Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Chapéus com as cores do arco-íris são barrados em empate entre EUA e País de Gales

Seguranças pediram a torcedores galeses que retirassem símbolo LGBTQIA+ antes de entrar no estádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar)

No jogo de maior preocupação com segurança até agora na Copa do Mundo, com chapéus com as cores do arco-íris confiscados na entrada, Estados Unidos e País de Gales empataram em 1 a 1 nesta segunda-feira (21), no estádio Al Rayyan. A partida foi válida pelo grupo B.

O gol norte-americano foi marcado por Timothy Weah, 22. Ele é filho do atacante liberiano George Weah, eleito melhor do mundo em 1995. O astro galês Gareth Bale empatou de pênalti.

Seguranças do estádio solicitaram que torcedores galeses tirassem chapéus da organização LGBTQIA+ The Rainbow Wall (o muro do arco-íris, em inglês), feitos para promover inclusão e igualdade de gênero no esporte.

Galeses comemoram gol em partida contra os Estados Unidos
Galeses comemoram gol em partida contra os Estados Unidos - Anne-Christine Poujoulat/AFP

Para a Fifa e os organizadores da Copa no Qatar, trata-se de uma manifestação política, o que não é permitido nos estádios do Mundial.

Esta é uma preocupação antiga quanto à organização do torneio. Homossexualidade é considerada crime no Qatar. Manifestações de afeto em público não são permitidas também entre homens e mulheres.

Em entrevista à Folha no início de 2020, o secretário-geral do Supremo Comitê da Entrega e do Legado, Hassan Al Thawadi, pediu que as pessoas que viessem ao país estivessem abertas a se adaptar à cultura local.

Nesta segunda, as federações de países europeus que estão na Copa foram avisadas que o uso durante os jogos da braçadeira de capitão com a expressão One Love poderia resultar em cartão amarelo.

Trata-se de outra campanha iniciada pela Federação Holandesa, que quer unir todos os torcedores no amor pelo futebol.

"Os seguranças me disseram que o arco-íris é um símbolo banido dos estádios. Eu insisti e disse que no meu país nós somos apaixonados pela igualdade entre as pessoas. Ouvi que se não tirasse meu chapéu, não poderia entrar no estádio", disse Laura McAllister, ex-jogadora e capitã da seleção feminina do País de Gales, para a emissora britânica ITV.

Gareth Bale, de País de Gales, e Walker Zimmerman, dos EUA, disputam bola
Gareth Bale, de País de Gales, e Walker Zimmerman, dos EUA, disputam bola - Nicolas Tucat/AFP

A The Rainbow Wall confirmou ter recebido reclamações de vários torcedores que não conseguiram entrar no Al Rayyan sem tirar o acessório.

Seguranças do estádio não quiseram falar sobre o assunto com a reportagem. A Fifa e a organização da Copa não se pronunciaram.

A partida teve esquema de segurança não visto em outras por causa da presença norte-americana. Os carros que chegavam eram revistados com espelhos para verificar se não havia bombas no assoalho. Um helicóptero sobrevoava o local até minutos antes do apito inicial.

Em campo, os Estados Unidos foram superiores no primeiro tempo, abriram o placar aos 36 minutos e poderiam ter feito mais gols.

País de Gales, que fazia sua primeira partida em Mundiais desde 1958, equilibrou na etapa final, especialmente após a entrada do atacante Moore.

Bale, principal nome do futebol galês e que atua na MLS (Major League Soccer, a liga profissional de futebol dos Estados Unidos) teve atuação apagada, mas foi o responsável pelo empate. Ele converteu pênalti aos 36 da etapa final.

Na próxima sexta-feira (25), pelo grupo B, País de Gales enfrenta o Irã. Os norte-americanos jogam contra a Inglaterra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.