Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Desmatamento

Aumenta desmatamento na Amazônia


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
H w (4) 16/02/2009 21h03
H w (4) 16/02/2009 21h03
Sr Sudestino,
Sem ofensa alguma, mas nao admitir que o Nordeste eh a regiao menos desenvolvida do Brasil, juntamente com o Norte, eh querer tapar o ceu com a peneira.
Infelizmente os estados do Norte e Nordeste do Brasil foram os mais negligenciados por todos os governos anteriores ao Lula e portanto, jamais conseguiram alcancar o nivel das regioes Sul e Sudeste.
Se o sr. tiver interesse, pesquise o IDH ( Indice de Desenvolvivemento Humano) estudo realizado pela ONU para comprovar o fato.
Ou seja, basta viajar pela regiao e verificar, a pobreza esta em toda parte. O que eh lamentavel, pois o Nordeste tem potencial enorme.
Estive em Recife em Dez. de 2004, viajando direto de Curitiba para la eu senti como se tivesse chegado em outro pais...Nas ruas nao me senti segura e pude constatar o atraso em varios aspectos da vida no Nordeste se comparados com o Sul...Infelizmente essa eh a triste realidade do Brasil: a disparidade e o contraste, juntamente com a falta de vontade dos politicos corruptos que so pensam no enriquecimento proprio em detrimento dos direitos do povo...
sem opinião
avalie fechar
H w (4) 16/02/2009 09h03
H w (4) 16/02/2009 09h03
Prezado Sr Gamarra,
Poderia por favor informar a FONTE de onde vem o citado pelo senhor no seu comentario:
"conforme a lista divulgada dos 100 maiores desmatadores do país, a área total desmatada é de 520.666.985 hectares, somente o INCRA desmatou 229.208.649 desse total (44% dos desmatamentos no país). "
Ou seja, de onde saiu essa estastica publicada na Veja?
Agradecemos o seu empenho em 'informar-nos' a todos com dados confiaveis, e por citar suas fontes.
2 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (134) 04/02/2009 10h36
Sudeste/ sudestino (134) 04/02/2009 10h36
O preconceito e a desinformação a respeito do Nordeste tem impedido a instalação de muitas empresas no Nordeste. Conversei com um amigo de Porto Alegre, disse que pensava que o Nordeste era uma casinha de barro caindo aos pedaços e uma panela de alumínio encardida e amassada com um pouco de feijão dormido e aquela mulher com ar cadavérico, com se nos lixões das grandes capitais do Sul/Sudeste não existisse isso, o que é muito pior, na região de maior concentração industrial do Brasil. É essa a imagem que a Rede Globo passa do Nordeste à todo o país. 4 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (134) 04/02/2009 08h39
Sudeste/ sudestino (134) 04/02/2009 08h39
Sr. Gamarra você não entendeu o espírito da crítica.
A imprensa do Sudeste estereotipou a Região Nordeste como uma região que só tem miséria e terra rachada pela seca, comentários como esses causam um desserviço à região que a imprensa perversa quer tornar inviável. Você nunca ouviu falar que o Nordeste é inviável? pois isso parte da imprensa do Sudeste que alimenta um preconceito a respeito da região. O Nordeste é superavitário e o povo do Brasil não sabe, e vem com a cantilena de que a região é inviável e um peso ao Brasil. Muitos Sudestinos e sulistas quando chegam à região são surpreendidos com a pujança econômica da região. Existe uma grande campanha de difamação contra a Região Nordeste, partindo de uma grande rede de televisão do Sudeste, só mostra miséria, quer transferir a sensação de guerra civil e todos as mazelas que existe no Rio de Janeiro e São Paulo para o Nordeste, conseguiram a proesa de provar estatisticamente que o Recife é a cidade mais violenta do Brasil, enquanto que no Rio ônibus de trabalhador é metralhado, o Rio é campeão de dengue, mas quando se fala de dengue se referem ao Nordeste . o povo do Sudeste não sabe que o Nordeste é grande produtor de soja, de carne, de cana-de-açucar, de cacau, de manga, de uva, de vinhos finos, de petróleo, de petroquímicos, de celulose, de automóveis, de cimento, de fertilizantes, de energia hidroelétrica e mais...Por isso as ONGs que o Sr. se refere poderiam ir para qualquer grande cidade do Brasil de Norte a Sul.
