Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Milton Nascimento, aos 80, é homenageado por Edimilson de Almeida Pereira em livro

Escritor premiado publica coletânea de poemas pela José Olympio, logo depois de dois outros lançamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prolífico escritor mineiro Edimilson de Almeida Pereira prepara uma leva de obras inéditas após uma temporada particularmente consagradora no final do ano passado.

Em novembro, ele venceu o prêmio São Paulo de literatura pelo romance "Front", da editora Nós, e poucos dias depois foi destacado como segundo lugar no Oceanos por "O Ausente", publicado na Relicário —a parceria com casas variadas tem sido uma marca do trabalho de Pereira.

edimilson de almeida pereira
Edimilson de Almeida Pereira durante participação na Flip em 2017 - Bruno Santos/Folhapress

Em outubro, ele estreia na tradicional José Olympio com "O Som Vertebrado", coletânea de poemas em homenagem ao seu conterrâneo e amigo Milton Nascimento, que completará 80 anos naquele mês.

Antes disso, surgem outras obras do professor de letras na Quelônio, que publica agora os poemas de "A Vida Não Funciona como um Relógio", voltados ao público infantojuvenil, e em setembro
sai "Melro" pela editora 34.

MÁ REPUTAÇÃO A americana Kathy Acker, ícone do punk na literatura que morreu há 25 anos, aterrissa com estrondo no Brasil pela Crocodilo. Três de seus primeiros textos em prosa serão publicados até novembro —"A Vida Infantil da Tarântula Negra, por Tarântula Negra", "Sonhei que Era uma Ninfomaníaca: Imaginando" e "A Vida Adulta de Toulouse Lautrec, por Henri Toulouse Lautrec", todos da década de 1970. A criatividade radical e rigorosa de Acker extrapolava para seu próprio corpo, na forma de tatuagens, performances e até mesmo bodybuilding.

SUPERPODERES O grupo Alta Books vai inaugurar em novembro mais um selo editorial, Alta Geek, o pontapé inicial da casa no mundo dos quadrinhos. Na primeira leva de lançamentos, há trabalhos de Jack Kirby, nome lendário associado à Marvel, Garth Ennis, autor da HQ que deu origem à série "The Boys", e um quadrinho inédito que se passa no universo dos replicantes de "Blade Runner".

REIS DO PALCO A WMF Martins Fontes comprou os direitos para publicar o premiado "A Little Devil in America", coleção de ensaios em que o poeta e crítico cultural Hanif Abdurraqib perfila alguns dos principais performers negros dos Estados Unidos, entre Josephine Baker, Sun Ra, Michael Jackson e Aretha Franklin. Deve sair no próximo semestre.

ilustração de baleia branca no mar
Ilustração de capa da nova edição do clássico 'Moby Dick' que sai pela Zahar - Divulgação

CACHALOTE E "Moby Dick", clássico incontornável de Herman Melville que gerou debate nas redes esta semana, ganha nova edição caprichada na Zahar em novembro, com textos dos pesquisadores Bruno Gambarotto e Ligia Gonçalves Diniz e a arte de capa acima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.