Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos
Comentários dos leitores
Louis Fod (341) 06/10/2009 10h04
Louis Fod (341) 06/10/2009 10h04
Ronaldo Duarte em 7 anos nada foi feito. Nada. A Fab continua igual ao que era em 2002. Leia meus comentarios anteriores que eu levei um tempo pesquisando isso. Transferência de tecnologia não existe, é um coisa como senhor dos aneis ou harry porter que estão lendo como verdade na imprensa. Existe é fabricar sob licença. sem opinião
avalie fechar
carlos nunez (9) 06/10/2009 09h52
carlos nunez (9) 06/10/2009 09h52
VIVA O BRASIL, 75º LUGAR ! VIVA O BRASIL, 15 MILHÕES DE ANALFABETOS ! VIVA O BRASIL , JÁ PEGARAM OS 40 LADRÕES, SÓ FALTA PEGAR O ALI BABÁ ! VIVA O BRASIL, O STF ESTÁ AGORA SUPER REFORÇADO COM O "SR." TOFFOLI LÁ DENTRO ! VIVA O BRASIL, QUE TEM O SENADO MAIS "EFICIENTE" DO MUNDO ! VIVA O BRASIL ...
(FICARIA HORAS E HORAS FAZENDO LOUVAÇÕES PARA ESTAS "EFICIENTES" CLASSES "PRODUTORAS" (não sei de que!)
QUE PENA QUE SÓ VEJAMOS "GENTE PEQUENA" MANDANDO NESTE " VIVA O BRASIL ! "
8 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Duarte (1) 05/10/2009 19h01
Ronaldo Duarte (1) 05/10/2009 19h01
Não acho fácil essa decisão porque cada aeronave tem suas qualidades e defeitos. Que adianta comprar os F18 se não teremos uma real transferência de tecnologia? Por outro lado acho importante o voto da França para o Brasil no conselho de segurança. Os suecos seriam minha escolha, se já fossem testados. Temos que deixar a idéia amadurecer e tomar uma decisão técnica e política, sempre ouvindo a aeronáutica. E a questão do subamrino nuclear? Qual deles vai nos ajudar a construir? Temos que ver tudo isso! 3 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (434) 05/10/2009 15h31
Carlos Gonçalves (434) 05/10/2009 15h31
O Brasil não sabe o que quer, aí incluem-se o presidente, ministros, e o próprio povo. Se o povo, nem presidente, nem ministros e outros mais, políticos e agentes públicos, por que então acham que sabem pilotar, monitorar e aplicar o uso de aeronaves para defesa do país? Não vejo sentido. Na minha maior lucidez, a mais primitiva possível, só penso, como um papagaio e repito também como ele: "educação, "meu louro". educação, educação." Um país e um povo só sabem o que quer e o que fazer e quando o querer se materializa, apenas quando sabem que a educação é a única forma de libertação das amarras da ignorância. 5 opiniões
avalie fechar
Rodrigo. . (172) 05/10/2009 13h35
Rodrigo. . (172) 05/10/2009 13h35
Só uma coisinha que ninguem parou para pensar.... O nosso Presidente, Lula Molusco, quer priorizar a compra dos rafales, nao por serem melhores ou piores, e sim para ter o voto da França para inclusão do Brasil no conselho de segurança da ONU. Como disse o molusco, nao importa se o aviao é mais caro ou nao, melhor ou nao, mais avançado ou nao... o voto é politico. entao nao deveria nem ter licitação e sim ir comprar sucata, mais uma vez da França.... Ele esta correndo porque quer o voto ainda no mandato dele, assim quando a Guerrilheira se canddatar vai falar que o governo molusco ajudou o Brasil no conselho de segurança da ONU.... E eu pergunto. Com tanta gente morrendo de fome do pais, um desemprego alto, pra que pagar pelo mais caro entroca de voto... Resposta facil.... o Lula nao ta nem ai para o Brasil, e sim para o bolso dele que vai encher de grana suja... Pergunta se a receita federal vai atras dos governantes para ver quanto de grana eles ganham por fora.... Claro que nao, porque se for assim, eles perdem o emprego... Eles vao atras de quem esqueceu de declarar R$ 1,00......... CAmbada de sem vergonhas 30 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 04/10/2009 20h16
Nikacio Lemos (175) 04/10/2009 20h16
Assunto Sério !
