Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
CLAUDIO JOSE LIMA (4) 19/03/2009 00h50
CLAUDIO JOSE LIMA (4) 19/03/2009 00h50
A demarcação em terras contínuas será o suicídio do STF de maioria lulista. A região é de contestado. 8 opiniões
avalie fechar
Alberto GomesMachado (1) 18/03/2009 22h20
Alberto GomesMachado (1) 18/03/2009 22h20
É lamentável o povo brasileiro estar alienado deste processo, e não fazer pressão suficiente para sobre esses insensatos governantes que deliberam sobre questões tão graves do Brasil, sem dar ouvidos a quem deveria ser consultado de fato e não tentarem, como altistas, governar baseados em devaneios autoritários.
O índio, bem como tods os que habitam o solo brasileiro,, precisam sim de serem incorporados como cidadãos brasileiros de fato e não desse paternalismo hipócrita que certamente, trará consequências desastrosas para o todos.
17 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 18/03/2009 22h16
Elza Miranda Cardoso (290) 18/03/2009 22h16
É bom que suas "Supremas Excelências" pensem bem no que estão votando. Afinal, "ELES" são o ápice da pirâmide cultural e jurídica deste país. Se, por qualquer motivo, em futuro próximo nossa Nação Brasileira correr o risco de perder parte de seu território em função desta decisão que estão tomando, CREIO QUE, MAIS QUE QUAISQUER OUTROS, estes "PRODÍGIOS do Direito", estes "Portentos da Sabedoria", estes senhores intérpretes das Leis que seus padrinhos fazem,NÃO TEMERÃO SER RESPONSABILIZADOS E PUNIDOS PELO POVO DESTE PAÍS, pois ninguém mais do que eles, TÊM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE pelos ATOS QUE HOJE PRATICAM, de maneira tão SEGURA, de forma TÃO RADICAL E CONVENCIDA, decidindo conscientes de TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS QUE PODERÃO ADVIR DE SUA TÃO FIRME DECISÃO, sobre parte de nosso território, nossa terra e da Amazônia.
Eles devem ter muito conhecimento e confiança de que , por lá, não aconteça tráfico de drogas, roubo de riquezas naturais do país e, mais do que tudo, que os índios aculturados, que já não dependem da caça e da pesca para sobreviver, não tenham a cabeça feita por ONGs estrangeiras, que já têm seus pés e mãos fincados na Amazônia.
PARABÉNS! AO VENCEDOR, AS BATATAS!
BASTA! BASTILHA!
9 opiniões
avalie fechar
Rafael Romano (1) 18/03/2009 21h59
Rafael Romano (1) 18/03/2009 21h59
O governo tem muitas responsabilidades na questão. Não é possível simplesmente homologar a reserva, tirar os posseiros, vilas e deixar os povos indígenas à própria sorte.
O Governo tem responsabilidades no acompanhamento e apoio ao desenvolvimento dos povos indígenas, uma vez que existem programas de educação e saúde em desenvolvimento na região.
O governo tem responsabilidades tb com os não-índios, das vilas que serão relocadas. Quantas cidades já foram relocadas em prol do Progresso, com a construção de usinas hidrelátricas, por exemplo? Fazer isso em prol da preservação de uma cultura e de povos indígenas é muito justo tb.
O governo tem inclusive responsabilidade com algum arrozeiro (não todos) que prove estar assentado alí há tempo suficiente . O "assentamento ilegal" começou em 1500 e inclúi inclusive os lotes das casas em que vivemos...a terra só foi negociada e legalizada através dos tempos, mas um dia a situação foi a mesma.
O exército tem que manter a responsabilidade sobre a fronteira tb. A área pode ser uma reserva indígena, mas continua a ser território nacional.
Sou favorável aos índios mas a moeda, como sempre, tem tem dois lados. Historicamente o governo nunca foi bom em defender os interesses de ambos os lados e, é claro, sempre sobra pro mais fraco.
A homologação da reserva é só uma esmola perto do preço que os povos indígenas do Brasil vem pagando desde 1500, mas que precisa ser paga.
