Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
dario alves de lima (83) 12/05/2009 17h27
dario alves de lima (83) 12/05/2009 17h27
O general (com letra minuscula) esta caducando, lugar de militar é no quartel general, lugar de ditadura militar so em sua casa general, voce é militar nos somos civis e inteligentes general.
Saudações general
Dario lima
14 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Araújo (7) 12/05/2009 11h28
Reginaldo Araújo (7) 12/05/2009 11h28
Acho que o General Paulo Cesar de Castro tem o direito de se expressar, afinal estamos em uma democracia que é bastante diferente do regime que ele defende, mas não é assim em todos os grupos sociais? Deputados, Senadores, Conselho de Medicina, OAB etc. não defendem os seus membros que muitas vezes praticaram ilícitos graves? Em um ponto concordo com o General que a guerra depois que foi instalada a ditadura era de fato contra comunistas; e o que eles queriam não era diferente do regime que se instalou, apenas uma questão de direção ou seja uma ditadura de esquerda nos moldes da antiga URSS e da China. O duro de tudo isso é que hoje pagamos impostos para sustentar gordas aposentadorias e pagar indenizações aqueles ¨Bravos¨ que também queriam tomar o poder para nos transformar em foquinhas amestradas. 11 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (387) 11/05/2009 13h16
Santos Júnior (387) 11/05/2009 13h16
"Sorte a nossa que muita gente de coragem não aceitou sua doutrina fascista e tentou resistir, muitas vezes, sacrificando a própria vida." Sr "Anackim", a revolução militar fora instaurada no Brasil após as milícias da esquerda começarem suas atividades rumo "a um ideal maior" e não o contrário como dá a entender este trecho do pos´t de vossa autoria.Mesmo antes de os militares organizarem alguma coisa já havia,comprovadamente, militantes brasileiros sendo treinados sob táticas de guerrilha por chineses, cubanos e russos tanto na URSS como aqui no Brasil, escondidos pelos interiores afora.Isto aconteceu antes do golpe e não depois e ai me pergunto qual era a intenção desses treinamentos?Restaurar a democracia?Alcançar um "ideal maior"?Qual seria o "ideal maior"?Os que lutaram no passado em busca do "ideal maior" também torturaram, mataram, assaltaram bancos, e acho que isto também não é motivo de orgulho para ninguém.Um dia conversando com um ex-militante comunista da época na cidade em que eu morava, ele me relatou que já existia uma lista de pessoas que seriam enforcadas numa praça pública da cidade, me mostrando em quais árvores isso iria acontecer(até as árvores haviam sido escolhidas) caso a revolução comunista saisse vitoriosa.Desconfio que isto talvez não fosse lá a "democracia" que tanto "buscavam", isto só comprova o que de fato seria este tão almejado "ideal maior". 39 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (101) 08/05/2009 17h24
Capitão Capitão (101) 08/05/2009 17h24
Uma Nação precisa de seus soldados à postos p/ que, na hora da adversidade cumpram o duro dever de se opor a agitadores e agressores de armas na mão, p/ q a Nação não seja invadida ou levada à anarquia.
Triste destino dos ignorantes q desconhecem a verdade da própria história e emitem opiniões equivocadas de fatos não vividos apenas pelo modismo do politicamente correto.
Dentre o extenso rol de crimes violentos cometidos um deles tornou-se o símbolo maior da violência desmedida, o JUSTIÇAMENTO.
Este foi empregado pela esquerda p assassinar os próprios comunistas considerados traidores e os integrantes das forças legais.
O justiçamento praticado pelos comunistas era um crime premeditado, planejado, frio e cruel de uma doutrina que sobrepunha os fins aos meios. Era um processo q começava por uma denúncia, passava pelo julgamento de um "tribunal revolucionário", organizava um grupo de execução com militantes travestidos de carrascos e se encerrava com o sangue do "justiçado" salpicando a propaganda do ato cometido.
Tudo isso, a sangue frio.