A escolha de armamento militar para defender uma nação, não pode ser feita por inesperiêntes ou por questões de ideologia politica politicas.
Lula tem sua preferencia por uma questão de ideologia politica comunista de esquerda e isso não pode se levar em conta por se tratar de uma pessoa nada capaz para julgar qual caça o Brasil deve comprar.
A tecnologia Americana em armamaneto militar, é incontestável e muito superior aos demais.
A tecnologia dos F-18 Super, não é rescente e muito menos um caça de testes, trata-se de aeronaves já comprovadamente aprovadas que estão em combate a toda hora .
Conhecemos os F-5, F-7, F-8, F10, F15, F-16, F-18 e os F-20(Aviõees Inivisiveis) ou seja, são aeronaves tradicionais com tecnologia melhorada a cada passo.
É incontestável a superioridade dos caças F-18 Super em relação aos concorrentes oferecidos ao Brasil.
Caso o Brasil compre os Caças franceses, será uma decisão equivoca e meramente de ideologia politica(Um crime) colocando em risco uma verdadeira capacidade de defesa no ar .
Os caças franceses tem tudo para serem futuras sucatas ultrapassadas.
Fui....
Nikacio lemos
23 anos
38 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 04/10/2009 15h04
Nikacio Lemos (175) 04/10/2009 15h04
INDISCUTIVÉL !!!
Todos sabem que os melhores Caças são: F-18 Super (Americano)
Os Calças franceses já participaram de concorrencias públicas para vários países, e foram reprovados por serem caros e de capacidade de Guerra duvidosa .
Só a frança os tens em sua força aérea por serem franceses.
Os caças franceses são de capacidade de Guerra duvidosa e podem virar sucatas inoperantes.
A opção de Lula pelos caças franceses é equivoca e de alguém inesperiênte para este assunto.
Espero que na escolha do modelo para defender o Brasil, que venha prevalecer a Razão tecnica e tecnologica dos caças e não a ideologia politica comunista e de esquerda de Lula.
O Brasil precisa se armar para se defender caso seja preciso!!!
Se queremos nos tornar no futuro breve uma potencia mundial na economica, nada + justo e racional nos prepararmos no quesito defesa militar e se tirnar também a maior potencia militar na região.
Nikacio lemos
23 anos
22 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 04/10/2009 14h44
Alcides Emanuelli (2014) 04/10/2009 14h44
Eu não entendo nada sobre Avioezinhos, ninguem quando era criança ganhei um para brincar.
Agora com tanta conversa fiada e a troca de interesses para comprar de armamentos para a guerra para destruir povos e Nações, talvez o plano do Lula seja atacar o Paraguai, ou quem sabe a colombia ou o Peru, o Uruguai que é perto do Sul do Brasil.
Bem isso não importa o que importa que eles querem comprar de um forma ou de outra os tais Aviõezinhos e sabem que não importa o custo tem que os franceses, e a FAB vai analisar e a palavra já esta dada.
O que eles vão fazer é comprar 10 desses caças de cada um e pronto depois e fazer uma baita festa regada a tudo um churrasco na granja do torto que o nome já diz tudo e comemorar com muito trago.
Vamos fazer festa com o Presidente da França com o Obama e com o Rei da Suecia.
9 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 04/10/2009 14h34
Leucio Da Mota Barbosa (329) 04/10/2009 14h34
VIVA O BRASIL ! VIVA LULA !
O Brasil definitivament entrou no circuito internacional , e hoje é um icone mundial .
É para estufar o peito e gritar bem alto viva Lula !!! ganhamos todas .
Pan Americano , copa do mundo e olimpiadas .
Quem conhece e sabe , o efeito benéfico que uma olimpiada pode trazer a um pais tem que comemorar muito .
Com o investimento de 62 bilhões , durante o periodo anterior e posterior a olimpiada, teremos lucrado muito mais e , ainda será legado ao Rio De Janeiro e ao Brasil um avanço extraordinário em todos os setores economicos , sociais e de turismo .
Mas mesmo assim , não me surpreendo , que alguns , por pura ignorancia ou despeito politico , " no caso porque o seu grupo politico ou seu candidato nunca consegui nada para o Brasil .
Os comentáristas revoltados , que chafurdam como num esgoto , estes irão odiar tudo de bom que for conseguido para o Brasil se tornar breve uma potencia mundial .
