamento do Estado britânico sempre foram recorrentes no trabalho do escritor, desde quando ainda trabalhava, ele mesmo, nas profundezas do MI6, o serviço secreto britânico. Em meio às discussões do brexit, Le Carré nunca se furtou a marcar posição pela permanência na União Europeia.

HOJE E ONTEM O jornalista Tom Farias está publicando, quase ao mesmo tempo, dois livros bem diferentes. “A Bolha”, um romance de caráter existencial produzido durante a pandemia, sai pela editora Patuá. E “Escritos Negros”, que reúne 30 anos de suas críticas literárias e entrevistas com personalidades da cena literária negra, chega pela Malê.

AMANHÃ Esta última editora, aliás, traz boas novidades na programação do ano que vem. “Quando Eu Morder a Palavra”, coleção de entrevistas e resenhas sobre a obra de Conceição Evaristo, sai ainda no primeiro semestre. Henrique Rodrigues prepara o infantil “Machadinho”, sobre o Bruxo do Cosme Velho. E “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, abre a coleção Clássicos Afro-Brasileiros.

ilustração em rosa, azul e amarelo
O projeto Literatura Livre, parceria de Sesc e Instituto Mojo, vai disponibilizar 14 ebooks bilíngues com histórias dos povos que formaram a sociedade brasileira, ilustrados por André Ducci, que fez o trabalho acima para 'Contos Folclóricos Africanos' - Divulgação

HÁ SECULOS A Todavia planeja publicar em 2023 uma biografia de Luiz Gama, que está sendo escrita pelo pesquisador Bruno Rodrigues de Lima, que acaba de assinar contrato. Um dos maiores juristas da história brasileira, Gama se alforriou na adolescência e dedicou o resto de sua vida a aplicar o direito para libertar outros escravizados.

LOGO, LOGO O próximo livro do espanhol Javier Cercas já tem data para sair no Brasil. “Terra Alta”, romance policial que venceu o prêmio literário da editora Planeta em seu país de origem, chega por aqui em maio pelo selo Tusquets.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.