Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
M Mig (2440) 18/12/2009 12h18
M Mig (2440) 18/12/2009 12h18
Eu só quero saber se lulla vai realmente tomar alguma atitude pró meio-ambiente ou vai se limitar a criticar os outros? Vai ficar falando que oferece ajuda ou vai parar de anunciar e vai agir de verdade?
Ele sempre cobra e joga a responsabilidade para os outros mas jamais assume as suas responsabilidades..., sempre foi assim "A CULPA É DO FHC" (isso custou-lhe chacotas), "A CULPA É DOS EMPRESÁRIOS", "A CULPA É DA ELITE PAULISTANA", "A CULPA É DOS INVESTIDORES", "A CULPA É DE GENTE LOIRA E DE OLHOS AZUIS" (e tomou um processo por esse comentário) , "A CULPA É DE SÃO PEDRO" (sobre o maior apagão da história brasileira), "A CULPA É DOS PAÍSES RICOS" (e ele continua de braços cruzadso).
As ações de lula divergem de suas palavras, ele legalizou a grilagem, anistiou criminosos ambientais cujas condenações somaram 10 milhões de reais e até usou a transposição do São Francisco (que tem impacto ambiental comprovado) como palanque para Dilma, Ciro e Aécio (comprovando o rabo preso de Aécio) Declarou ,na frente de integrantes do Green Peace, que não tem compromisso com a redução do desmatamento e Dilma disse que não havia previsto espaço para o meio ambiente em seu plano de governo (deve ser por que ela não tem plano de governo)
Mais uma vez vou lembrar as palavras de Gandhi "Seja você a diferença que você quer ver no mundo".
17 opiniões
avalie fechar
Bruno Marques (2) 18/12/2009 11h06
Bruno Marques (2) 18/12/2009 11h06
Join the political big wheel... seal the deal!
O histórico climático da Terra possui períodos glaciares e de aquecimento, ou seja, a Terra é um organismo vivo e dinâmico o qual funciona independente e por razões que o homem ainda desconhece.
O próprio homem não sabe se sua interação com o meio age diretamente como um catalisador dos efeitos de aquecimento ou se há uma tendência natural de aquecimento na qual o homem nem faz cócegas.
O problema maior se encontra no sensacionalismo gerado, na prepotência dos EUA se achar a polícia do mundo e querer impôr suas conveniências e, principalmente, nas consequências atreladas a isso.
Já que é assim, quem tem mais dinheiro contribui mais. Caso contrário, de quererem levar tudo ao pé da letra, vamos então cobrar nosso ouro, nossa madeira, nossa biodiversidade que hoje são patentes estrangeiras vendendo o que é nosso como se fosse deles.
Se tudo se resume à política, vamos jogar! Pois agora, quem dá as cartas somos nós.
3 opiniões
avalie fechar
José Alberto (360) 18/12/2009 10h37
José Alberto (360) 18/12/2009 10h37
Esgoto a céu aberto polui,enchentes polui,morar em palafitas polui pois joga todo o lixo nos rios,não ter energia eletrica polui, não ter agua encanada polui, não ter coleta de lixo polui, ter visão estreita da realidade polui,ser ignorante em politicas ambientais polui,não ter um plano presidencial polui, cortar arvores polui,não ter dinheiro para manter o pais mas mesmo assim dar uma de anjinho e perdoar dividas polui,ter uma pessoa que quer saber tudo e se intromete em tudo até em energia e agora em bio diversidade polui pois não sabe de nada polui,dar terras é privatização polui, ajudar bandidos em forma de ongs e reforma agraria polui,colocar um fanastrão no mercosul polui, alguem sabe de que país estou falando...... 10 opiniões
avalie fechar
martinho henriques (15) 18/12/2009 10h36
martinho henriques (15) 18/12/2009 10h36
a briga dos paises ricos que não desejam que os emergentes e os pobres desenvolvam.
muitos cientista que estudam o clima afirmam que o co2, não é vilão do clima. O que esta acontecento é ciclico, o resto é desempero dos ricos não perderem a boquinha.
