Vários churrascos em João Pessoa

A cidade, que sediou o festival UNQBBQ, tem carne, peixe e até solo de saxofone

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Larissa Morales
João Pessoa

No mês passado, João Pessoa marcava 38 graus no termômetro quando desembarquei no aeroporto e dei de cara com a brisa quente típica da cidade. Fui a Jampa —como carinhosamente chamamos a capital paraibana— a trabalho, participando do maior festival de churrasco do nordeste, o UNQBBQ.

O evento acontece todos os anos na praia de Cabedelo, de frente para o mar, com um ventinho que garante a alegria de todos nós churrasqueiros.

Praia de Cabedelo, próximo ao restaurante Lovina, ao norte de João Pessoa
Praia de Cabedelo, ao norte de João Pessoa - Mariana Agunzi/Folhapress

Nessa edição, eram 20 estações, cada uma comandada por um chef convidado. No cardápio, defumados, cortes de parrilla, fogo de chão e até sobremesa.

Como nem só de trabalho vive uma assadeira, a noite foi a hora de relaxar. Fazendo o quê? Comendo churrasco.

Depois de indicações de parrillas locais, encontrei o Santa Grelha, casa especializada em cozinha na brasa comandada pela chef Danielle Gondim, responsável também por outras duas unidades da rede.

De entrada a pedida foi steak tartare, e, para o prato principal, uma costela bovina assada por 12 horas e finalizada na grelha. De acompanhamento, legumes grelhados com tomates tostados, cenoura, abobrinha, brócolis, vagem, cebola e palmito.

Além da costela, chamei também o Especialidades do Mar, um mix de peixes, polvo, lula, camarão e mexilhão preparado com uma manteiga de ervas.

Lorena, minha filha, adorou comer o mexilhão direto da casca e queria levar para casa.

Minha passagem por João Pessoa teve também visita ao Rei das Carnes PB, onde busquei munição para um passeio de barco com churrasco à beira rio, passando pelo Farol da Pedra Seca e indo ao encontro do rio com o mar no porto de Cabedelo.

Em um encontro com um pescador sem sorte que conseguira poucos peixes —um jet sky tinha espantado os cardumes— ganhei duas tilápias que troquei por uma linguiça de cordeiro. Foi preciso insistir bastante para que ele aceitasse.

Além do peixe, para o qual Lorena deu nota 8 de dez, assamos também um assado de tira, linguiça de pernil e um cupim defumado por mais de 12 simplesmente divino apresentado pelo meu amigo Xandinho, da Maria Fumaça Smoked.

Quando o sol estava se pondo, deu tempo de ver Jurandyr do Sax, que todas as tardes toca o Bolero do Ravel na hora do por do sol.

Hoje, ensino aqui o prato que preparei nesta quinta edição do UNQBBQ: uma marinada com ingredientes cheios de umami. É um prato rico em sabor, que dá uma coloração especial à quase pálida carne de porco.


Marinada Umami

INGREDIENTES

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1 xícara de shoyu

3 colheres de sopa de azeite

½ xícara de água

3 dentes de alho picados

1 cebola picada

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha

Suco de 1 limão

1 colher de sopa de lemon pepper

PREPARO

Junte todos os ingredientes e deixe a carne marinando submersa por no mínimo 2 horas ou até 24 horas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.