Sem Globo, final da Champions estará na TV fechada, Facebook e metrô

Pela primeira vez desde 2008 a decisão do torneio não será mostrada em canal aberto

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São Paulo

​Pela primeira vez em dez anos, a final da Champions League não terá transmissão em TV aberta no Brasil. A Globo se recusou a fazer propostas para comprar os direitos de transmissão para o contrato que começou em 2018 e vai até 2021.

Será a primeira vez desde 2008 que a emissora não vai mostrar a final do torneio europeu.

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Band, Record, Rede TV! e Cultura, emissoras que nas últimas duas décadas mostraram a final em algum momento, também não apresentaram ofertas.

 

A partida deste sábado (1º) entre Tottenham Hotspur e Liverpool, ambos da Inglaterra, às 16h, terá transmissão para o Brasil pela Internet, na página do Esporte Interativo no Facebook e na TNT, canal do grupo Turner, em TV fechada.

As imagens da Turner também serão mostradas em 180 salas de cinema de 14 redes ao redor do Brasil, com venda de ingressos e endereços disponíveis no Cinelive. O preço do bilhete é R$ 68,39.

A cervejaria Heineken, uma das patrocinadoras do torneio, instalou quatro telões de led na estação Paraíso do metrô de São Paulo para exibir a partida. 

A Champions League é atrativa para as emissoras pela capacidade de atrair audiência em qualquer plataforma. Na partida de volta das semifinais deste ano, entre Liverpool e Barcelona (ESP), a TNT registrou a maior audiência de uma partida de futebol em TV fechada na história do país. Atingiu 8,17 pontos de audiência. 

A final do ano passado, entre Real Madrid (ESP) e Liverpool, fez a Globo registrar 23 pontos de audiência, com picos de 40 pontos em São Paulo. Somada à Band, que também mostrou a partida com imagens cedidas pela Globo, a marca foi de 28 pontos, recorde para a decisão do torneio no Brasil.

Em entrevista ao site SportBusiness, Hans Erik Tuij, responsável pelos patrocínios da Heineken, mostrou preocupação com a ausência de jogos da Champions League em TV aberta, o que poderá voltar a acontecer no Brasil apenas na final de 2022.

Os contratos de Facebook e da Turner são de exclusividade, e a próxima concorrência para a venda de direitos de TV está marcada para 2021. 

A transmissão de TV é uma das principais fontes de receita dos clubes que disputam a Champions League, torneio mais lucrativo para os clubes europeus.

Entre prêmios por participação, classificações em cada fase, coeficiente da Uefa (que enumera o desempenho da equipe nos últimos anos) e dinheiro de TV, o Liverpool arrecadou nesta temporada 107 milhões de euros (R$ 470 milhões), e o Tottenham, 102 milhões de euros (R$ 448 milhões).

Apenas na divisão do dinheiro pago pela TV, o Tottenham arrecadou mais. Embolsou 16,1 milhões de euros (R$ 70,7 milhões) contra 12,7 milhões de euros do Liverpool (R$ 55,8 milhões). Quem for campeão, receberá mais 4 milhões de euros (R$ 17,5 milhões).

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