Agora eu tenho experiência e desfruto mais, diz Simone Biles

Estrela da ginástica foi fundamental para levar os EUA ao ouro por equipes em Paris

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

Depois de conduzir os Estados Unidos ao ouro olímpico na disputa por equipes da ginástica artística dos Jogos de Paris, Simone Biles parecia serena em meio à euforia que causou na Bercy. Aos 27 anos, em sua terceira participação em Olimpíadas, a estrela não se considera mais uma "jovem e ingênua" e sabe usar a sua experiência para lidar com os momentos de pressão.

"Em 2016 [nos Jogos de Rio] eu era jovem e ingênua. Agora eu tenho experiência e desfruto mais. Mas a pressão foi muito grande pelo ouro. Fizemos o que esperavam de nós. Aproveitamos nosso tempo lá e fizemos nossa ginástica", afirmou Biles.

Três anos depois de desistir da competição por equipes, acometida de uma perda do equilíbrio no ar, a americana diz que aprendeu muito desde os Jogos de Tóquio-2020.

Uma atleta está sorrindo amplamente enquanto segura uma medalha de ouro. Ela usa um uniforme azul com detalhes em branco e uma bandeira dos Estados Unidos no braço. O fundo é desfocado, sugerindo um ambiente de celebração.
Simone Biles conduz os EUA ao ouro por equipes nos Jogos de Paris - Lionel Bonaventure/AFP

"Eu aprendi muito, tive grandes mentores, imito e tento ajudar as meninas o máximo. Ontem as mais velhas estávamos conversando sobre tudo o que passamos. Isso se traduz na competição. Não sinto nos ombros o peso de ser modelo, porque estamos juntas há muito tempo".

Com a valiosa ajuda das companheiras de equipe Sunisa Lee e Jordan Chiles, as americanas recuperaram a coroa perdida na última edição olímpica para as russas —banidas desta edição.

"Desta vez é diferente da anterior. O mais importante é que nós nos divertimos. Eu estou aliviada", afirmou Lee.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.