3 opiniões
avalie fechar
Leandro Angelo (3) 18/03/2009 21h53
Leandro Angelo (3) 18/03/2009 21h53
Se querem esta demarcação, que também proíbam o acesso de qualquer organização nacional ou estrangeira com exceção das forças armadas brasileiras ao território indígena ou condomínio indígena.É obvio que existe interesses sombríos por traz destas demarcações na amazonia. Eu acho que um índio não deve ser isolado dos outros humanos como se fosse um extra-terrestre, esse negocio de preservar cultura é uma besteira pois o ser humanos passam por constantes mudanças no seu modo de vida e os índios não são exceções. Como brasileiro acredito que é importante mesclar as diferenças e readaptar agregando o que cada cultura apresenta de melhor. 7 opiniões
avalie fechar
MARCOS JEAN MARCOS (3) 18/03/2009 21h52
MARCOS JEAN MARCOS (3) 18/03/2009 21h52
Considero importante uma reflexão muito grande sobre o assunto, não podemos tomar decisões impogados pela midia, pela paixão das cirscunstancias. Conforme levantamento que esta sendo efetuado pelo governo federal, 60% do Brasil já é reserva...será que realmente se faz necessário tanta área para apascentar nossos indios? será que eles realmente ainda atuam da forma com que viviam anteriormente? Conhecemos regiões com grande contigente de indios, e observa-se que na realidade nossos indios, em alguns casos estão perdidos entre sua cultura e a dos brancos, transformandos em pessoas sem rumo, medigos, bebados. Em outros casos, constata-se indios que já usufruem dos beneficios que suas áreas lhe proporcionam, que em sua maioria são areas ricas em minério e outros bens naturais de alto valor, que são utilizadas de forma também inadequadas. E a cultura, não tem que evoluir?... 5 opiniões
avalie fechar
Gleyson Oliveira (11) 18/03/2009 21h19
Gleyson Oliveira (11) 18/03/2009 21h19
Quais são os índios que vivem incomunicáveis dos outros brasileiros? Com certeza não são os que vivem na reserva Raposa/Serra do Sol.
Não se tratam de pessoas afastadas da civilização e que desconhecem direitos e deveres de um brasileiro nato.
Portanto, a matéria real não é a proteção do índio e sim quem vai ficar com os frutos da exploração da terra e da madeira.
Eram os arrozeiros; Agora, serão os índios + MST + madereiros; Depois, não sei.
Só sobra a certeza que o meu imposto de renda pagará a indenização de arrozeiros e de quantos políticos participarem desta intermediação.
3 opiniões
avalie fechar
luis durante (45) 18/03/2009 21h14
luis durante (45) 18/03/2009 21h14
Fica claro que tem dois ministros no meio que são sempre dispostos a demonstrarem que estão contra a passar o país a limpo. Com raizes tucanas e DEMoniacas são contra tudo que seja ligado a pobre, fim de corrupção. Cade o audio do tal de grampo? Quem disse que existiu? O Gilmar e o Demóstenes! Além do delegado quer derrubar o juiz e se puder vai até o presidente. Aliás isso já quiseram fazer e não conseguiram. O STF tem que reagir contra esse golpista e corrupto do Gilmar. 6 opiniões
avalie fechar
daniel maciel (65) 18/03/2009 20h53
daniel maciel (65) 18/03/2009 20h53
A demarcação deve ser feita, pois os arrozeiros perceberam que a justiça é lenta, se aproveitando disso, fizeram o que fizeram. a reserva deve ser aberta à qualquer tipo de brasileiro, inclusive para o turismo (sugestão) e não me venham com essa que índio não gosta de contato com brancos, pois vão continuar fazendo o mesmo que os arrozeiros fizeram.....produzir. Uma ressalva que deve ser muito bem vista: deve ter distância da fronteira e ser evitar que índios da fronteira de outro país tenha laços com os da raposa, para evitar legitimação de terras e tentativa de desmembramento para tornar terras autônomas do Brasil, recrutando os índios para também servir ao exército brasileiro. 5 opiniões
avalie fechar
Christiano Almeida (12) 18/03/2009 20h21
Christiano Almeida (12) 18/03/2009 20h21
Texto do Ribas: "Essa demarcação é absurda. Essas terras são brasileiras e todos nós, brasileiros, deveríamos ter direito de transitar atráves delas, não apenas os indíos em questão."
