Corinthians e Palmeiras abrem ano que pode ter recorde de dérbis

Temporada dos rivais tem início nos Estados Unidos, no torneio Florida Cup

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Corinthians e Palmeiras entrarão em campo nesta quarta-feira (15), pela primeira vez na temporada. Embora sem se enfrentar no Exploria Stadium, em Orlando, as equipes começarão no mesmo estádio um ano que poderá estabelecer um novo recorde de confrontos entre os rivais.

Pela Florida Cup, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos, o time alvinegro entrará em campo às 20h (de Brasília), contra o New York City. Na sequência, às 22h30, a equipe alviverde jogará contra o Nacional (COL). As partidas terão transmissão do SporTV.

Os adversários dos brasileiros serão invertidos no sábado. Novamente, Corinthians e Palmeiras não irão duelar entre si, porém o calendário de 2020 tem a possibilidade de até 11 confrontos, o que seria a maior marca em mais de um século de dérbi, como é chamado o encontro entre os dois clubes.

 Não será simples atingir esse número. Mas existe um caminho para que seja superada a quantidade de embates de 1999. Naquele ano, entre jogos do Campeonato Paulista, da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, os rivais mediram forças oito vezes.

Em 2020, como ocorreu há 21 anos, é possível que Corinthians e Palmeiras estejam na mesma chave na Copa Libertadores. Para isso, será necessário que o time do Parque São Jorge supere duas fases preliminares de mata-mata e avance ao Grupo B, encabeçado por seu tradicional adversário.

“É uma rivalidade forte, e o Corinthians pode cair no nosso grupo. Tomara que caia, que eles se classifiquem”, disse o atacante Dudu. “Vai ser bonito tanto para a gente quanto para eles. É o maior clássico de São Paulo, seria importante para a Libertadores."

Caso avancem, os rivais poderão se reencontrar novamente nos mata-matas. Essa também é uma hipótese viável no Paulista e na Copa do Brasil. Somados às três partidas que certamente ocorrerão –na etapa inicial do Estadual e nos dois turnos do Brasileiro–, os confrontos de 2020 poderão estabelecer um recorde.

O certo é que o primeiro encontro será no dia 22 de março, pela fase de classificação do Paulista, no estádio de Itaquera. Até lá, os dois treinadores, que acabaram de iniciar seus trabalhos, esperam ter dado alguma cara a seus times.

No caso de Tiago Nunes, a ideia é mudar bastante o jeito de jogar do Corinthians. Depois de duas temporadas vitoriosas à frente do Athletico-PR, o técnico de 39 anos chegou ao clube do Parque São Jorge justamente com a missão de alterar o estilo de jogo do time alvinegro.

Após anos apostando em um modelo baseado na força do sistema defensivo, o clube resolveu adotar outra linha e demitiu Fábio Carille. Nunes foi o escolhido para substituí-lo por ter chamado a atenção com um futebol agressivo, de marcação no campo do adversário.

“O que mais me agrada é ter a bola, ser propositivo. É fazer um jogo que privilegia a condição técnica, até mais vistoso de se ver”, disse o gaúcho, antes de pedir tempo. “Sou ciente de que esse modelo só se desenvolve com o passar dos treinamentos.”

Nessa busca, Nunes contará com o reforço do atacante Luan, 26, por quem o clube topou pagar 5 milhões de euros (R$ 22,6 milhões). Também chegaram o lateral esquerdo Sidcley e o volante Cantillo, da mesma idade.

Na visão do comandante, esses jogadores se encaixam no tipo de futebol almejado. Já o volante Ralf, 35, e o meia Jadson, 36, apesar de toda a sua história no clube, foram logo descartados pelo novo chefe.

O jogadores do Palmeiras, durante treino em Orlando, Flórida
O jogadores do Palmeiras, durante treino em Orlando, Flórida - Cesar Greco - 12.jan.20/Ag. Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras também está de comandante novo , embora ele seja um velho conhecido. Vanderlei Luxemburgo, 67, voltou na tentativa de mostrar que ainda pode enfileirar conquistas, como fez nos anos 1990.

Depois de fracassar com Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes em 2019, o clube tentou entrar na onda dos treinadores estrangeiros. As exigências feitas pelo argentino Jorge Sampaoli, porém, irritaram a diretoria, que resolveu apostar em Luxemburgo.

Após um trabalho satisfatório no Vasco, o técnico fluminense de Nova Iguaçu chegou para sua quinta passagem pelo Palmeiras. Com os resultados do ano passado, ele recuperou parte do moral que havia perdido e agora conseguiu um elenco mais forte.

“Não sou contrário à modernidade”, afirmou, já cansado das perguntas sobre sua capacidade de comando no futebol atual. “Você não fica ultrapassado, como tentam rotular. Você vai ficando mais sábio.”

No retorno, ele encontrou um elenco parecido com o usado pelo clube em 2019. Depois de investir bastante nas últimas temporadas, a direção decidiu manter a base do grupo e dar espaço aos garotos, que vinham sendo preteridos nas últimas temporadas. Há esperança, sobretudo, no talento do atacante Gabriel Veron, 17, destaque do último Mundial da categoria com a seleção brasileira.

CORINTHIANS
NEW YORK CITY (EUA)
20h (de Brasília), em Orlando (EUA)
Na TV: SporTV

PALMEIRAS
ATLÉTICO NACIONAL (COL)
22h30 (de Brasília), em Orlando (EUA)
Na TV: SporTV

Os possíveis dérbis de 2020

3 confirmados
1 na 1ª fase do Paulista
2 no Campeonato Brasileiro

8 a confirmar
2 na final do Paulista
2 na Copa do Brasil
2 na fase de grupos da Libertadores
2 no mata-mata da Libertadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.