Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (496) 19/12/2009 15h40
Eduardo Giorgini (496) 19/12/2009 15h40
Que bizarro e hipócrita tudo isso.
Sociedade brasileira de diz preocupada com o fator ambiental, mas festeja o aumento de produção de petróleo, que irá contribuir para a poluição do planeta. Usa a pobreza do povo e a Amazônia para chorar por privilégios internacionais.
Governo altamente corrupto, que nada fez pela educação básica e saúde nesses 8 anos, onde tudo se justifica usando FHC (10 anos atrás!)
Países do G7 já sacaram a estratégia do menino "chorão" que Lula esta vergonhosamente assumindo nas reuniões pelo mundo.
E outra: Esse papo de "viuvas de FHC", "Culpa de FHC", já não colam mais.
[]s
Eduardo.
14 opiniões
avalie fechar
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h37
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h37
TUDO POR NADA?! ENTÃO, QUAL É MESMO O PROBLEMA???
Esse carnaval fora de época em Copenhague está perdido no tempo e no espaço. A teoria da antropogenia, em que todo o aquecimento da terra é provocado pelo homem, pode estar ERRADA!!!
Quem manda na temperatura da terra é o sol, segundo o meteorologista brasileiro que estuda o assunto há longas décadas. Então, há uma terrível dúvida a respeito da base científica da razão de todo esse carnaval.
Se é assim, tudo se resume a uma questão política de uma parcela da humanidade que é "contra" qualquer coisa que signifique progresso e desenvolvimento.
Por outro lado, se a produção de carbono vem da geração de energia à base de combustível fóssil, então a discussão deveria ser em torno das duas fontes primárias de energia que existe. A energia solar ou a energia geotérmica. Enfim, a temperatura da terra depende muito mais da atividade solar. E agora? José? Nós brasileiros estamos muito bem nessa foto pois temos uma matriz energética limpa em cerca de 80% da nossa produção.
Então, QUAL MESMO O PROBLEMA ???
6 opiniões
avalie fechar
Debora Laera (3) 19/12/2009 15h10
Debora Laera (3) 19/12/2009 15h10
Perder tempo com essa FALÁCIA de Global Warming... não dá prá acreditar que essa MENTIRA dá assunto. Vamos acordar... nem tudo o que se lê é verdade ! 2 opiniões
avalie fechar
Ademir Dalalibera (29) 19/12/2009 15h05
Ademir Dalalibera (29) 19/12/2009 15h05
O pessoal vem aqui reclamar que não foi conseguido nenhum acordo entre países ricos e pobres, entre emergentes e sub desenvolvidos e se esquecem que isso é a natureza do ser humano, vejam o seguinte exemplo : se voce mora num bairro rico de maneira alguma desliga seu ar condicionado só porque o seu concidadão está passando o maior sufoco na favela, ou deixa de tirar seu carrão da garagem por que a maioria anda de onibus superlotado ou ainda deixa de jogar resto de comida fora mesmo sabendo que a grande maioria não tem nem o que comer. Então é simples o Mundo dos Homens está condenado, só isso, o resto é tentativa do patético Lula e de seus assemelhados para aparecer na mídia em véspera de eleições, bem vindos a REALIDADE. 2 opiniões
avalie fechar
Marcus Oliveira (42) 19/12/2009 14h40
Marcus Oliveira (42) 19/12/2009 14h40
Como todas as demais reuniões deste tipo, nada de objetivo resultam delas a não ser, uma oportunidade de um programa turísitico dos chefes de estado acompanhados de comitivas compostas por amigos,correligionários, familiares, amantes,etc. 7 opiniões
avalie fechar
Antonio Passos (66) 19/12/2009 13h25
Antonio Passos (66) 19/12/2009 13h25
"SERÁ VERDADE?
800 NO "AVIAO DA ALEGRIA" PARA TURISMO COPENHAGUE??
ALGUEM PODE NOS DAR MAISSI INFORAMÇÕES, SOBRE SE FOR VERDADE, MAIS ESSA ABERRAÇÃO PETISTA?"
================================
Inacreditável ! 800 em UM avião ! KKKKKKKKK
As VIÚVAS DE FHC ainda vão culpar o Lula pelo fracasso das negociações.
Nossa oposição é a coisa mais ridícula do Brasil atualmente !
200 opiniões
avalie fechar
Andréia Sarno (3) 19/12/2009 13h07
Andréia Sarno (3) 19/12/2009 13h07
Reunião sobre o clima é uma vergonha sem tamanho.