Ficarei grato se o missivista conceder aos nativos em questão, o tão, seu, desejado trânsito no jardim de sua casa ou mesmo no hall do apartamento que mora! Cara pálida, quer dizer que mim deve ficar calado quando usurpam minha terra, enquanto que quando reinvidico a sua posse, não pode? Sua atitude como devo classificá-la? Devo a partir de então aceitar e comungar da máxima: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço ou proponho fazer". Ribas, quer saber de algo, não faz isso. Pois, cometestes uma bobagem insana e insanável, tá?
5 opiniões
avalie fechar
odair souza (2) 18/03/2009 20h13
odair souza (2) 18/03/2009 20h13
Esse homem leu seu voto durante 6 horas. Nesse espaço de tempo muita coisa aconteceu no Brasil, gente nasceu, morreu, sofreu, foi injustiçada etc etc etc. Nosso mal é que tem muita gente poderosa que pensa que ficar burocratizando e dificultando a vida vai fazer do Brasil uma grande Nação, prospera e justa. O poder corrói a alma, vicia....Ao índio o que é do índio e vamos trabalhar com mais agilidade e sem enrolação. 1 opinião
avalie fechar
isidorio silva (134) 18/03/2009 20h08
isidorio silva (134) 18/03/2009 20h08
Não foi possível ler todos os comentários feitos pelos leitores deste conceituado Jornal, mas foi possível ver alguns comentários do sr. PAULO FLORIANI ,que pelo visto é um defensor fervoroso dos Indios da RAPOSA SERRA DO SOL, não sei por qual motivo , pois eu sou um dos que não concordam com esta Reserva da maneira como a maioria quer , pois mesmo que estes Arrozeiros sejam invasores como este Sr. diz, eu que já visitei a trabalho BOA VISTA ,por duas vezes constatei que o único produtoa, que existe em Boa Vista em abudância é ARROZ e com o preço até mais baixo do que em outras cidades brasileiras, pois não tem quem aguente comprar verduras ,hortaliças e Lacticínios naquela cidade, já que os preços são pela hora da morte. Só espero que ele diga, que isto é uma inverdade minha. Como sou Nordestino e atualmente moro em NATAL -RN não entendo porque aqui ,principalmente, não existe nenhuma Reserva Indígenea demarcada, se quando o brasil foi descoberto havia ìndios por todo nordeste também, será que é porque aqui não existe nenhuma reserva de Minérios ,que interesse aos estrangeiros destas ONGS que existem aí em RORÁIMA .Ficaria muito grato se ele respondesse não só a mim , mas atodos que não estão a favor do voto do Marcos Aurélio de Mello.Obrigado a todos que tiverem paciência de lerem o meu ponto de vista e a este conceituado jornal se não vetá-la. 2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 20h01
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 20h01
Para que uma imensidão de terras para indios, já "abrazileirados"?
Se o Estado doa TUDO que eles precisam ou pedem, para que esse espaço todo?
Indio com celular e tv, é indio?
Finalmente alguém teve o bom senso de colocar um ponto de interrogação nessa demarcação contínua.
Fora ONGS.
O Brasil é para os brasileiros (os que trabalham e produzem, ao menos..).
