Descrição de chapéu
Netão

Você sabe organizar um bom churrasco?

Da ordem dos cortes na grelha ao petisco inicial, tudo tem hora certa para acontecer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Netão

Açougueiro, empresário, especialista em cortes especiais

Para não fazer feio com os amigos e família, é preciso saber como programar um churrasco. Não importa se você vai receber um grupo de amigos ou cozinhar só para a família: lembre que você precisa que a churrasqueira e todo ambiente dela estejam aquecidos. Por isso, é preciso acendê-la aproximadamente uma hora antes de os seus convidados chegarem.

Se você vai fazer um churrasco na sua casa, ofereça algum petisco, porque vai demorar uma hora para essa churrasqueira ficar pronta e poder começar a receber as suas carnes para grelhar.

O ideal é ir tirando aos poucos as carnes da geladeira. Outra dica importante é sobre o descongelamento da carne. Tente se programar para descongelar os cortes no dia anterior ao seu churrasco —aí você descongela essa carne lentamente na geladeira.

Bife alto tostando em uma grelha
Para abrir os trabalhos, o ideal é começar com os cortes rápidos, já que todos estarão com fome - Divulgação

Dessa forma, caso não utilize toda a carne, você pode congelar novamente, porque ela não ficou exposta a uma temperatura muito elevada e não teve proliferação bacteriana, ou pode, ainda, consumir em até mais dois dias, se mantida na geladeira.

Comece colocando os cortes rápidos na grelha, porque, no início do churrasco, todos estão com fome.

Em vez de —como culturalmente nós brasileiros fazemos— abrir os trabalhos com a linguiça, que demora cerca de 30 minutos para ficar pronta, você inicia com uma bananinha, por exemplo, que é um corte bovino retirado entre as costelas do contrafilé, e que em três minutos está pronta.

Aí, sim, vá para linguiça, pão de alho, queijo coalho, e assim por diante.

Vem, então, a hora dos cortes mais leves, como a fraldinha, skirt steaks (diafragma), flat iron ou até mesmo a nossa rainha do churrasco, a picanha.

Já do meio para o final, você manda para a brasa um chorizo, bife ancho, prime rib ou short rib, que são cortes com um pouco mais de gordura entremeada, ou seja, mais marmoreio, para serem o ápice do seu churrasco.

No Brasil, a gente tem dois hábitos, duas maneiras culturais de curtir esse momento: aquele churrasco em que você prepara tudo ao mesmo tempo, todos sentam-se à mesa e comem, ou aquele churrasco mais demorado, em que as pessoas vão saboreando um a um cada um dos cortes —e é desse que eu vou falar um pouco mais.

Minha dica: faça o seu churrasco colocando os cortes aos poucos na grelha, que aí você vai conseguir aproveitar melhor, desfrutar mais desse momento com a família e com amigos. Além disso, fazendo o churrasco aos poucos, você evita o desperdício.

Pois, quando se servem muitos cortes ao mesmo tempo, as carnes acabam ficando geladas em cima da tábua e, consequentemente, são descartadas.

Hoje em dia, não dá para desperdiçar a carne. Além de você não estar respeitando a vida do animal, ainda está jogando o seu dinheiro fora. Então, recomendo fazer o churrasco lentamente, aproveitando o evento, apreciando cada corte e saboreando esse momento especial.

Bom churrasco a todos e que Nossa Senhora do Ponto nos abençoe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.