Não se pode deixar para amanhã o que tem que se fazer hoje, é um absurdo que tanto se falou, discutiu e nada, simplesmente nada se fez.
Sr Presidente dos E.U.A. o senhor passou de esperança de dias verdadeiros para uma decepção total, que vergonha!!
O senhor não teve a humildade que apresentou em sua campanha, com idéias louváveis e esperança de dias de paz, por isso que sua vitória histórica se tornou o feito da década, uma pena.
Na conferência o senhor provou que quando um homem esta no poder, ele esquece por completo seus princípios, sua origem. Pois, o fato de estar diante da maior nação do mundo, não o torno o dono dele, mas o senhor pode e deve ser maliável, para que todos possam seguir o exemplo que o tornou a esperança de dias verdadeiros, estou muito decepcionada com sua atitude.
Tenham certeza que vocês assinaram o atestado de óbito de nosso planeta.
Se eu tivesse a oportunidade, demonstraria em sua frente a minha total decepção, Sr. Obamma.
Andréia Sarno Rezende
2 opiniões
avalie fechar
Marcio Fontes (24) 19/12/2009 12h51
Marcio Fontes (24) 19/12/2009 12h51
Bem, com o fracasso da COP-15, resta-nos o plano B, retirar as populações da linha costeira ou mesmo construir barreiras contra a subida dos oceanos, evacuar as pessoas das encostas dos morros e os ribeirinhos do sul e sudeste, do semí-árido nordestino, cultivar sementes que suportam longas estiagens, construir carros que não entra água, subsidiar canoas, capas e guarda-chuvas, ampliar a transposição do São Francisco para o rio Araguaia também, etc.
De resto, boicotar produtos chineses e norte-americanos que poluem e não estão nem aí para o que ocorre no mundo com os seus dejetos.
13 opiniões
avalie fechar
Luiz Lopes (3) 19/12/2009 12h50
Luiz Lopes (3) 19/12/2009 12h50
O limite do modelo atual será a curva para a mudança.
A série do filme de ficção Max Max revela a todos nós cenários futurísticos estarrecedores que impacta em nossa mente um imaginário de horror e de desastres ambientais irreversíveis, sem retorno e absolutamente incontroláveis.
Os representantes dos 192 países que participam da 15ª Conferência das Partes das Mudanças Climáticas, COP 15 - que se prolongou até a data de hoje, dia 19 Dez 09, na cidade de Copenhague, Dinamarca - ainda não chegaram às conclusões consensuais, pelo menos até a manhã deste sábado, para desenvolverem a redação e a confecção do relatório final que deve apontar os novos rumos que a humanidade deve seguir.
Apontar novos rumos sem fazer alusão à mudança de hábitos, de novos investimentos em tecnologias limpas e sem a adoção de métodos de controle populacional, penso eu, que seja a mesma coisa que "navegar na maionese".
O ser humano, impulsionado pela sua própria natureza, é motivado para consumir, para desenvolver-se, para produzir e para criar, de forma a buscar novas alternativas que traga conforto e segurança à sua própria sobrevivência. O grande problema, porém, é quando ele se depara com os excessos dos seus desejos, que de tão latentes no seu organismo e na sua mente, o leva à ganância, ao egoísmo, à gula e à luxúria.
A sociedade mundial necessita de limites de consumo e de medidas drásticas. Sem isso, correremos o sério risco da nossa extinção.
LUIZ GUILHERME MENEZES LOPES
2 opiniões
avalie fechar
Adriano Trindade (5) 19/12/2009 12h20
Adriano Trindade (5) 19/12/2009 12h20
Aguinaldo Venancio, e por acaso, se fosse outro partido, não haveria turismo? Hahaha, sonhe! Independente da sigla, quando se trata de Brasileiros, sempre vai haver o turismo citado. Não esquive-se disso botando a culpa numa sigla.
E o Lula ainda foi, á meu ver, pelas notícias, quem mais se empenhou com o intuito de fazer o encontro dar certo, servindo de mediador entre muitas nações. A inciativa não foi do PT, foi da pessoa, do Luiz. Tá certo que foi uma iniciativa escorada na posição privilegiada do Brasil, mas o fato é que ele foi lá e botou empenho na parada.
Político não deve ser avaliado pela sua sigla, e pelo que faz ou deixa de fazer. Porque sigla troca-se, mas índole não.
