Veja quatro receitas de bacalhau para preparar no feriado da Páscoa

Ideias práticas e mais sofisticados para fazer na data incluem o clássico com batatas e azeitonas ao forno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Ao lado dos ovos de Páscoa, o bacalhau é a estrela gastronômica da Semana Santa. Preparar o ingrediente não é difícil, mas requer atenção aos processos.

Veja abaixo quatro diferentes maneiras de preparar do bacalhau: do tradicional à bras até uma versão que usa partes menos nobres do peixe, e permite fugir dos preços salgados do pescado, cujo quilo já chega a R$ 300.

Receita de bacalhau à Gomes de Sá da chef Heloisa Bacellar
Receita de bacalhau à Brás brasileirinho da chef Helô Bacellar - Ana Bacellar/Divulgação

Bacalhau à brás brasileirinho

Nesta receita, assinada pela autora do livro "Bacalhau – Receitas e Histórias das Águas Geladas às Caçarolas" (ed. DBA), Heloisa Bacellar, a batata palha dá lugar à mandioquinha, que é ralada, lavada, seca e frita em óleo quente. Como o preparo pede a carne do pescado em lascas, a chef recomenda utilizar as espécies norueguesas saithe e zarbo, que são alternativas até 50% mais baratas que o Gadus morhua, como é chamado oficialmente o bacalhau.

Veja a receita aqui.

Bacalhau ao forno

Simples e bem clássica, essa receita é preparada com o lombo do bacalhau, a parte mais nobre do peixe. Além deste ingrediente, vão ao forno tomate, batata, azeitona e cebola —tudo regado a azeite. Por não envolver etapas complicadas, é ideal para quem está começando na cozinha ou não tem muito tempo disponível. Fica pronto em uma hora e meia, incluindo o preparo de uma farofinha.

Confira aqui o preparo.

Bacalhau com natas

Uma opção para quem quer variar a clássico receita de bacalhau assado com batatas, tradicional da Páscoa. Nesta versão, o bacalhau com natas pode ser feito com o lombo de bacalhau congelado, creme de leite fresco e queijo gruyére —mas a muçarela funciona igualmente bem!

Veja a receita aqui.

Bacalhau à brás tradicional

Neste preparo, um dos mais tradicionais da cozinha portuguesa, você pode aprender dois truques para não terminar a empreitada com um mexidão de bacalhau com ovos. Primeiro, é preciso bater bem os ovos com o leite, prestando muita atenção ao calor da panela para desligar o fogo na hora certa; depois, adicionar as batatas apenas ao fim de todo o processo e servir imediatamente.

Veja a receita aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.