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 03/02/2009 21h04
Gamarra R (114) 03/02/2009 21h04
PARTE I
Em homenagem ao Sudestino, Control C, Control V:
Cara Marilia Shiraiwa, conforme a lista divulgada dos 100 maiores desmatadores do país, a área total desmatada é de 520.666.985 hectares, somente o INCRA desmatou 229.208.649 desse total (44% dos desmatamentos no país).
Quase a metade das florestas derrubadas no Brasil foi devastada a partir de oito projetos do INCRA, todos em Mato Grosso, estado governado por Blairo Maggi, alvo de muitas críticas do ministro Minc. O governador vem insistindo há tempos que as aparências enganavam, mas tudo parecia uma simples defesa do homem que já foi "premiado" com o título de "moto-serra de ouro". Mas ele estava certo. Não vamos isentá-lo, mas ele não pode ser "demonizado" como costuma acontecer. Afinal, como sempre reforça Carlos Minc, os números estão aí para provar qualquer tese.
Segundo Reinaldo Azevedo - Veja: "Sozinho, o INCRA fez quase o mesmo do que fizeram os outros 92 (Lista dos 100). E onde estão todas essas áreas? No Mato Grosso, governado por Blairo Maggi, transformado na Geni dos ambientalistas; considerado uma espécie de "outro lado" de Marina Silva, a Madona Evangélica dos Povos da Floresta; ou, então, o brutamontes que só pensa em soja, invadindo as florestas agora defendidas por Carlos Minc e seus coletes maravilhosos"
(CONT.....)
1 opinião
avalie fechar
Gamarra R (114) 03/02/2009 21h03
Gamarra R (114) 03/02/2009 21h03
CONT.....)
PARTE II
Reinaldo levantou uma importante conseqüência dos números apresentados pelo Ministerio do Meio Ambiente e ainda sugeriu que o governador Maggi receba um sonoro pedido de desculpas da classe ambientalista. "Parece que a preservação da floresta vai começar a entrar em contradição...Sugiro agora aos ambientalistas que façam um ato de desagravo a Blairo. E que demonizem, afinal, Luiz Inácio Lula da Silva. Se Blairo, governador, era culpado pelo suposto desmatamento feito por particulares, Lula é o culpado pelo desmatamento efetivamente praticado por um órgão do governo federal".
COMO EU SEMPRE DIGO: PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É .......
sem opinião
avalie fechar
Gamarra R (114) 03/02/2009 20h36
Gamarra R (114) 03/02/2009 20h36
Sr. Sudestino isso é um bom sinal, afinal você tem acompanhado os meus comentários, copiar e colar é necessário, afinal água mole em pedra dura......, por isso continuarei a insistir nesses comentários antigos e copiando.
Concordo quando você diz que nas periferias têm famintos, mas dizer que no Nordeste não há fome é que este tema é algo de preconceito e desinformação. Creio que você não vive no Brasil, ou se vive, com certeza deve ser numa dessas grandes capitais da região sudeste, que vê o que acontece neste país pela TV, e que forma opinião apenas sobre as atualidades informada pela TV.
Você e alguns tecnocratas deste País tampam o sol com a peneira ou melhor, cobre o flagelo provocado pela seca do Nordeste. Mas a fome nas cidades afetadas da região nordeste pela seca continua, e piora a cada ano, mas como não é noticiário da TV, muitos como vocês acham que isto é desinformação e preconceito quanto se toca o dedo nesta "ferida".
Preconceito é o que este País faz com o Nordeste, sendo lembrado apenas nos meses de Carnaval e Festa de Santos.
sem opinião
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (52) 02/02/2009 00h07
Marilia Shiraiwa (52) 02/02/2009 00h07
Apenas uma correção, com relação ao Mato Grosso, que integra a Amazônia legal, não é governado pelo PT e sim pelo PR, o atual governador, o maior produtor de soja do país, provavelmente, como tomou gosto pela politicagem, será candidato ao senado federal. Será sucedido ou pelo DEM ou PSDB ( de acordo com a mídia local) ou seja não muda nada!!!!!! sem opinião
avalie fechar
LILIAN ROSSI (60) 31/01/2009 19h39
LILIAN ROSSI (60) 31/01/2009 19h39
É lógico que, devo ter consciencia ambiental.
Mas, ao ler:
"que 17% da Floresta Amazônica foram destruídos em um período de cinco anos, entre 2000 e 2005."
Fico a pensar:
No mesmo período, quantos trabalhadores brasileiros perderam seus empregos.
No mesmo período, os salários dos brasileiros que estão na "ativa" não tiveram aumentos "justos".