1 opinião
avalie fechar
Bruno Ássimos (2) 18/12/2009 10h27
Bruno Ássimos (2) 18/12/2009 10h27
Talvez realmente não haja aquecimento, necessitamos de mais estudos, comprovações exatas e opiniões de cientistas do clima para chegar a uma conclusão. Mas o argumento econômico jamais deixará de ser forte. Mesmo que não haja aquecimento existem muitas outras coisas que precisam ser vistas, como desmatamento, a grande quantidade de lixo produzida no mar e na terra, o efeito do ar poluído nas cidades na saúde humana, o consumo de recursos naturais do planeta, a extinção de espécies, etc... Aquecimento é apenas uma ponta da grande complexidade do meio ambiente e os outros aspectos merecem atenção do mundo todo. 4 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 18/12/2009 10h26
AGUINALDO VENANCIO (2255) 18/12/2009 10h26
ESSA PTZADA DETESTA SER CONTRARIADA..
O EFEITO BOLSA-ESMOLA FORA DO BRASIL, E ZERO!
TOMOU?
10 opiniões
avalie fechar
José Alberto (360) 18/12/2009 10h25
José Alberto (360) 18/12/2009 10h25
Gastou dinheiro do povo em comitiva, restaurante,compras, avião, isso tudo envolvendo milhões de reais euros e outros bichos e nada, a realidade é uma só gastar e o povão que se ferre, ninguem achou que china eua canada iam seder alguma coisa para eles os outros são os outros ,,,, 2 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (240) 18/12/2009 10h24
Luiz Antonio Marcelino (240) 18/12/2009 10h24
Quem é o Lula para falar daqueles que "tiveram o privilégio de se industrializar primeiro"???
Em primeiro lugar, a máquina a vapor (invenção de um inglês), foi resultado de muito trabalho e de muita pesquisa (lembrem-se de que ainda era o século XVIII).
Isso ocorreu em uma época que não havia nenhum tipo de assistencialismo governamental ou seja, PURO TRABALHO HONESTO, e o resultado foi a industrialização global que trouxe muitos benefícios (apesar de alguns malefícios), mas que, de maneira geral, melhorou e muito a vida do ser humano.
Lula nada sabe, nunca soube e nem nunca saberá o que é trabalho... a propósito, a quanto tempo ele está fora do Brasil??? TRÊS MESES???
E olha que ele sempre "meteu o pau" nos presidentes (Sarney, Collor, F.H.C.) quando faziam viagens ao exterior.
Nada mais é do que um "falastrão" que adora ser adulado. Os estrangeiros já perceberam isso e, por esse motivo "ele é o cara". É o cara mais fácil de ser enganado...
Acorda Brasil, o "falastrão" se acha Deus...
Deixa estar, Deus está olhando...
5 opiniões
avalie fechar
Renato Pagano (10) 18/12/2009 10h11
Renato Pagano (10) 18/12/2009 10h11
Concordo com você Cássio. O aquecimento global é natural, ou seja, nã há ação humana que o impeça ou mitigue. Enquato perde-se tempo tentando um acordo para emissão dos gases estufa, por que não se discute a Sustentabilidade. Muito mais que o clima, o assunto tem o foco no ser humano como um todo.
A Terra está esquentando ha 12 mil anos e não vai ser agora, com a redução da emissão desse gases que essa rota vai ser revertida. Nosso planeta já esteve muito mais quente (e muito mais frio também) e nem por isso a vida foi extinta. Não passa de prepotência achar que podemos mudar isso.
3 opiniões
avalie fechar
Halex Vieira (1) 18/12/2009 09h59
Halex Vieira (1) 18/12/2009 09h59
O interessante de tudo isso é que os países ricos querem atacar o efeito, e não a causa. É lastimável. 1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 18/12/2009 09h43
Bolinha da Lulu (845) 18/12/2009 09h43
A questão do aquecimento do clima é se conseguir sequestrar todo o CO2, do desmatamento da Europa, das Américas, da Ásia e da África. Além de todo o CO2 da queima de petróleo realizado até hoje. Além disso promover um meio para que se queime todo o gás metano produzido pelo lixo orgânico, exposto ao tempo, além do reaproveitamento dos produtos passíveis de serem recicláveis. No caso do Brasil mudanças de hábitos quanto ao uso de jogar lixo na rua e preservar áreas de mangue, marginais de rios e áreas de mananciais serem preservadas e reflorestadas.
Tudo isso custa dinheiro, deslocar famílias de áreas ocupadas, pesquisar a forma mais barata de armazenar o CO2.
Creio que o próprio lixo pode ser a solução do problema financeiro, com a reciclagem e o uso do metano como gerador de energia, como a transformação da parte orgânica do lixo em adubo. A questão é política e precisa de uma atitude de coragem e enfrentar os interesses de grandes corporações. Mas creio que a solução do problema está no próprio problema. Basta alguma dedicação ao assunto.
