Descrição de chapéu The New York Times

O estresse pode realmente deixar seu rosto mais redondo por causa do cortisol?

Influenciadores afirmam que o hormônio pode mudar forma do rosto; especialistas dizem que não é bem assim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elle Hunt
The New York Times

"Você não é feio. Você só tem o rosto de cortisol", Mandana Zarghami disse aos espectadores no início de um vídeo publicado recentemente no TikTok, um dos muitos na plataforma social culpando um rosto arredondado e inchado por altos níveis do hormônio.

Centenas de influenciadores de estilo de vida e beleza afirmaram online que transformaram sua aparência ao lidar com o estresse. Muitos estão compartilhando fotos antes e depois que contrastam seus rostos anteriormente mais cheios com novas linhas de mandíbula mais finas, atribuindo a diferença a níveis mais baixos de cortisol, o hormônio produzido em resposta ao estresse físico e mental. Alguns até estão vendendo produtos e programas que afirmam reduzir o cortisol e levar a uma aparência mais magra.

ilustração: mulher negra caminha entre publicações no tiktok de mulheres falando sobre seus rostos inchados "de cortisol"
Muitos estão compartilhando fotos antes e depois que contrastam rostos mais cheios com linhas de mandíbula mais finas, atribuindo a diferença a níveis mais baixos de cortisol - Sonia Pulido/The New York Times

Zarghami, 28, disse em uma entrevista que seu objetivo no TikTok era educar as pessoas sobre os efeitos do cortisol alto, embora tenha um negócio de bem-estar, através do qual vende um "chá de equilíbrio hormonal".

Quando começou a experimentar inchaço visível no rosto e abdômen em 2020, Zarghami consultou um médico, que sugeriu que o estresse poderia ser o culpado. Ela se sentiu frustrada com a resposta: "Como posso controlar meu estresse se você não me dá ferramentas?", ela se perguntou.

Zarghami fez mudanças no estilo de vida que acreditava terem reduzido tanto seu nível de cortisol quanto seu inchaço facial persistente. Isso incluía beber vinagre de maçã diluído ao acordar e chá verde ao longo do dia. Ela também parou de levantar peso e começou a fazer exercícios de baixo impacto e caminhadas.

Mais tarde ela compartilhou essas dicas online, afirmando que o "rosto de cortisol" poderia ser tratado sem drogas ou produtos caros. "Eu fiz muita pesquisa sobre como consertar isso naturalmente", disse ela.

Os especialistas, entretanto, são céticos de que haja algo a ser corrigido. É verdade que níveis cronicamente altos de cortisol podem afetar sua aparência —mas apenas em casos raros. A ideia de "rosto de cortisol" se baseia em um equívoco sobre como o hormônio afeta mais frequentemente o corpo e, segundo os especialistas, é mais provavelmente um reflexo da crescente preocupação da sociedade com nossa aparência e o quanto estamos estressados.

"Acho que a tendência do 'rosto de cortisol' está tentando explicar um problema cosmético percebido, como um rosto redondo, e tentando medicalizá-lo, a fim de poder controlar a correção", diz Cristina Psomadakis, dermatologista baseada em Londres.

O PAPEL DO CORTISOL

O cortisol é conhecido como o "hormônio do estresse" porque regula a resposta do corpo a ameaças percebidas, seja perigo físico ou pressões no trabalho. É vital para regular a pressão sanguínea, glicose e metabolismo, e para muitos outros processos corporais cruciais. Mas sua associação com o estresse crônico lhe rendeu uma má reputação. Online, as pessoas têm apontado o cortisol alto como a causa de sua fadiga, inchaço abdominal, pele opaca e mais.

Seus níveis de cortisol podem estar mais altos quando você está estressado, "mas isso não necessariamente se traduz em uma doença ou um processo de doença", diz Psomadakis.

Os níveis de cortisol naturalmente flutuam ao longo do dia, aumentando temporariamente em resposta ao estresse e a outros gatilhos, como falta de sono, álcool e alimentos muito salgados ou açucarados. Isso significa que você pode acordar com um rosto sutilmente inchado na manhã seguinte a um dia intenso ou uma noite agitada. Mas seu corpo tem maneiras de manter o cortisol sob controle, e na maioria das vezes, o efeito passará com o retorno às rotinas saudáveis.