36 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Fagundes (47) 19/12/2009 12h10
Rodrigo Fagundes (47) 19/12/2009 12h10
Enquanto houver pessoas DESINFORMADAS (neste espaço tem várias) realmente não há como esperar que todos tomem uma atitude com relação ao aquecimento global. Dizer que o planeta pode estar esfriando é ridículo. Vários estudos independentes afirmam que a Terra está esquentando (0,5 C° só nos últimos 30 anos). A temperatura que é divulgada na mídia refere-se a uma média global, e por isso é óbvio que algumas regiões do planeta podem ter alguns anos de esfriamento (ex: Canadá), mas isso não impede que a tendência a longo prazo para todos os países seja de aquecimento. Além disso, os debates sobre o clima não são centrados apenas em relação ao meio ambiente, mas também em questões sociais e econômicas. Como lidar com as perdas agricolas causadas pelo mau tempo? O que fazer com os refugiados do clima (ex: ilhas do Pacífico)? Como garantir o desenvolvimento sustentável em países pobres?. São essas e outras questões que devem ser resolvidas, pois muitos se esquecem que em 2050 seremos 9 Bilhões de pessoas, e esses problemas também crescerão. Eu não faço parte de nenhuma ONG ou movimento ambiental, apenas pesquiso (e muito) sobre o assunto, ao contrário de outros que só fazem os comentários POLÍTICOS e BESTAS de sempre sem sequer terem conhecimento sobre o problema. 4 opiniões
avalie fechar
Rogerio Lustosa Bastos (25) 19/12/2009 11h54
Rogerio Lustosa Bastos (25) 19/12/2009 11h54
Precisamos sinceramente fazer uma autocrítica! Refiro-me a todo aquele que tem consciência realmente livre e acredita nos valores da razão iluminista(razão crítica, a qual, se for o caso,nao tem medo de criticar a razão qdo ela nao tem razão, mas continua iluminista)...Mas, como dizia, sobre a autocrítica: o que está fazendo o mundo caminhar para a autodestruição? Historicamente são as opções humanas, as quais, preponderantemente, neste instante, estão exclusivamente apenas a favor do lucro desmedido. Isto nao é problema? Será preciso o planeta ser destruído para vermos que os "negócios e o lucro"nao podem ter mais valor que as pessoas? Ah, como eu gostaria que os líderes mundias dos governos e os gdes empresários das multinacionais lessem e discutissem publicamente um livro; como gostaria que as mídia promovessem um debate sobre o que trata tal texto. Tal livro é: CHOMSKY, N. O lucro ou as pessoas? Neoliberalismo e ordem global. RJ: Bertrand Brasil, 2006. 1 opinião
avalie fechar
Estou com você, Flavio Petry, particularmente, nunca tive esperanças em propostas, pelo menos razoáveis desses "encontristas". É muita conversa fiada, bate papo e mordomia, às custas das pessoas que trabalham e verdadeiramente, constroem o mundo. Os que estão lá, grande maioria só vive de teoria, e nunca, como nós, plantou um pé de cebolinha. Como você descreveu, vivo plantando árvores, arbustos e hortaliças. É, extremamente gratificante e reconfortante. Contudo, bate uma tristeza danada quando vemos e sentimos a morte da natureza. Vivo numa região do agronegócio, convivo com a extrema estupidez das pessoas que só querem tirar da narureza. Tiram tudo, até a ultima gota de sua energia, multiplicando vária vezes o seu ganho e não devolvem nada. Você sabe, que poucos são os que pagam suas contas (financiamentos, olha a dívida agrícola) e ainda reclamam. Os animais, que ainda restam, principalmente os pássaros, não tem lugar mais pra viver no campo, que virou "fossa a céu aberto" dos defensivos (destrutivos) agrícolas, que, quando aplicados, nem quem aplica suporta e tem que usar máscara protetora. E a natureza, como se protege, perguntamos? Ah, só destruição! Infelizmente, pelo jeito, da ficção à realidade, os "donos" do mundo nos levarão à 2012. 2 opiniões
avalie fechar
jose ferretti (6) 19/12/2009 10h04
jose ferretti (6) 19/12/2009 10h04
É pura perda de tempo essa tal reunião do clima,os paises ricos que mais poluem não concordarão nunca em reduzir suas emissões pq significaria reduzia sua capacidade de produção.Os que os paises pobres e em desenvolvimento precisam fazer é encontrar formas de boicotá-los em seus produtos e impor-lhes sanções até eles perceberem que precisam dos demais e assim sim impor a eles as condições necessárias para a preservação do planeta.Parece impossivel,mas não é.É só querer. 14 opiniões
avalie fechar
André Rocha Carneiro (1) 19/12/2009 08h12
André Rocha Carneiro (1) 19/12/2009 08h12
Flávio, continue plantando que a gente acaba com o efeito estufa e com o tráfico. 10 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 19/12/2009 07h48
AGUINALDO VENANCIO (2255) 19/12/2009 07h48
LEMBRAM DO "NAO-COMUM" (EM UM DOS ESCADALOS DO SENADO), POIS BEM, UM GRUPO PRIVILEGIADISSIMO _ DESSE SE ENUADRAR NESSE PERFIL QUE DERAM- , FOI FAZER , SEGUNDO NOTICIARIOS, TURISMO EM COPENHAGUE ÁS NOSSAS CUSTAS...