Tudo indica que a Terra esta seguindo uma nova vida ou um amadurecimento de suas características, isso deve levar a uma alteração em sua superfície onde sofreremos as consequências disso. Assim o melhor é tomarmos consciência das reais necessidades da nossa nave espacial antes que ela se torne obsoleta e desértica.
2 opiniões
avalie fechar
JULIO CÉSAR PIEROZAN (7) 18/12/2009 09h06
JULIO CÉSAR PIEROZAN (7) 18/12/2009 09h06
Mas será que qual é a verdade após tantas informações?, em quem podemos acreditar?,.....dessa maneira é mais fácil cada pessoa criar sua própria versão, favorecendo-o(a) de alguma forma, seja ideologicamente ou financeiramente...muito cuidado com as notícias e estatísticas que circulam pelos meios de comunicação, os interesses financeiros estão por trás de 99% delas, diria que a intuição é a fonte mais segura que cada pessoa tem...BOA SORTE A TODOS!! 3 opiniões
avalie fechar
pedro silva (6) 18/12/2009 08h34
pedro silva (6) 18/12/2009 08h34
É patético uma conferência que deveria discutir sobre ciência acbe com um acordo de... Pagamento de indulgências!!!! 3 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (856) 18/12/2009 07h45
Igor Bevilaqua (856) 18/12/2009 07h45
Os EUAs prometem U$ 100.000.000.000,00 ao fundo climático..., se não fiscalizarem..., a parte que se destinar ao (B)brasil, será toda roubada, antes de chegar ao seu destino..., se passar por Brasília, não sairá de lá. sem opinião
avalie fechar
joao michelini (133) 18/12/2009 00h08
joao michelini (133) 18/12/2009 00h08
Quantos milhoes foram gastos para manter toda essa delegação BRASILEIRA NA DINAMARCA.......
QUANTO DINHEIRO PUBLICO JOGADO FORA..
Enquanto aqui, enchentes, bairros inteiros alagados.
Mortandade de peixes no Amazonas, queima de nossas florestas desenfreadas...
Trabalho escravo em Carvoarias, biopirataria correndo solta na Amazonia.
O QUE SERA QUE NOSSOS REPRESENTANTES TEM A DIZER......
1 opinião
avalie fechar
Cassio XF (50) 17/12/2009 22h46
Cassio XF (50) 17/12/2009 22h46
O que eh curioso eh que nos ultimos 30 anos nao houve praticamente nenhum aumento da temperatura geral do planeta de acordo c/ fontes metereologicas internacionais. Mas de acordo c/ fontes politicas e midia, ha aumento de temperatura. Porem se vc perguntar para alguem, ninguem sabe o quanto aumentou, mesmo q essa pessoa concorde q ha aquecimento global. Ridiculo. As pessoas sao educadas pela midia e nao por sua propria pesquisa. Aqui no Canada nos ultimos 10 anos , os invernos continuam rigoros e batendo recordes.
Cuidar do meio ambiente eh uma coisa, e isso e dever moral de todos em respeito a natureza, mas inventar esse "Aquecimento Global" a fim de taxar os cidadaos , eh outra coisa. Isso eh esquema de coletar mais dinheiro da populacao e cairah nas maos da elite globalista.( bancos e lobbies) com aval dos governos mundiais.
Se tivesse havido um aquecimento em media de 5 and 10 graus a cada 10 anos, talvez seria serio, mas na verdade, nos ultimos 30 anos na se mudou na media geral. Ha anos mais quentes e outros mais frios como sempre haverah, os ciclos variam anualmente, normal. Quem nunca disse, "esse ano vai ser frio" ..?
Eh a velha formula do poder: PROBLEMA, REACAO, SOLUCAO, ou seja , cria-se um problema, vem-se entao a reacao de panico, daih cria-se a solucao, que sempre implica em gastos de bilhoes em dinheiro publico. Eh a formula perfeita de sugar dinheiro do povo (com o consentimento do mesmo) e transferir para grandes grupos de interesses e elite. Olhos abertos.
71 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3072) 17/12/2009 20h51
Antonio Fouto Dias (3072) 17/12/2009 20h51
Caro Marcelo B. 17/12 - 18h19
Não se trata de nenhuma invenção, pelo contrário é noticia em quase todos os programas televisivos, onde destacam que a liderança vem dos Estados Unidos, seguido da China e que o Brasil ocupa o quarto lugar em emissão de CO2.