"Teriam que ser níveis muito, muito altos de estresse para ter um efeito mais visível e não transitório", diz Rajita Sinha, psicóloga clínica licenciada e diretora do Yale Interdisciplinary Stress Center.

Muitas das transformações compartilhadas em postagens de "rosto de cortisol" pareciam refletir perda ou ganho de peso, ou os depósitos de gordura do rosto migrando com a idade, diz Psomadakis.

O inchaço facial também pode ser causado por uma variedade de outros problemas. Pode estar ligado aos sistemas linfático ou circulatório, a uma reação alérgica ou infecção sinusal, ou simplesmente dormir ou ficar deitado por um período prolongado, o que pode fazer com que o fluido se acumule ao redor do rosto, diz Psomadakis. "Todos os sintomas que as pessoas estão descrevendo, eu posso explicar medicamente através de uma constelação de fatores —em vez de apenas um."

Níveis elevados de cortisol medicamente são distintos do cortisol simplesmente elevado e devem ser diagnosticados por meio de exames de sangue. Em uma condição rara, mas séria, conhecida como síndrome de Cushing, o corpo produz cortisol em excesso, o que pode levar a um rosto inchado e arredondado, além de outros sintomas.

A síndrome de Cushing é geralmente causada pelo uso de medicamentos esteroides para outra condição —ou, menos frequentemente, por um tumor— e não por estilos de vida não saudáveis ou estresse do dia a dia, diz Roberto Salvatori, endocrinologista e diretor médico do Centro Pituitário Johns Hopkins. "Eu suspeito que a maioria das pessoas com rosto arredondado não tenha a síndrome de Cushing", acrescentou.

No entanto, Psomadakis disse que estava vendo cada vez mais pacientes preocupados com seus níveis de estresse e cortisol.

"Eles nunca vêm até mim e dizem: 'Estou fazendo isso porque vi um vídeo no TikTok'. Eles dizem 'Pode ser Cushing?'"

'HYPER-CONSCIENTES' DE NOSSOS ROSTOS

Psomadakis diz que o "rosto de cortisol" era apenas a mais recente de uma série de preocupações impulsionadas pelas redes sociais que ela viu como dermatologista. Muitas vezes, as pessoas atribuem excessivamente um sintoma aparente —ou defeito físico percebido— a uma única causa, afirma.

A médica diz ainda que rotineiramente vê pacientes "obcecados com os menores detalhes" de sua aparência, refletindo padrões de beleza cada vez mais precisos. Mas a imagem apresentada nas redes sociais pode ser distorcida, não apenas por meio de iluminação e filtros, mas também por intervenções estéticas como preenchimento labial e remoção de gordura bucal. Entre as redes sociais e as reuniões no Zoom, "estamos vivendo em uma era em que estamos hiperconscientes das mudanças em nosso rosto", afirma.

No TikTok, no entanto, os influenciadores simplificam os muitos fatores em jogo para oferecer uma solução rápida, prometendo hormônios perfeitamente equilibrados e um contorno de mandíbula esguio. "Eles estão se aproveitando da tendência para mostrar um antes e depois, viralizar e atrair pessoas", diz Vanessa Oly, nutricionista certificada e fundadora da Root & Remedy Wellness, com sede em Toronto.

Oly afirma que também ouviu de clientes focados em seus níveis de cortisol e não necessariamente em sua saúde geral. "É uma prática muito comum agora dizer: 'Meus hormônios são o problema, você pode resolver isso para mim?'", diz.

Mas ela e outros especialistas disseram que ficar atento ao quanto você se sente estressado é sensato. Para Zarghami, que há muito se sentia desconfortável em sua pele, a eficácia das mudanças que havia feito era evidente. "Se eu puder motivar outra pessoa a dar esses pequenos passos para se melhorar, e eles estiverem felizes com o que veem e como se sentem, então meu trabalho aqui está feito", diz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.