PARA UM PARTIDO (PT) QUE NASCEU LEVANTANDO A BANDEIRA DA ETICA E DA MORAL É NO MINIMO DECEPCIONANTE, PARA O CIDADAO QUE ALGUMA VEZ NA VIDA DEU SEU VOTO A ALGUEM QUE FAÇA PARTE DESSE PARTIDO..
SERIA OPORTUNO E MAIS QUE ISSO, NECESSARIO, INFORMAR Á SOCIEDDADE BRASILEIRA, QUANTOS FORAM , QUEM FOI FAZER TURISMO EM COPENHAGUE, E POR OBVIO, QUANTO CUSTOU ESSA AVENTURA, SEM A MINIMA GRAÇA AO CONTRIBUINTE BRASILEIRO.
PT=UM PESSIMO EXEMPLO PARA O BRASIL!
40 opiniões
avalie fechar
flavio petry (21) 19/12/2009 01h59
flavio petry (21) 19/12/2009 01h59
Neste ano de 2009, já plantei cinco araucárias, três ipês amarelos, três pitangueiras, seis mamoeiros na Serra de São Domingos, fora dois canteiros de salsinha e cebolinha, manjericão, abobora moranga e jiló, fora do meu horário normal de trabalho. Sem ninguém me pedir nem nada...Aí, vem um chinês, todo cheio de orgulho por ter sei-lá quantos mil anos de cultura e diz que não vai fazer nada... E também um Obama(virou branco?) que diz que vai tudo continuar como antes... E um francês, cheio de erotisme, propondo prá deixar pro ano que vem... A coisa tá boa! Prá que foram quase 800 brasileiros prá Dinamarca? E eu aqui, plantando... 9 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 18/12/2009 19h50
marcio B. (96) 18/12/2009 19h50
Guy Fawkes,
pesquise também essa bibliografia: Bastianoni, S. 1998. A definition of pollution based on thermodynamical goal
functions. Ecological modeling, 113:163-166.
sem opinião
avalie fechar
marcio B. (96) 18/12/2009 18h53
marcio B. (96) 18/12/2009 18h53
Guy Fawkes, sexta-feira , quase natal...
A definição de poluição ambiental não se resume à concepção wikipediana ou da semântica da palavra, pois a partir do momento que se quer quantificar alguma coisa, tem-se que estabelecer critérios que definam o que se quer quantificar... No caso do balanço energético, não é uma definição minha... a primeira vez que li sobre o assunto foi no livro do fritjof capra em Conexões Oculta já colocara nos seus " Princípios da Ecologia" a ideia de Ciclos ,nas palavras dele ?:
" (...)
Todos os organismos vivos, para permanecer vivos, têm de alimentar-se de fluxos
contínuos de matéria e energia tiradas do ambiente em que vivem; e todos os organismos vivos
produzem resíduos continuamente. Entretanto, um ecossistema, considerado em seu todo, não
gera resíduo nenhum, pois os resíduos de uma espécie são os alimentos de outra. Assim, a
matéria circula continuamente dentro da teia da vida.
Mas, em uma pesquisa wikipediana você pode enternder melhor o conceito se buscar o termo "EMERGIA" , com ´m´ mesmo...
1 opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 18/12/2009 18h35
Valentin Makovski (524) 18/12/2009 18h35
""Reunião sobre meta climática termina e acordo fica para 2010""
EU JÁ SABIA!!!!!!!!!!!!!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página