Senhores da vida e da morte os terroristas nada deviam aos militares em crueldade e ufanavam-se de que "guerrilheiros não matam por raiva, nem por impulso, pressa ou improvisação. Matam com naturalidade. Não interessa o cadáver, mas seu impacto sobre o público."
Donos da verdade, os comunistas ameaçavam:
"Outros terão o mesmo fim, todos sentirão o peso da justiça revolucionária. Olho por olho, dente por dente"
16 opiniões
avalie fechar
Anackim skywalker (59) 06/05/2009 20h01
Anackim skywalker (59) 06/05/2009 20h01
Os milicos são dignos de pena. Desprezados por todo o mundo ocidental e humilhados pela história principalmente na América latina. Sabe-se hoje que os militares argentinos dopavam jovens e os jogavam de um avião no mar. Covardes além de tudo. Sorte a nossa que muita gente de coragem não aceitou sua doutrina fascista e tentou resistir, muitas vezes, sacrificando a própria vida. É de sentir nojo quando me deparo com os apologistas do golpe nesse site. Saibam vocês que a história condenou os facínoras, não fosse assim, suas comemorações não estariam circunscritas aos clubes militares, cheios daqueles generais de pijamas escondidos nos gabinetes com o "c... na mão" (como diria Renato Russo). Não adianta, ínfima parcela sem representatividade...no poder só pelas urnas. Sigam a cartilha da democracia. Em tempo...militar tem que bater continência pra civil e proteger nossas fronteiras e soberania. São funcionários do Brasil. Têm sua importância, claro, se trabalharem pelo Brasil como empregados que são! Aos reformados de plantão com seus pijamas e teias de aranhas nos pés, peço que não deixem que o tédio matem vocês...procurem algo pra fazer 24 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (829) 06/05/2009 12h59
Bolinha da Lulu (829) 06/05/2009 12h59
É interessante essa visão dos dois lados da revolução.
Mas vamos nos reportar aos tempos dos fatos.
Mesmo para São Paulo a informação era muito pouco confiável ou ampla.
Ninguém sabia ao certo o que era a Luta operária.
Se usou muito a inveja e a revolta contra o patrão (antes existia um patrão, hoje se desconhece o proprietário da empresa) e como podemos perceber, isto gerou uma esquerda factoide que visa apenas seu próprio privilégio.
Então temos uma direita arrogante prepotente, onde a sua soberba falava com todas as letras:
Eu sei o que é melhor para você.
Como não havia ninguém que coibisse a direita, os abusos aconteciam e acabou dando o mote para a esquerda agir.
No Século XIX tivemos Comte e Marx que se opuseram na suas filosofias. Comte apenas sintetizou o que já vinha sendo divulgado criando o positivismo.
Já Marx, se baseou no sentido da igualdade, na religiosidade, apesar de critica-la, para tecer suas teorias.
Na realidade ambas são complementares, por serem opostas. Mas a definição de suas utilizações é determinada pela compreensão do povo, no sentido de civilidade e cidadania. Como o Capitalismo surge de forma natural como evolução da própria história, o socialismo tem que ser adotado paulatinamente amenizando a selvageria do capitalismo.
7 opiniões
avalie fechar
euller BATISTA (62) 05/05/2009 17h44
euller BATISTA (62) 05/05/2009 17h44
O EXERCITO não pode passar por essa humilhação...ta na cara que é mais uma tentativa de desmoralizar...para continuar entregando o poder aos MSTs da vida...ACORDE MEU EXERCITO. 4 opiniões
avalie fechar
joão nascimento (268) 05/05/2009 17h13
joão nascimento (268) 05/05/2009 17h13
governador governe esta falta de segurança que esta no seu estado sob o seu governo pt o passado foi, cuide da juventudo do seu estado dando estudo e saude coisa que governador do pt não da a estado em que governa 2 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (101) 05/05/2009 14h49
Capitão Capitão (101) 05/05/2009 14h49
......CONTINUAÇÃO
Claro que não houve um assalto comunista ao poder.
Cuba, China e União Soviética estavam financiando a guerrilha apenas com o exclusivo intuito de fortalecer as instituições democráticas no Brasil.