E lá vem chafurdação , prestem atenção !
3 opiniões
avalie fechar
M Mig (2445) 04/10/2009 14h20
M Mig (2445) 04/10/2009 14h20
Sobre o Pan de 2007:
"A estrutura é super-dimensionada, quase suficiente para abrigar as Olimpíadas. O Pan poderia ser realizado com menos obras, adaptando a estrutura já existente no Rio de Janeiro.
O orçamento federal atual é dez vezes maior que o inicialmente proposto, em 2002.
Pesquisando pela web, é possível encontrar números exorbitantes. Alguns exemplos:
Em fevereiro de 2007, o gasto federal com o Pan alcançou R$ 1,5 bilhão. No mesmo mês, os gastos nas três esferas do Executivo (municipal, estadual e federal) estavam previstos em R$ 3,3 bilhões. Em 2002, quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Pan 2007, o valor previsto era R$ 532 milhões (seis vezes menor).
A reforma do Maracanãzinho foi orçada, inicialmente, em R$ 17,9 milhões, mas foram gastos mais R$ 90 milhões para recuperar o estádio.
A homenagem da escola de samba carioca Portela ao Pan-2007 custou R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.
Os gastos da cidade do Rio são tão desproporcionais que a Câmara de Vereadores instaurará a CPI do Pan para investigá-los."
A resposta de lula
"O que nós estamos fazendo é o seguinte: nessas alturas do campeonato, nós temos que realizar o Pan. Eu acho totalmente infundado e absurdo imaginar que nós estamos gastando dez vezes mais. Nós estamos gastando aquilo que foi o custo apresentado e a parte que diz respeito ao governo federal"
Ao fatos foram apresentados... e lula fugiu das acusações novamente!
2 opiniões
avalie fechar
M Mig (2445) 04/10/2009 14h19
M Mig (2445) 04/10/2009 14h19
laerte romero
Entendo e compartilho de sua indignação, tem gente morrendo de fome no norte e nordeste que nunca ouviu falar de Fome-zero ou de Bolsa-Vale-Voto-Familia, isso por que, a exemplo de obras de infra-estrutura, saúde e moradia, medidas para dar vida minimamente digna a essas pessoas não dá voto.
Sobre a CSS, qual foi a diferença que você observou na saúde publica com o fim da CPMF? Eu não vi nenhuma pois o imposto foi totalmente desvirtuado com o passar dos anos (como todos os impostos no Brasil, já que não temos política tributária séria) e sabe qual a diferença que você vai ver na saúde publica se a CSS for implementada?? Nenhuma, o dinheiro continuará sendo usados para outros fins...e provavelmente para cobrir os gastos excessivos do governo lula e de quebra a organização dos jogos olímpicos.
1 opinião
avalie fechar
M Mig (2445) 04/10/2009 13h42
M Mig (2445) 04/10/2009 13h42
"FAB deve concluir análise sobre compra de caças até o fim de outubro, diz Saito"
A FAB vai decidir sobre os caças a serem comprados???? Mas lula não havia decidido isso da forma que sempre faz..... ignorando que tem conhecimento para tomar as decisões??
(Foi assim com Battisti)
Não diziam "vão ser os caças rafale a serem comprados pelo Brasil"??
Êeee lulinha, mais uma gafe.... isso é apenas reflexo de sua total falta de preparo....
sem opinião
avalie fechar
Francisco Braga (16) 04/10/2009 01h43
Francisco Braga (16) 04/10/2009 01h43
Carissimo Luis, moro no EUA, pois minha esposa e americana e tb meus filhos, e a conheci ela no Brasil quando ela estava visitando uma amiga, ela estava no primeiro ano de faculdade pra ser professora, (aqui se requer bacharelado em educacao pra ser profressor(a)) e a coitada so ganha 35000 por ano, quem me dera se ela tirasse 50000 usd por ano, acharia dificil alguem ganhar 50000 no Canada tratorando neve pq la neva so 4 meses ao ano, e vendedor de plano de saude tem uma competicao imbativel chamado o estado, os canadenses sao muito felizes com o plano de saude gratuito que o estado fornece.