No mesmo período, quantos corruptos foram para a cadeia?
No mesmo período, quantos corruptos, devolveram o dinheiro aos cofres públicos?
3 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (134) 30/01/2009 21h03
Sudeste/ sudestino (134) 30/01/2009 21h03
Sr. Gamarra por favor quando for copiar e colar, tire do seu comentário que o Nordeste tem famintos. Isso aumenta a desinformação a respeito do NE e também o preconceito. Famintos existe na periferia de todas as cidades do Brasil, seja ela São Paulo no Sudeste maravilha, Porto Alegre no Sul maravilha, como em Recife e Salvador.
Voltando à notícia, não poderia ser melhor para o Brasil saber que já integramos uma grande parcela do nosso território à economia do país. Estamos tomando posse de fato e não de direito da amazônia. Com o desbravamento e povoamento da amazônia haverá menos pressão e cobiça dos estrangeiros, principalmente europeus e norte-americanos pela região. Acho que deveríamos dividir os Estados do Amazonas e Pará em mais 4 Estados e construir novas capitais para esses Estados. Haveria um Boom de progresso, abertura de novas estradas, povoamento, civilização.
O Brasil se tornaria uma GRANDE POTÊNCIA, dominando os mercados mundial das comodities agrícolas, seríamos os maiores produtores mundial de soja, cana-de-açucar, dendê, milho, trigo, algodão, SERÍAMOS REALMENTE O CELEIRO DO MUNDO, somente com a região amazônica desbravada seríamos o celeiro do mundo, por isso os países europeus e EUA, por terem uma agricultura deficiente e subsidiada, mandam exército de ONGs para impedir que o Brasil domine o mercado.
A ONU já está prevendo de dentro de alguns anos haverá 40 milhões de famintos no mundo, somente cultivando a amazônia haverá comida para essas pessoas.
1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 30/01/2009 18h37
João Carlos Gagliardi (2328) 30/01/2009 18h37
Os maiores desmatamentos, são justamente nos Estados governados pelo pt. Eles não dão a mínima para a Floresta Amazônica.
É desnecessário lembrar, que o pt teve seu início nos fundos de um boteco, no industrializadíssimo ABC paulista.
E floresta lá, é no máximo o jardim de entrada dos prédios.
Existe um acordo, tipo, "olha pro outro lado" entre as madeireiras e mineradoras da região, que são os grandes financiadores das campanhas políticas dos "caciques" locais, e os poderes legais, que tudo permitem.
Mas podem preparar o asfalto, um dia a Amazônia será a maior rodovia do mundo!!!
4 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (605) 30/01/2009 14h17
Saulo Mundim Lenza (605) 30/01/2009 14h17
Se continuar assim, teremos um deserto na região amazônica dentro de algumas décadas sem opinião
avalie fechar
José Antonio Tamelini (2) 30/01/2009 11h03
José Antonio Tamelini (2) 30/01/2009 11h03
O Brasil quer a redução dos subsídios agrícolas dos países ricos. Será que existe subsídio maior que terra quase de graça, dinheiro pelos recursos (madeira) retirados e pouca neceessidade de adubação nos primeiros anos de cultivo?
O desmatamento da Amazônia é o maior subsídio agrícola do mundo! Precisamos deixar de ser hipócritas.
sem opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1898) 29/01/2009 23h28
Alcides Emanuelli (1898) 29/01/2009 23h28
Como são tendenciosa e hipocritas as iniciativas e declarações do Governa referente a situação catastrofica do desmatamento na Amazonia.
Alguem acha que realmente o Governo tem interesse em parar com o desmatamento na Amazonia!
Isso tudo não passa de uma mentira e uma farsa.
Pensem bem, se quisesse fazer algo para parar com o desmatamento a primeira coisa seria acabar com os financiamentos para a agropecuaria na região, mas ele continua a derramar dinheiro do Banco do Brasil e de outros instituições publicas sem vergonha na cara, e as arvores vão tombando sem parar.
A segunda medida passar para as mãos e responsabilidades do exercito os trabalhos para o fim do desmatamento e com certeza os trabalhos teriam muito mais eficiencia no controle do desmatamento, e tudo começaria a mudar.
Mas o Governo sabe disso, e não faz porquê! qual o seu interesse em não tomar providencias serias e logicas para por fim a destruição da floresta Amazonica.