A Aliança Libertadora Nacional (ALN), a Ação Popular (AP), a Ação Popular Marxista-Leninista (AP-ML), o Comando de Libertação Nacional (Colina), as Forças Armadas da Libertação Nacional (FALN), a Frente de Libertação Nacional (FLN), o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), a Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (ORM-POLOP), o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Comunista do Brasil (PC do B), o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (Val-Palmares), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) - todas estas organizações nada tinham a ver com comunismo.
Eram, singelamente, instituições beneficentes que pretendiam 'SALVAR O BRASIL' de uma ditadura militar.
A exemplo de Cuba, os comunistas não dominaram o BRASIL porque nós, os militares, tomamos o poder.
6 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (829) 05/05/2009 12h44
Bolinha da Lulu (829) 05/05/2009 12h44
continuação.
Quando pegamos a teoria da administração de Taylor, o surgimento da linha de montagem, implantada por Ford, notamos que o operário não passa de um robô sem sentimento e um alheiamento total quanto as suas necessidades básicas e fisilogicas.
Este era o pensamento da direita e obviamente o operário se sentia oprimido, desprestigiado e escravizado. É interessante ressaltar que o século XIX foi quando terminou a escravidão no Mundo de forma emblemática, apesar de ainda acontecerem escravidão pontuais.
O seu começo tem como porta de entrada na Inglaterra em 1815 e termina em no ocidente em 1888 no Brasil. Apesar de outros paises no orienta mante-la sendo a Mauritania a última em aboli-la em 1981.
Então temos ainda uma luta ingloria contra os critérios escravagista de se administrar. Assim o empresário começa a compreender que necessita ter o empregado como aliado e ainda temos que compreender que o empregado tem a necessidade do patrão para seu sustento e as crises acabam demonstrando essas necessidades individualmente a cada cidadão.
Assim ficarmos questionando nosso passado recente ou arcáico, como querer restituir ao indio suas terras ancestrais, ou querer dar cotas para negros querendo admiti-los como deficientes ou mesmo querer punir os torturadores da revolução, só aprofunda o hiato da conciliação, atrasando nosso desenvolvimento e retarda a compreensão real do que é viver nesse planeta e neste país.
2 opiniões
avalie fechar
Marcelo Morais de Souza (3) 05/05/2009 10h01
Marcelo Morais de Souza (3) 05/05/2009 10h01
Estão querendo mexer em vespeiro. Se os arquivos ainda não foram abertos, não foi por iniciativa dos militares que consultados, não se opuseram. Estamos em um segundo governo popular etc e tal e o próprio Presidente muda de assunto. O que será encontrado nesses arquivos? Talvez o País fique surpreso em ver quem são e o que fizeram os seus atuais governantes e políticos (por exemplo: se para tirar o Brasil de uma ditadura foi necessário matar segurança de banco, chefe de família, com tiro na testa, vai dar o que falar). Na prática, o discurso é outro... 2 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 05/05/2009 07h04
Luís da Velosa (1570) 05/05/2009 07h04
A guerrilha aliciava jovens "inexperientes" (ou desarmados) e as forças extremas aliciavam dedos duros, débeis mentais, perversos, desumanizados, covardes (só eram machões depois que amarravam e amordaçavam os homens de bem, estupravam adolescentes e mulheres, solteiras ou casadas, formavam crianças espiãs e delatora, mal-amados, sobretudo pelos filhos, amigos e mulheres, gente da pior qualidades moral e uma turba de segmentos retrógrados seguiam o séquito dos que cultivavam o medo e a desesperança, sequestravam, afogavam com pedra presa ao pescoço e jogavam de barcos e aviões, enforcavam nos calabouços homens da estirpe de Vladimir Herzog, Paiva, Marighella, desfiguravam toda a nacionalidade, da mesma forma que todos os facínoras da História perpetraram. E tem mais. Nunca fui comunista, muito pelo contrário, filho de um conservador, neto de