Descrição de chapéu Festival Fartura

Em palestra lotada, chef Helena Rizzo conta como ensina a cozinhar no seu restaurante

Apresentação teve ainda degustação de sorvetes com ingredientes brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A chef do Maní, Helena Rizzo, fala sobre o aprendizado multidisciplinar da gastronomia durante aula no Festival Fartura
A chef do Maní, Helena Rizzo, fala sobre o aprendizado multidisciplinar da gastronomia durante aula no Festival Fartura - Keiny Andrade/Folhapress
São Paulo

A chef Helena Rizzo, do estrelado Maní, em São Paulo, foi rodeada por estudantes de gastronomia que disputavam uma foto com ela depois do fim da palestra que lotou o Espaço Conhecimento do Fartura neste sábado (3).

O festival de gastronomia, do qual a Folha é parceira, reúne produtores e cozinheiros de todo o país neste sábado (3) e domingo (4) no Jockey Club de São Paulo.

Helena, que é mentora do reality de culinária The Taste Brasil, da GNT, falou aos cerca de 40 presentes, alguns observando de pé, pelo lado de fora, sobre a importância da interdisciplinaridade dentro da carreira de cozinheiro. No lab.maní, programa de formação do Maní, os alunos podem ter aulas, por exemplo, com um crítico de arte, um ecólogo e um sociólogo.

“Isso é fundamental: a cozinha se relaciona com diferentes áreas, com geografia, com história, e também com pessoas”, diz ela. “Quando comecei na cozinha, eu queria fazer comida boa. Depois, fui morar fora e apareceu a pergunta: por quê?”. 

 
“Cozinha não é uma coisa isolada. Ela está na política, na rua, está onde se produz, diz ela. 

No fim de sua apresentação, a chef e sua equipe serviram para o público três tipos de sorvete feitos com ingredientes brasileiros: coco com cúrcuma, chocolate com castanha de pequi e jenipapo com baunilha --este último, se destaca pela cor azul intensa.

As palestras são uma faceta do festival, em que também é possível fazer degustações, aulas práticas e comprar itens direto do produtor.

Veja abaixo de onde vêm e em que espaços estarão disponíveis os pratos e produtos desta edição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.