Campanha global contra fome incentiva atos de solidariedade

#PratoUniversal, promovida pelo Movimento Gastronomia Social, deve chegar a três milhões de refeições servidas até 16 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A campanha #PratoUniversal, que nasceu como ato de solidariedade em 2020, à medida que a insegurança alimentar escalou com a pandemia, tem mais uma edição com ações em 70 países. Nesta terça-feira (11), a ONG Gastromotiva promove uma mesa de discussão sobre gastronomia social e impacto coletivo no Rio de Janeiro.

Liderada por empreendedores sociais, chefs, acadêmicos e ativistas do Movimento Gastronomia Social, a campanha deste ano discute a transformação dos sistemas alimentares diante da convergência dos '4Cs': Covid, conflito, emergência climática e custos crescentes em todo o mundo.

Refettorio Gastromotiva, na Lapa (RJ), serve refeições a populações em situação de rua - Divulgação

"O mundo está em estado de crise e a cada ano o estado de segurança alimentar e equidade nos sistemas alimentares fica mais tenso", diz Nicola Gryczka, CEO e cofundadora do Movimento Gastronomia Social.

"A campanha é uma ação coletiva para mostrar ao mundo o poder de compartilhar uma refeição para impactar comunidades, quebrar barreiras e mudar vidas", completa.

Além dos encontros e atividades locais promovidos pela #PratoUniversal, é possível participar coordenando uma ação voluntária ou cozinhando refeições nutritivas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Espera-se que três milhões de refeições gratuitas sejam servidas até 16 de outubro –em 2021, foram 900 mil.

A mesa "Gastronomia Social e Impacto Coletivo" acontece às 11h no Refettorio Gastromotiva. Para participar do evento gratuito é preciso entrar em contato com comunicacao@gastromotiva.org.

"Nossa ideia é dialogar sobre como o apoio entre organizações é fundamental para ações de grande impacto social na sociedade", diz Clicia Couto, gerente operacional do espaço que debaterá com Larissa Montel, do Projeto Ruas.

A Gastromotiva, que utiliza o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, receberá doações de insumos que serão direcionados para o Refettorio Gastromotiva e para cozinhas solidárias da ONG no Rio e São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.