Descrição de chapéu Folhajus

Justiça suspende liminar que impedia processo de cassação de Cristófaro por racismo

Vazamento de áudio durante CPI apontou vereador de São Paulo dizendo 'é coisa de preto'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou na segunda-feira (5) liminar que impedia a continuidade do processo de cassação do vereador Camilo Cristófaro (Avante), que é acusado de racismo.

Durante sessão de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara paulistana, houve vazamento de áudio em que foi possível ouvir Cristófaro afirmar "eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?"

A defesa de Cristófaro alegou que a relatora do processo, Elaine Mineiro (PSOL), "é suspeita e parcial para o exercício da função, pois já se manifestou em Plenário de forma veemente contra a fala do vereador, emitindo juízo de valor e expondo sua disposição de condená-lo antes mesmo da oferta das representações".

Vereador Camilo Cristófaro durante entrevista realizado na base de campanha, em São Paulo (SP), em 2016 - Karime Xavier - 5.out.2016/Folhapress

Desembargadores da 4ª Câmara de Direito Público entenderam que as alegações da defesa de Cristófaro não têm fundamento. "A circunstância de a vereadora Elaine do Quilombo Periférico ter se manifestado em plenário contra o vereador não tem o condão de abalar a regularidade do procedimento, pois a parlamentar não o fez na condição de relatora, já que em 03.05.2022 as representações nem sequer haviam sido oferecidas", afirmou a desembargadora Ana Liarte.

"Logo, não se deve confundir a figura da relatora com a de uma magistrada, pois aquela não toma decisões e não está sujeita, portanto, às hipóteses de suspeição e impedimento previstas na legislação processual", completou a desembargadora.

Em 24 de maio, o relatório da vereadora Elaine Mineiro, que integra o mandato coletivo do Quilombo Periférico, foi acatado pelo plenário da Câmara com 51 votos favoráveis, dando aval à abertura de processo que poderá levar à cassação de Cristófaro.

Em 21 de junho, Cristófaro obteve liminar favorável à suspensão do processo disciplinar. A Procuradoria da Câmara recorreu da decisão. Na ocasião, Elaine afirmou que a alegação de Cristófaro estava contaminada pela lógica racista e inferiorizava a sua atuação na Câmara. "Sou uma vereadora negra, defensora da pauta antirracista e possível vítima de sua fala", afirmou, em nota.

Em julho, o Ministério Público denunciou o vereador do Avante pela fala durante a CPI da Câmara, após investigação conduzida pela Polícia Civil.

Não foi a primeira vez que Cristófaro foi denunciado à Justiça por acusação envolvendo ofensa racial. Em outra ocasião, a Promotoria ofereceu denúncia contra o vereador sob acusação de injúria racial por ter chamado uma auxiliar de enfermagem de "negra safada" e "ladra". O caso foi revelado pela Folha.

Cristófaro foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até a publicação.

Em mensagem enviada em maio à reportagem, Cristófaro disse que não é racista e que não teme perder o cargo porque "não existe dolo" em suas ações. Em nota na ocasião, sua assessoria disse que ele "pede desculpas a toda população negra".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.