Sem desviar demais do assunto, sim podemos contruir nos mesmo os cacas, com pesquisa e desenvolvimento, ou podemos fazer como Israel fez comprar e copiar os cacas como fizeram com o mirrage3, porem ainda seriamos dependentes de importacoes de metais aeronauticos, como titanium, cobre e aluminio, (Brasil tem muito ferro).
Gostaria de ver os F18 ser escolhido, por causa de sua versatilidade, e porque e uma plataforma ja testada e sim esses cacas sao da elite da marinha americana, todos da FAB sabem disso, como eu sabia que na disputa pro FX1 o Sukkoi era o favorito dos pilotos da FAB, mas sempre vence a politica, e vamos acabar pagando os olhos da cara por esses cacas frances, fazer o que
2 opiniões
avalie fechar
Louis Fod (341) 03/10/2009 10h18
Louis Fod (341) 03/10/2009 10h18
Ilustre Braga. Não sou um pessimista como afirma apenas olho para a realidade e dou o desconto. 100 mil reais por ano = 50 mil usd, no Canadá você consegue isso tratorando neve ou vendendo plano de saúde. No mais acho que os alunos do ITA são muito bons, o próprio vestibular faz isso, o resto é auto - pilot. Fui a Biblioteca do ITA uma vez, já tem uns 5 anos, e vi que os livros que eles estudam lá não permitem nem que se projete um ultraleve. Prova disso é que não temos um moto-planador que seja enquanto na Alemanha existem vários modelos. O aeromot é um projeto françês de engenheiros e técnicos que brincavam na airbus. Eles da aeromot compraram os desenhos e não tem muita noção do que fazem, se fosse para montar algo novo patinariam.. O ensino no Brasil é péssimo por que não atinge objetivos visíveis. Um bode expiatório para isso é botar a culpa no orçamento, há não temos o dinheiro, ou há não tivemos ajuda, ou há não temos pessoas com doutorado. Essa ladaínha... Por isso que eu disse o tempo das exatas se foi. Nada pessoal. Eu mesmo fui engenheiro até passar fome. 3 opiniões
avalie fechar
laerte romero (1) 02/10/2009 21h17
laerte romero (1) 02/10/2009 21h17
Incrivel!!
Um pais que não possui infra-estrutura portuaria, rodoviaria, moradia suficiente para sua população, etc..etc, dengue, segurança, saúde; se dá o luxo de gastar milhões com esses jogos.
Vai acabar no bolso da grande maioria da população desse pais. E a volta da CPMF, é pra que mesmo??
Se tem pra esses jogos, então não precisa...
11 opiniões
avalie fechar
Mozart oliveira (34) 02/10/2009 20h01
Mozart oliveira (34) 02/10/2009 20h01
Entre os 3, qual deles já foi mais do que aprovado em combates os mais variados mundo afora? O F - 18, sem dúvida. mas não esquecer que os velhos Mirage franceses ainda voam e foram mais do que aprovados e vitoriosos nas guerras de israel contra árabes e o projeto inicial foi aperfeiçoado pelos próprios israelenses, mas hoje reina lá o F - 18 sem concorrentes à altura. Apostaria que nossos ases pilotos de caça preferem o inigualável F 18...Vamos apostar um cafezinho? 4 opiniões
avalie fechar
Hoje é um dia muito feliz para nós brasileiros, a despeito dos mau agouros dos urubus de plantão. Além de nossa vitória em si, para sediar as olimpíadas, descobrimos pelos discursos pré e pós vitória de nossos mais elevados representantes que somos um país muuuuuito rico (entre os 10 do mundo), e que nos próximos anos estaremos muuuuuuito mais ricos (entre os 6 ou 5), e que portanto os propostos 28 bi para o evento são, na linguagem popular, "dinheiro pra pinga". Este é um dia que deve ficar gravado na memória de nós brasileiros pois demonstra nossa capacidade de superação, e que, graças ao nosso governo, finalmente superamos as amarras históricas que impediam nossa entrada no primeiro mundo (pobreza, subdesenvolvimento, educação precária, saúde pública deficiente, déficit habitacional, violência urbana, etc). Hoje somos primeiro mundo e não mais aceitamos as desculpas esfarrapadas de nossos governantes e seus descabidos pedidos para aumentos de impostos antigos e criação de novos impostos. Somos ricos, temos dinheiro sobrando (e teremos muito mais). Exigimos serviços de qualidade. Demandamos redução de impostos. Queremos que trabalhem bem com o excesso de dinheiro que tem e nos deixem trabalhar em paz.