barão e cacauicultor e plantador de piaçava. Aliás, mesmo que não haja punição, ou a imprecritibilidade não seja considerada, todos esses celerados, com exceção de Humberto de Alencar Castelo Branco, e mais alguns contados a dedo, estão de almas enodoadas para toda a eternidade, se é que tudo isso que nos fizeram acreditar realmente seja uma realidade.De qualquer forma,todos esses debilóides tinha medo dos insurretos que queriam o bem do Brasil.Quem não tem medo,não manieta,nem amordaça. Lembro-me de um rei dos berberes que instou Theodore Roosevelt a lutar com espadas e deixar os canhões e fuzis com suas baionetas caladas. Ele foi? Riu! 8 opiniões
avalie fechar
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h12
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h12
Já mendei vários emails para alguns Genarais...e nem resposta eu tive...dos de pijamas...me responderam que, ainda acreditam em tempos melhores!mas como??? 1 opinião
avalie fechar
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h08
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h08
e ESSA justiçinha que confere comenda á dona Marisa???!!! no DF..que coisa, banalisaram tudo...agora nao sei mais de nada. Acabou...acho até que é o fim do mundo, nao pode ser outra coisa, e EU que fiz 4 filhos para encarar esse mundao, hem?...todos FILHOS dessa mentira de democracia...de 18 a 23 anos. coitados. 1 opinião
avalie fechar
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h00
euller BATISTA (62) 04/05/2009 23h00
Na nova concepção imposta pela elite globalista iluminada, o Estado é o "agente de transformação social", a vanguarda da revolução cultural incumbida de fazer o povo gostar do que não gosta, aprovar o que não aprova, cultuar o que despreza e desprezar o que cultuava. É o órgão do estupro psicológico permanente, empenhado em chocar, escandalizar e contrariar a alma popular até que esta se renda, vencida pelo cansaço, e passe a aceitar como decreto da Providência, como fatalidade natural inevitável, o que quer que venha da burocracia dominante." sem opinião
avalie fechar
euller BATISTA (62) 04/05/2009 22h58
euller BATISTA (62) 04/05/2009 22h58
É mais uma afronta aos MILITARES das FFAA. Esses homens que um dia LIVROU o Brasil dos terroristas que hoje estao aí...mandando até em TRIBUNAIS...nao acredito no que estou vendo...UM PEDIDO , UMA IMPLORAÇÃO...SRES GENERAIS, JA QUE ELES QUEREM MEDIR FORÇAS...ESTAO ESPERANDO OQUE? ESTAO TESTANDO NOSSO GLORIOSO EXERCITO... 1 opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 04/05/2009 20h14
Alcides Emanuelli (2004) 04/05/2009 20h14
E eu que pensei que essa tal de Ditadura foi de 1964, me parece que a data foi primeiro de abril, mas vendo que a data era um pouco forte e folclorica eles puxaram para 31 de março.
E o fim foi mais ou menos em 1972.
Mas parece que os caras dizem outra coisa que foi até 1984, 85, 86, ou quem sabe ela entrou nos anos 90.
Se Ditadura e a ausencia de liberdade de um povo de uma Nação, liberdade de sair as ruas de ter segurança de não ser escravo das mentiras da comunicação do Estado.
Parece que a Ditadura terminou no inicio dos anos 70 e depois vem a outra Ditadura dos Politicos ladrões e corruptos, do empreguismo de interesses de grupos do assalto do poder corporativista contra o Estado, vem a Ditadura do Poder Proletariado emergente que sempre usou a ditadura com uma desculpa como um meio de fazerem sua construção para o Poder.
Ditadura Militar dos anos 60 foi um mal que um dia acabou, mas os vicios dos militares com suas aposentarias vitalicias ninguem ainda criou vergonha na cara para acabar, a corrupção que existe ninguem tem a coragem de acabar.
Mas continuam falando de algo que já vai longe e o que ficou de errado ninguem mexe isso é estranho ou eles todos são estranhos no ninho.
Agora vem o outro lado da moeda, quem substitui os primeiros donos do Poder não mexe com as irregularidades da ditadura mas fala as besteiras de sempre para tirar proveito da imagem de ser contra um sistema de excessão.
