Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Canadá suspende técnica de futebol após crise dos drones nas Olimpíadas

Federação toma decisão após descobrir que uso de drones pela comissão técnica da seleção feminina ocorria antes dos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Federação Canadense de Futebol anunciou nesta quinta-feira (25) a suspensão da técnica Bev Priestman do restante das Olimpíadas de Paris após investigações mostrarem que a seleção feminina do país já usava drones para espionagem antes mesmo dos Jogos Olímpicos.

Na quarta-feira (24), o Comitê Olímpico Canadense (COC) anunciou que removeu da delegação canadense de Paris-2024 o analista Joseph Lombardi, que operou um drone para espionar o treino da seleção feminina de futebol da Nova Zelândia, adversária do Canadá nesta quinta -vitória do Canadá por 2 a 1.

A imagem mostra uma mulher com cabelo curto e loiro, vestindo uma jaqueta preta com o logotipo da Nike e um emblema vermelho e branco do Canadá. A pessoa está sorrindo levemente e parece estar em um ambiente de treino, com um fundo desfocado de arquibancadas vazias.
A técnica Bev Priestman não ficou no banco na estreia do Canadá contra a Nova Zelândia, nesta quinta (25), e não mais comandará a equipe nos Jogos - Asanka Brendon Ratnayake - 30.jul.23/Reuters

O comitê informou que também desligou Jasmine Mander, treinadora assistente de quem Lombardi era subordinado. Em meio à polêmica, a técnica Bev Priestman decidiu se afastar do comando do time da partida de estreia. Mas a Federação achou por bem a suspender de toda a competição. O time será comandado pelo auxiliar técnico Andy Spence.

Na terça-feira (23), o Comitê Olímpico da Nova Zelândia (NZOC, na sigla em inglês) disse ter reportado o incidente com o drone à polícia e ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e afirmou estar "profundamente chocado e decepcionado" com o episódio. Também comunicou que recebeu um pedido de desculpas do comitê canadense, que estaria investigando o episódio.

Além de confirmar a investigação, a instituição canadense informou estar em contato com o COI e com a Fifa e que o time e comissão técnica passarão por um treinamento de ética.

Um grupo de jogadoras de futebol está reunido em campo, formando um círculo. Algumas estão vestindo uniformes claros, enquanto outras usam uniformes vermelhos. Elas estão de mãos dadas, demonstrando união e solidariedade. Ao fundo, há uma arquibancada com uma estrutura de fundo branca. Um membro da equipe técnica está presente, observando a cena.
Jogadoras e comissão técnica do Canadá se reúnem após a vitória por 2 a 1 sobre a Nova Zelândia na estreia olímpica, no estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Etienne - Thaier Al-Sudani/Reuters


A declaração da Federação Canadense:

"Nas últimas 24 horas, novas informações chegaram ao nosso conhecimento sobre o uso anterior de drones contra adversários, antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. À luz dessas novas revelações, a Federação Canadense decidiu suspender a treinadora principal da seleção feminina de futebol, Bev Priestman, pelo restante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e até a conclusão da nossa recentemente anunciada revisão externa independente."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.