Descrição de chapéu São Paulo

Cuca deixa o São Paulo após derrota no Morumbi

Treinador assumiu o time em abril durante o Campeonato Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após 26 partidas, Cuca deixa o cargo de treinador do São Paulo. Sua última partida foi a derrota em casa por 1 a 0 para o Goiás na última quarta-feira (25), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A informação foi publicada inicialmente pelo site Globoesporte.com e confirmada pela Folha.

Nesta quinta-feira (26), Cuca pediu uma reunião com o diretor de futebol, Raí, e o executivo de futebol, Alexandre Pássaro, para comunicar que estava descontente com os recentes resultados (apenas uma vitória nas últimas seis partidas) e que não conseguia fazer sua equipe jogar como gostaria.

Cuca durante partida contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro
Cuca durante partida contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro - André Fabiano - 21.set.2019/Agência O Globo

O clube tentou, sem sucesso, convencê-lo a permanecer no cargo.

"Estou pensando mais no São Paulo do que em mim. Deixo ao Raí e ao [Alexandre] Pássaro a chance de criarem um fato novo", declarou Cuca em entrevista coletiva no CT da Barra Funda. Segundo ele, os culpados não são os jogadores, mas sim a diferença do estilo dele com a do elenco, o que não "deu liga" à equipe.

Em julho, após um mês sem partidas do Brasileiro, em razão da Copa América, o São Paulo voltou ao torneio com cinco vitórias seguidas. Depois, porém, a equipe perdeu fôlego e perdeu três das últimas seis partidas —venceu uma e empatou duas no período.

O clube ocupa a sexta colocação no Brasileiro, com 35 pontos. Na derrota para o Goiás, o treinador foi xingado pela torcida presente no Morumbi.

“É a primeira vez, em todos os clubes de futebol que passei, que fui xingado. Pior coisa que já passei, dói demais”, disse o treinador na coletiva em que anunciou sua saída.

Durante a tarde desta quinta, o diretor de futebol, Raí, chegou a anunciar que, na próxima partida —sábado (28), contra o Flamengo—, Vagner Mancini comandaria a equipe provisoriamente. O coordenador técnico, no entanto, anunciou sua demissão durante a noite, após o clube anunciar a contratação de Fernando Diniz para substituir o antigo treinador.

A passagem que se encerrou nesta quarta (26) foi a segunda de Cuca no São Paulo. Ele já havia treinado a equipe em 2004. 

A segunda vez do técnico no clube do Morumbi durou cinco meses. Ele foi anunciado pelo São Paulo em fevereiro, após a saída de André Jardine, que havia começado o ano no cargo.

Como se recuperava de um problema do coração, estreou em abril, na segunda partida da semifinal do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.

No período à frente da equipe, acumulou 9 vitórias e 10 empates e 7 derrotas. Com ele, o time foi eliminado para o Bahia nas oitavas de final da Copa do Brasil e a derrotado na final do Campeonato Paulista para o Corinthians.

Na passagem anterior no São Paulo, há 15 anos, Cuca permaneceu por mais tempo. Foram 51 partidas, com 30 vitórias, 8 empates e 13 derrotas. Chegou ao Morumbi avalizado pelo trabalho feito no segundo turno do Brasileiro de 2003, no Goiás. Ele pegou a equipe na zona do rebaixamento e a levou à nona posição.

Com o treinador, o time são-paulino acabou eliminado no último minuto de jogo da volta das semifinais pelo Once Caldas, na Colômbia, pela Libertadores de 2004. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.