Descrição de chapéu alimentação

Pimenta-do-reino: conheça as melhores formas para usar ingrediente na cozinha

Especiaria é boa opção para saborizar molhos, pratos com carnes vermelhas, molhos, saladas e sopas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pimenta-do-reino é uma das especiarias mais comuns na culinária e fornece toques aromáticos em pratos. As variedades se diferem em sabor, cor e tamanho devido ao tempo destinado para a colheita. Se forem bem armazenadas, em recipientes herméticos, terão sabores mais concentrados e intensos.

Pimenta-do-reino branca, à esquerda, e preta, à direita
Pimenta-do-reino branca, à esquerda, e preta, à direita - Eduardo Knapp/Folhapress

Para construir o sabor de um prato, é preciso combinar sais, como o sal de cozinha e a flor de sal, ácidos, como vinagres e frutas cítricas, açúcares e especiarias, por exemplo. Temperar um alimento significa ajustar seus sabores para que a experiência dos que irão consumir seja a melhor possível.

As pimentas funcionam como uma leve queimação, que pode ser agradável no paladar: a pungência é a sensação de calor e ardência na boca, explica Harold McGee no livro "Dicas para cozinhar bem". É importante checar se ela acrescenta toques agradáveis à refeição.

Existem alguns tipos de pimenta-do-reino: a verde, colhida antes de amadurecer completamente, a branca, que tem origem em grãos maduras e possui a parte exterior retirada, e a preta, mais conhecida, com bolinhas de sabor picante.

As especiarias podem ser usadas em marinadas e finalizações, mas também funciona em molhos, pratos com carnes vermelhas, aves ou frutos do mar, massas, sopas, saladas e ovos

Se aquecida durante os preparos, a pimenta-do-reino pode causar irritação nos olhos e pulmões. Para evitar isso, basta usar luvas de proteção durante o manuseio, além de abrir as janelas e ligar os exaustores. Se necessário, beba líquidos gelados não-gaseificados, que diminuem a temperatura da boca e reduzem a dor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.