De uma coisa podemos dizer que é correta, a Amazônia em sua maior parte se logaliza em território brasileiro e que, a continuar com esse desmatamento, assim como o clima aumentando gradativamente a temperatura do planeta, as consequências poderão se desastrosas.
De uma forma ou de outra, vamos esperar que desta vez se chegue a uma conslusão e principalmente que alguma iniciativa comece a ser providenciada, para que possamos prever um futuro melhor a nossos filhos, netos e descendentes.
Neste momento de final de ano, aproveito para augurar-lhe os mais sinceros votos de um Feliz Natal e u próspero e venturoso Ano Novo, estendicivo a toda a vossa família. Sds.
8 opiniões
avalie fechar
Edson Aquino (159) 17/12/2009 20h48
Edson Aquino (159) 17/12/2009 20h48
O comentário que faço a seguir não está diretamente vinculado à notícia, mas não encontro outro espaço para expressar minha opinião sobre o alagamento causado pelas chuvas em São Paulo. Uma coisa é o governo do estado e prefeitura terem feito muito pouco a respeito da despoluição do rio Tietê e outras medidas que poderiam mitigar as enchentes. Outra coisa é o total descaso com que a imprensa, incluindo esta FOLHA, trata o assunto. Ou melhor, não trata, não faz pressão sobre os governos, não noticia, não comenta, não reflete sobre o tema, enfim, não age com a competência como agiu, por exemplo, no caso do apagão aéreo. As vítimas das enchentes não merecem a mesma consideração que aquelas que usam o transporte aéreo? Será que ficar horas no aeroporto merece mais consideração por parte da imprensa do que as outras milhares de pessoas que estão há dias com suas casas alagadas, convivendo com todo o risco de doenças, ratos, cobras, etc? Reclamamos tanto da violência, mas enquanto nos mantermos elitistas na forma como enxergamos o mundo, nada há o que fazer. 19 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3072) 17/12/2009 20h41
Antonio Fouto Dias (3072) 17/12/2009 20h41
Caro Antonio Clarel, 17/12 - 17h27
O Presidente Hugo Chaves pode ser arrogante, autoritário e ditador, no entanto em seu pronunciamento em Copenhague ele proclamou uma frase lógica e que se incere perfeitamente no foco de vosso comentário, quando disse, não necessáriamente com essas palvras:
-"Se fosse para socorreu um grande banco internacional, praticamente todos os países ricos não mediriam esforços para desembolsar recursos para salvá-los, mas como se trata do meio ambiente, que atinge a toda a humanidade, para isso não querem se quer gastar nada".
Lembrando da frase "não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje", aproveito para registrar que esperar década ou décadas para se fazer alguma coisa, pode ser muito tarde.
Aproveitando o memento em que nos encontramos, aproveito para desejar-lhe os votos de um Feliz Natal e um Venturoso Ano Novo, cheio de paz e realizações. Sds.
"
3 opiniões
avalie fechar
Elias kuster (104) 17/12/2009 18h51
Elias kuster (104) 17/12/2009 18h51
Olá amigos!
Realiza-se uma conferência mundial, na 15ª já estamos, e me parece que as autoridades não se conscientizaram ainda deste acontecimento histórico importantíssimo para o mundo. Continua prevalecendo interesses econômicos, e não a questão ambiental, é lamentável. As nações querem jogar a culpa para os outros, e nunca assumir a MIA CULPA. Quando sabemos que nosso presidente se pronunciou sabiamente, (aleluia), sobre o tema dizendo: "...Não é políticamente racional nem moralmente justificável colocar interesses corporativos e setoriais à frente do bem comum da humanidade".
Concordo com o sr. presidente, porém fico na dúvida
sabendo que no Brasil isso não vem acontecendo. Haja visto, basta vermos os desmatamentos que vem acontecendo com a finalidade de servir grupos de interesse econômico, portanto isso é uma realidade.
Quando se diz, que o desenvolvimento e o progresso exigem metas ambiciosas, devemos entender senhores, que isso deve acontecer também de maneira sustentável, desta forma deve estar atrelado à redução de poluição.
Portanto a realidade não mente, ela cobra de todos, e sem piedade, as consequências estão acontecendo...
Atentos devemos ficar sempre, porque a desertificação não é fato somente no continente africano, mas é iminente também em nosso continente, inclusive. Basta torcermos para que a conscientização desta realidade por parte das autoridades não aconteça tarde demais.
FUI.
17 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página