São perguntas que fazemos todos os dias, quem não faz esse tipo de pergunta é nossa imprensa tendenciosa e facciosa que só contar as mentiras do Poder, só sabe trocar figurinhas com o Poder e tirar o lucro com as propagandas do Estado brasileiro.
E olhem que nesse Brasil se formos contar devem ter muitos Marcos Valérios soltos por ai na espreita da esteira da comunicação para tirar lucros com o produto chamado Industria do Poder da mentira da hipocrisia que é o governo Brasileiro.
Um dia eles vão sair, eles vão embora para o exterior.
29 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1381) 29/01/2009 19h02
Luís da Velosa (1381) 29/01/2009 19h02
Se tudo gira em torno da Economia, ministra, querida ministra, há alguma dúvida de que a crise agravará a agravada ecologia? sem opinião
avalie fechar
Gamarra R (114) 29/01/2009 18h32
Gamarra R (114) 29/01/2009 18h32
A Amazônia tem: ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.
O nordeste não tem tanta riqueza, por isso não há ONGs estrangeiras, lá ajudando os famintos.
Enquanto isso, uma ONG estrangeira (EUA) está gastando milhões de dólares para salvar o mico leão dourado.
Tente entender:
Há mais ONGs enstrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.
Ao entrar na página de uma ONG indigenistas, uma das primeiras coisas que se vê é o emblema da União Européia, que investe milhões de dólares na demarcação de reservas indígenas no Brasil.
Quando há tantos problemas de maior gravidade: terremotos em El Salvador e na Índia, a catástrofe em que vive a África, a seca no nordeste, a epidemia de AIDS, etc.
E eles gastam milhões para demarcar reservas indígenas, bancam o governo federal (BID) pra proibir exploração florestal na Amazonia.
Para entender isso basta ler:
"É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus habitantes aborígines para o desfrute pelas grandes civilizações européias." (Conselho Mundial de Igrejas Cristãs , sediado na Europa,1992).
sem opinião
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 02/01/2009 07h16
Eduardo Velasco (271) 02/01/2009 07h16
"No BALANÇO de suas ações no Pará em 2008 divulgado nesta quarta-feira, o Ibama afirma ter APLICADO mais de R$ 600 milhões em multas por infrações ambientais no Estado. De acordo com o órgão, ao todo foram 30 operações realizadas no ano, que resultaram em 2.213 AUTOS DE INFRAÇÃO."
Leia com cuidado a notícia acima. Destaquei algumas palavras.
Não seria apropriado, também, para informação ao leitor, acrescentar qualquer coisa como indicação de que do valor de 600 milhões entraram efetivamente quanto nos cofres públicos? Não é realmente o que interessa? Aplicar multa é fácil! Notícia vazia!
Eduardo Velasco
Natal/RN
2 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (605) 24/12/2008 14h04
Saulo Mundim Lenza (605) 24/12/2008 14h04
Cumprir metas? Este (des)governo?
Que vã esperança.
A Ptzada é como formiga destrói tudo, e depois reclama, botando culpa em alguém.
8 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (180) 22/12/2008 19h20
LUIZ PAULO PETRONI (180) 22/12/2008 19h20
COM O DINHEIRO QUE A FAMILIA DE CHICO MENDES RECEBOU COMO PERSEGUIDO POLITICO, (COISA QUE ÊLE NÃO FOI) , E MAIS OQUE RECEBE COMO PRESIDENTE DE ONG, ELA DEVIA É FICAR QUIETA E NÃO ABRIR A BOCA PARA FALAR BESTEIRA,PORQUE SENÃO COM A GRAÇA DE DEUS , ÉLA TAMBEM PODE TOMAR UM TECÃO. 10 opiniões
avalie fechar
carlos augusto de almeida (7) 09/12/2008 12h58
carlos augusto de almeida (7) 09/12/2008 12h58
E agora José!
Por um lado temos agricultores useiro e vezeiro que plantam em áreas proibidas, são grandes e pequenos, latifundiários e agricultura de subsistência. Enfim tem-se de tudo. Por outro lado temos uma Lei que proibe condutas abusivas, mas que não agiram no tempo certo, a ponto de evitar o problema. Agora vem o ministro da agricultura com uma proposta de ignorar a lei para alguns, sob argumento de que iria ser deminuída a produção em muitos lugares e muitas famílias seriam prejudicadas pela leniência do poder público em deixar que o problema aumentasse a tal ponto de ser dificultoso fazer, tardiamente, cumprir-se a Lei. Que bela ou trágica e emblemática história temos. Dois ministros tontos batendo boca em público.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (572)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página