4 opiniões
avalie fechar
Evilásio Santos de Souza (1) 18/03/2009 19h56
Evilásio Santos de Souza (1) 18/03/2009 19h56
É de profundo mau gosto entregar uma area tão estrategica nas mãos de tanto interesses externos. Fica no ar a impressão que existe dentro de nossos tribunais pessoas que estão sempre na contra mão da história. Depois não venham dizer que não estão entregando de mãos beijada a Amazônia a estrangeiros!!!!!!!!!! 3 opiniões
avalie fechar
Neusa Miriam Margy (12) 18/03/2009 19h53
Neusa Miriam Margy (12) 18/03/2009 19h53
Tanta terra pra tão poucos indios!!! E êles são os maiores responsáveis pela destruição da selva! Ou vcs pensam que êles caçam ,pescam,plantam,como no tempo da descoberta do Brasil?Permitem o desmatamento em troca de dinheiro para celulares,caminhonetes...são os primeiros a lucrarem com a venda de madeiras nobres,especialmente o mogno.Vamos parar com essa hipocrisia,pelo amor de Deus!! Temos é que,preservando a floresta,permitir o plantio de alimento,com responsabilidade.É muito fácil ter o arroz e feijão à mesa e nem pensar em quem plantou para matar nossa fome!!Agricultores que lutam contra a burocracia e as agruras das chuvas,sêcas,doenças...Mandem os indios trabalharem na terra....quero ver se êles topam.... 2 opiniões
avalie fechar
sueli ferreira (4) 18/03/2009 19h33
sueli ferreira (4) 18/03/2009 19h33
sobre o escândalo das APOSTILAS no estado de Sao Paulo, nao houve espaço para comentários.Por que? 1 opinião
avalie fechar
fagner belarmino da silva (1) 18/03/2009 19h33
fagner belarmino da silva (1) 18/03/2009 19h33
a area indigena Raposa serra do sol deve sim ser demarcada como esta porque os indios sao os unicos que cuidam da natureza e o usufrui sem degradala, e preservar suas culturas sem ser esquecidos pelos governantes que indio tambem vota, e o tamanho do brasil que era dos indios, raposa serra do sol esta pequena ainda,onde podem viver em paz sem serem humilhados pelos arroizeiros e alguns politicos daqui de Roraima, sou indio, e quero que aq minha cultura nao desapareça, e vivamos em harmonia como brasileiros. 1 opinião
avalie fechar
Valmor Hauptli (27) 18/03/2009 19h30
Valmor Hauptli (27) 18/03/2009 19h30
Gostaria muito de usar todos os caracteres para exprimir o que penso sobre o assunto, mas vou me abster e dizer apenas que não concordo com esta aberração e dar os meus parabens ao Ministro Mello que mostrou que tem bom senso. sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 18/03/2009 19h21
josé reis barata barata (3562) 18/03/2009 19h21
Índios e a soberania.
Não há coisa mais desagradável do que provar evidência.A falta de informação e o excesso de paixão deformam qualquer discussão.
Índio que também é, nenhum brasileiro sério é contra si mesmo,não acredito;na mesma linha, duvido que algum nacional seja contrário a que se lhes demarquem suas próprias terras; mais ainda, não considero aceitável que sejamos favoráveis a devastação do meio ambiente seja qual for o argumento, nem mesmo em favor do arroz c/ feijão de cada dia.Então,qual a divergência?Não consigo perceber outra que não a "continuidade da demarcação" e os "absurdos valores numéricos dela".Dois aspectos que ferem de morte a Nação pelas conseqüências diplomáticas que certamente acarretarão na combalida soberania ao reconhecer e atribuir um território, legalmente,a um povo que nele habita.Sequer lembrarei que nenhuma Nação do universo ousou tal liberalidade sem arcar com o ônus da perda de território(somos prova disto);ou, sem sangrentas fratricídios que ainda hoje se repetem.
Muito ontem, nas barrancas do barrento Madeira sonhava e tinha fé em um mundo único e unido e ainda não duvido, pois,"O Mundo é Plano - Thomas L. Friedman";porém, há uma enorme distinção no meu pensar de hoje:não se queimam etapas da história universal impunemente.A evolução do homem ainda está impregnada e o econômico potencializa de vício original estimulado pelo poder e nacionalidade que a fé ainda não destruiu: egoísmo em suas vertentes religiosas, raciais e étnicas.
38 opiniões
avalie fechar
euller BATISTA (62) 18/03/2009 19h09
euller BATISTA (62) 18/03/2009 19h09
Um serio problema para as gerações futuras...uma covardia, estao criando cobra para nos morder...um territorio que logo será desligado do Brasil. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página