Descrição de chapéu Mundial de Clubes 2019

Desistência e derrotas fizeram Liverpool não ter Mundial

Clube inglês tem seis títulos europeus e perdeu para sul-americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha

Além de manter a hegemonia recente da Europa, que vence o Mundial da Fifa de forma seguida desde 2013, o Liverpool enfrenta o Flamengo neste sábado (21), em Doha, para quebrar uma escrita.

Não há nenhum clube europeu que ganhou tantas vezes a Champions League (ou a Copa da Europa, como era chamado o torneio até 1992) e não foi campeão mundial.

O clube inglês ganhou neste ano o título continental pela sexta vez. Nas cinco anteriores, em duas se recusou a jogar e nas outras três foi derrotado.

Nunes marca gol do Flamengo na vitória sobre o Liverpool, na final do Mundial de 1981 - AP/Agência O Globo

“Acho que se ganharmos, os torcedores darão mais valor a este torneio. Porque, claro, não viemos aqui para perder. Não estamos relaxados”, explicou o capital Jordan Henderson após a vitória por 2 a 1 sobre o Monterrey na semifinal em Doha.

É o mesmo raciocínio de Klopp, que nesta sexta (20) lembrou que o Liverpool foi criticado no Reino Unido por ter escalado um time recheado de reservas e garotos das categorias de base para enfrentar o Aston Villa, pela Copa da Liga. Foi goleado por 5 a 0. Os principais jogadores estavam no Qatar para o Mundial.

“O Flamengo veio aqui com a clara missão de levar o troféu para casa”, lembrou.

Na primeira vez que conquistou o torneio europeu, em 1977, o Liverpool não quis enfrentar o campeão da Libertadores, o Boca Juniors (ARG). Os clubes britânicos à época se queixavam que os jogos na América do Sul (a taça era decidida em partidas de ida e volta) eram carnificinas e os donos da casa batiam sem dó em campo, com a complacência da arbitragem.

“Eles não entravam em campo para jogar futebol. Era apenas para intimidar e cometer faltas violentas”, constatou o volante Nobby Stiles, sobre a experiência do Manchester United que enfrentou o Estudiantes (ARG) em 1968.

Os europeus foram representados em 1977 pelo Borussia Monchengladbach, que perdeu para o Liverpool na final da Copa da Europa.

Na temporada seguinte, por causa da recusa do Liverpool em jogar, não houve Mundial. A alegação oficial foi que não havia data disponível.

Phil Thompson levanta taça da Copa da Europa, uma das seis vencidas pelo Liverpool - Dominique Faget/AFP

Foi apenas a partir de 1980, quando a montadora Toyota começou a patrocinar a competição e passou a realizá-la em Tóquio, em jogo único, que o clube inglês aceitou participar. Em 1981 foi goleado pelo Flamengo por 3 a 0. Três anos depois caiu diante do Independiente (ARG) por 1 a 0.

Com o novo formato organizado pela Fifa anualmente a partir de 2005, o Liverpool esteve presente neste primeiro ano. Perderam a final para o São Paulo por 1 a 0. Dias antes, o meia Steven Gerrard havia sugerido que sua equipe era imbatível.

À exceção do rival do Flamengo neste sábado, os europeus que mais vezes foram campeões continentais e não venceram o Mundial foram o Nottingam Forest (1979 e 1980) e o Benfica (1961 e 1962).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.