Novo estudo é primeiro a documentar provável transmissão de Covid de gato para humano

Pesquisadores concluem que médica veterinária contraiu vírus por animal de estimação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emily Anthes
The New York Times

Uma médica veterinária da Tailândia provavelmente contraiu o coronavírus de um gato de estimação infectado no ano passado, concluíram pesquisadores em um novo estudo. É o primeiro caso documentado de suspeita de transmissão de gato para ser humano, embora os especialistas enfatizem que de modo geral o risco de gatos infectarem pessoas com o vírus permanece baixo.

Um dos dois donos do gato, ambos com Covid-19, provavelmente passou o vírus para o gato, que espirrou no rosto da veterinária, de acordo com o artigo escrito por cientistas da Universidade Príncipe de Songkla, na Tailândia.

Imagem da variante ômicron do coronavírus capturado com ajuda de microscópio
Imagem da variante ômicron do coronavírus capturado com ajuda de microscópio - HKU-MED

O sequenciamento genômico confirmou que o gato e as três pessoas foram infectadas por uma versão idêntica do vírus, que não era difundida entre a população local na época. Os gatos são muito mais propensos a pegar o vírus de pessoas do que transmiti-lo a elas, dizem os cientistas.

Mas o caso é um lembrete de que as pessoas infectadas com o vírus devem tomar precauções com seus animais de estimação —e que veterinários e funcionários de abrigos que possam entrar em contato com animais infectados devem fazer o mesmo, disse Scott Weese, veterinário de doenças infecciosas na Universidade de Guelph, em Ontário (Canadá).

"Quando as coisas se tornam doenças humanas, muitas vezes esquecemos todo o resto", disse ele. "Acho importante reconhecermos que esse vírus ainda pode se mover entre as espécies."

Pesquisas anteriores mostraram que os donos de animais de estimação podem infectar seus gatos e que, em certas condições, os gatos podem transmitir o vírus uns aos outros. Mas tem sido difícil provar que a transmissão de gato para humano acontece em ambientes naturais. (Visons, hamsters e veados, segundo relatos, propagam o vírus para seres humanos.)

O novo artigo foi publicado esta semana na revista Emerging Infectious Diseases, publicada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Isso é um forte argumento para a transmissão de gato para humano, disse Weese: "Eles têm uma tese muito boa aqui".

Em 4 de agosto, em Bangkok, um pai e seu filho desenvolveram sintomas de Covid-19 e posteriormente testaram positivo para o vírus. Devido à falta de leitos hospitalares em Bangkok, os dois foram transportados de ambulância em 8 de agosto para um hospital em Songkhla, província no sul da Tailândia, numa viagem de 20 horas. Por razões que não estão claras, eles levaram seu gato de estimação.

Quando os homens foram internados no hospital, o gato foi encaminhado para um hospital veterinário para exame. Embora o gato parecesse saudável, a veterinária, de 32 anos, coletou amostras nasais e retais, que deram positivo para o vírus. Enquanto a veterinária examinava o nariz do gato, ele espirrou em seu rosto. A veterinária estava usando luvas e máscara durante o exame, mas sem proteção facial ou para os olhos.

Em 13 de agosto, ela desenvolveu sintomas de Covid-19, incluindo febre e tosse. Pouco depois, testou positivo para o vírus.

O sequenciamento genômico revelou que os donos do gato, o gato e a veterinária estavam todos infectados com a mesma versão da variante delta, que era diferente das amostras virais colhidas de outros pacientes em Songkhla na época.

O teste de PCR sugere que o gato tinha alta carga viral no momento do exame veterinário. Nenhum dos contatos próximos da veterinária teve Covid-19 na época, e ela não teve encontros anteriores com os donos do animal, dando suporte à teoria de que o gato foi a fonte da infecção da veterinária. (Não ficou claro se ela se encontrou com os proprietários mais tarde.)

O CDC recomenda que as pessoas infectadas com o vírus evitem o contato com animais de estimação. "Se você está tentando ficar longe das pessoas porque é potencialmente infeccioso", disse Weese, "tente ficar longe dos animais também."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.