O totalitarismo é um sistema perverso, que escraviza o povo,
8 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 04/05/2009 19h09
João Carlos Gagliardi (2328) 04/05/2009 19h09
"STJ reconhece responsabilidade da União por consequências de prisões na ditadura..."
Incrível!!!
Todos aqueles que conspiraram para transformar esse país em um grande cemitério, que era exatamente o que aconteceria se a esquerda tivesse ganho a luta em 64, são transformados em "vítimas".
Em Cuba, os agora vovôs esquerdopatas fuzilaram perto de 100.000 pessoas, quantos brasileiros teriam tido na época, o mesmo fim?
Parece até que isso não importa.
Eles não ganharam na época...
E também não ganhariam agora.
Mas em compensação não se importam em encher os bolsos de dinheiro às custas dos contribuintes.
Tudo é motivo de indenização, e com ex-terroristas no poder, fica até fácil obterem qualquer coisa.
Até mesmo a imperdoável, traição e agressão á própria pátria, é premiada, com dinheiro...
11 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (101) 04/05/2009 13h05
Capitão Capitão (101) 04/05/2009 13h05
Ainda tem gente q acredita q a ação do Araguaia foi uma ação justa e legal das esquerdas.
É sabido q enquanto o Brasil ainda respirava democracia, o PCdoB treinava em Pequim militantes p/ a luta armada. O Araguaia foi escolhido pelo "comando" face à distancia e às dificuldades de comunicação e transporte. Varios "quadros" agiram livremente no Araguaia bem antes de serem descobertos, a tal ponto de conseguirem o apoio da população local.
Jamais as esquerdas radicais quiseram restaurar a democracia, mas instaurar o socialismo por meio de uma ditadura revolucionária.
Certa vez Vladimir Palmeira admitiu q "A gente não tinha preparo para governar o país. Todo mundo sabia muito pouco".
A guerrilha aliciava jovens p/ utilizá-los como laranjas. Cansei de ver jovens iludidos aliciados em Centros Acadêmicos d Universidades sendo usados pelos chefões da esquerda.
Crianças que nem sabiam ao certo o que estavam fazendo lá, presos nas celas do DOI-CODI.
O rebanho queria a ressurreição da democracia.
Os pastores obedeciam sem chiar aos comunistas veteranos que chefiavam as seitas.
Carlos Marighela membro do Comitê Central do PCB ensinava aos pupilos da ALN por meio de seu manual a beleza que há em "matar com naturalidade", ou por que "ser terrorista é motivo de orgulho".
A Human Rights deve se lembrar que direitos humanos não são primazia de comunistas criminosos.
Hoje nos hospitais quantos morrem por incuria do Estado, o mesmo Estado q eles apoiam.
3 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (829) 02/05/2009 16h57
Bolinha da Lulu (829) 02/05/2009 16h57
Caro Sr.João Alexandre;
Eu sou adepto que aqueles que realmente foram lesados pela revolução tenham seus direitos restiruidos. Como o Sr. disse, não pegaram em armas, não assaltaram banco, não mutilaram gente com bomba. Foram arbitrariamente punidos pela forma de pensar, e assim ao meu ver sendo tudo confirmado, não vejo por que não sejam beneficiados pelo erário publico, o que não seria o caso do pessoal do pasquim ou mesmo do Lulla, que apenas ficou 30 dias preso em prisão especial sem tortura e com cafezinho na cama.
Agora é real a necessidade de um meio do caminho para a democracia entre o capitalismo e o socialismo. O problema é definir quais, normalmente sempre se extrapola o sentido, ou muito ao mar ou muito a terra. Assim o que se tem que pensar o que é essencial ao estado e suas obrigações. Salário minimo é uma função socialista. Participação nos lucros das empresas é uma forma socialista de auxiliar a população.
Precisa haver coisas controláveis e coisa que se auto regulam. Assim as definições tem que ser respeitadas e os erros corrigidos para que a sociedade possa se tornar autonoma em sua vida, sem ingerências fortuitas.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página