Parabéns a todos nós. Conseguimos.
8 opiniões
avalie fechar
Francisco Braga (16) 02/10/2009 12h18
Francisco Braga (16) 02/10/2009 12h18
carissimo Sr. Luis
E comentario muito arbitrario do Sr. em dizer que o tempo das exatas so foi, Se nao fosse pelas ciencias exatas o Pre Sal estaria so na imaginacao do povo, a situacao do Brasil seria igual a do Afeganistao sem as Exatas.
Digo mais... cresci em Sao Jose dos Campos SP. dentro do CTA, e tive o prazer de conviver com estudantes do ITA (que esta localizado dentro do Centro Tecnico Aeroespacial CTA) e carissimo companheiro esse alunos desde terceiro ano no ITA, ja tinham emprego garantido em paises como Franca, Reino Unido e Malasia, com salarios de acima 100000 reais por ano, oficiais aviadores da FAB aspiram em entrar no ITA para apronfudar seus conhecimentos em Aeronautica. O seu comentario mais uma vez revela a posicao de muitos brasileiros que infelizmente se colocam numa posicao de cidadao de segunda classe.
Concordo em desenvolver nossas propias turbinas e equipamentos eletronicos avancados, porem nao faz ainda 20 anos que o Brasil estava afundado em dividas com o FMI e a propia divida interna, ao contraste de Franca Suecia e EUA que desfrutam de imensas verbas pra pesquisa e desenvolvimento. estamos no caminho certo, mas com pessoas pessimistas e desinformadas fazem o caminho muito mais arduoso
PS o time de basquete e de Charlotte, Carolina do Norte, o Charlotte Hornets
16 opiniões
avalie fechar
Francisco Braga (16) 02/10/2009 10h41
Francisco Braga (16) 02/10/2009 10h41
O Sr. Hamilton, nao mencionou o porta avioes Sao Paulo, que foi comprado da Franca, O que infelizmente e sucata, mas funciona. O falta de respeito com que se trata do nosso produto de orgulho nacional o Tucano, nao e um tecoteco sendo eu um ex- soldado da FAB vi a maquina em acao e uma maquina superba, sendo que a Inglaterra comprou varias unidades, e outro paises europeus tambem, e sim concordo com a proibicao de vendas pra Venezuela. Eu te garanto que se voce fazer um projeto de uma arma, e vende a tecnologia pro seu vizinho amigo, vc nao vai quere que esse vizinho amigo venda essa arma pro seu outro vizinho com quem vc tem problemas. vamos analizar isso com bom senso e nao emocoes, e por favor respeite os nossos produtos, porque se nos nao respeita-los, ninguem respeitara por nos. 8 opiniões
avalie fechar
Louis Fod (341) 02/10/2009 09h16
Louis Fod (341) 02/10/2009 09h16
A Folha contradisse a si mesma, A folha teria dito que o Gripen é só um protótipo, achei estranho mas fiquei quieto... Agora a reportagem fala em 10 anos de operação!! Como pode isso? Esta na hora da folha melhorar o que escrevem, ou é um protótipo ou é um caça com dez anos?
=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=
E os aviões sacados ? A pelo menos 3 super caças consagrados que foram descartados. Pelo que li a melhor opção é misturar Su-35 "Flanker" com o Mig-29 "Fulcrum", é o que a Rússia usa todo dia.
/--/--/--/--/--/--/--/--/--/--/--/--/--/--/
A própria lei dos EEUU vai limitar o armamento nos Hornets. Os unicos Hornets que teremos completos são os Los Angeles Hornets, time de basketball, UH!
ITA ? Aquela escola que perdeu no AeroDesign para a Federal do Rio Grande do Norte? Que forma engenheiros desempregados como qualquer outra escola, sinceramente o tempo das exatas já se foi.
Construir aviões civis é ate certo ponto trivial, você integra os 99 % de peças importadas e pronto. Quero ver é fabricar Turbofans como a GE ou a PW...ou um painel digital que seja. A realidade é a seguinte: você projeta sabendo que vai comprar esses itens de fora, se eles cortarem a venda você "sifo". Por isso que eu disse e repito transferência de tecnologia não existe.
Ou você faz tudo ou compra tudo. Montar é apenas embromação.
12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página