Rio de Contas, na Bahia, produz primeiro azeite baiano da história

Azeitonas cultivadas na Chapada Diamantina originaram cerca de 200 litros do líquido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os primeiros 200 litros de azeite nordestino da história acabam de ser prensados pelo grupo familiar Food’n Wood, de Rio de Contas, na Bahia.

A primeira prensagem ocorreu em 24 de fevereiro, após colheita realizada nos dois dias anteriores no município de cerca de 15 mil habitantes na Chapada Diamantina.

Como a Food’n Wood ainda não tem o maquinário na cidade, as azeitonas foram transportadas em um caminhão refrigerado para Maria da Fé (MG), onde foram prensadas na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

O grupo Food'n Wood realizou a primeira prensagem de azeite com cultivo nordestino no final de fevereiro, na cidade de Rio de Contas, na na Chapada Diamantina, na Bahia - Gabriela Campos Azevedo/Divulgação

A mais de 1.000 metros acima do nível do mar e com um frio não raro abaixo de 10 graus no inverno, a cidade tem um terroir que se aproxima do clima mediterrâneo, o que permite o cultivo de azeitonas.

“Nossa meta é, em cinco anos, passar de 1.000 para 10 mil oliveiras, com uma produção de 10 mil litros”, diz Christophe Chinchilla, do Food’n Wood. A empresa deve usar essas primeiras garrafas para divulgar nacional e internacionalmente o inédito azeite.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.