Grupo Fasano inaugura primeiro restaurante em Nova York

Em entrevista exclusiva, Gero Fasano fala da nova unidade na 49th Street

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite desta quinta (24), após dois dias de soft opening para convidados, o grupo Fasano abre as portas de seu primeiro restaurante nos Estados Unidos.

Projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, o mesmo que assina quase todas as unidades da rede, fica em Midtown, coração de Nova York, a pouco mais de um quilômetro de distância do Fasano Fifth Avenue, residencial de luxo inaugurado em março de 2021.

São Paulo, 14-05-2021: Retrato do empresário Gero Fasano em frente ao restaurante Gero, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

São três os espaços, que somam cem lugares: além do elegante salão principal, há uma osteria com cardápio mais informal e, no andar de cima, uma sala privativa com música ao vivo, para até 26 pessoas. O bar Baretto será inaugurado em uma segunda etapa, na primavera norte-americana.

Da cozinha, a cargo do chef Nicola Fedeli, transferido do extinto Fasano Al Mare, no Rio de Janeiro, sairão pratos do norte da Itália que são velhos conhecidos do paulistano, como o ossobuco alla menighina, do Fasano, e o bollito misto, cozido à italiana servido em carrinho, um dos pedidos mais icônicos do restaurante Parigi. A carta de vinhos tem a assinatura do sommelier Manoel Beato.

Só que o nova-iorquino vai pagar mais barato. O risotto ai funghi porcini e timo, por exemplo, que custa R$ 223 em São Paulo, sai por 35 dólares em Nova York —pelo câmbio desta quinta (24), seriam R$ 179,08.

A poucas horas da inauguração oficial, em meio aos ajustes finais, o empresário Gero Fasano conversou com a Folha por chamada de vídeo e contou os detalhes da nova unidade.

.
Interior da unidade de Nova York do restaurante Fasano, inaugurado nesta quinta (24) - Divulgação

Há quanto tempo o projeto do restaurante vem sendo gestado?

Assinamos o contrato há 3 anos. Prevíamos a inauguração para um ano atrás, mas a pandemia fez com que todo o processo fosse mais lento. A reforma, que deveria durar seis meses, levou um ano e meio para ser concluída.

Quais são as particularidades desta unidade?

A parte da frente do imóvel, eu transformei em uma osteria. São mesas mais próximas, menu basicamente de massas e saladas, com serviço mais informal. Equivale à Trattoria Fasano de São Paulo. Depois, um longo corredor leva ao salão do Fasano.

Qual é a sua expectativa em relação ao público?

Espero que os nova-iorquinos venham bastante, principalmente pela localização. Estamos em um ponto onde muita gente trabalha, como também acontece com a Trattoria, que atrai o pessoal da [avenida] Faria Lima. Acho que teremos muitos clientes assíduos na hora do almoço. Mas, também tenho certeza de que os brasileiros que vierem para cá terão curiosidade para conhecer.

.
Fasano de Nova York, inaugurado nesta quinta (24) - Divulgação

Mesmo sendo uma cidade tão cara, na conversão simples, os preços de Nova York são mais baratos. Por quê?

Tudo aquilo que é importado no Brasil custa menos aqui, a começar pelos vinhos e outras bebidas. Mesmo que o dólar estivesse em um patamar normal, os preços no Brasil já são caros pelas taxas de importação. Aqui, nos Estados Unidos, os itens que vêm do exterior têm preços competitivos em relação ao que se produz no país. O mercado brasileiro ainda é muito protecionista.

Vai ter festa de inauguração?

Nunca faço festa. Se você descaracteriza o restaurante, removendo mesas e cadeiras, fica horrível. E, se convidar só o número de convidados que cabem nos lugares, acabo deixando muita gente para fora, vou magoar mais do que agradar. Por isso, a gente nunca abre um restaurante de uma vez só, mas vai abrindo.

Fasano Restaurant New York
42 East 49th Street
New York, NY 10017
fasanorestaurantny.com

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.