Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
Luiza Braga (2) 15/02/2008 09h07
Luiza Braga (2) 15/02/2008 09h07
BELO HORIZONTE / MG
Só mesmo quem não conhece o Brasil ou quem é muito ingênuo pode achar que a transposição do Rio São Francisco tem algo a ver com a sede dos sertanejos. Isso tem mais a ver com o bolso dos corruptos e dos irresponsáveis que acham que uma obra dessas não vai prejudicar o rio. Uma obra dessa magnitude custará milhões aos cofres públicos, e como já sabemos, boa parte desse dinheiro vai para o bolso de poucos. Estive a pouco tempo em Pirapora e fiquei impressionada com a situação do rio. Talvez seria bom que o Sr Ciro Gomes fizesse uma visitinha e procurasse saber como o rio costumava ser. 9 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 08h55
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 08h55
Izabel Marques: É lógico minha cara, que para fazer a transposição, deve existir o projeto de revitalização. Agora me diga quantos anos tem o rio e qual o desperdício de água jogado no mar. É como diz o ditado "pimenta no dos outros é refresco". 36 opiniões
avalie fechar
Tiago Brito (1) 15/02/2008 08h49
Tiago Brito (1) 15/02/2008 08h49
Sou brasileiro e atualmente moro em Berlin Alemanha, mas tento acompanhar todos os fatos o mais perto possível, primeiramente acho desagradavel pessoas pulblicas e de bem se indisporem, e lamento um fato de tanta importancia como este estar sendo discutido em meio a toda confusao politica nacional. Enfim nós brasileiros estaremos sempre na torcida, para que nosso pais seja conhecido internacionalmente, nao somente pelo futebol ou samba, temos coisas m,aravilhosas em nosso pais para sermos manchete todos os dias, temos que pensar mais em conjunto e nao mais em necessidades partidarias ou regionais. deixo aqui meu desabafo e agradeco a oportunidade de poder me expressar. Que Deus nos abencoe! 1 opinião
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 08h43
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 08h43
Que tal se esse Bispo D. Cápio fosse se ocupar com os pedófilos e homosexuais da igreja a que ele pertence. Será que ele já sentiu sede algum dia? 87 opiniões
avalie fechar
Edenildo Santos (1) 15/02/2008 07h44
Edenildo Santos (1) 15/02/2008 07h44
SALVADOR / BA
Na definição do Ministério da Integração Nacional, o rio da integração nacional, o São Francisco, descoberto em 1502, tem esse título por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre 2.700 km. Ao longo desse percurso, que banha cinco Estados, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.
Aos defensores do projeto da transposição, pergunta-se:
1- O celeiro que se quer produzir nas áreas de destino, beneficiárias da transposição, já existe ao longo da extensão do rio?
2- Se não existe, porque não investir o dinheiro a ser gasto neste projeto no desenvolvimento agrícola nas regiões próximas ao rio para aumentar a produção de alimentos, o dito agro-negócio, e beneficiar a população brasileira com a oferta de alimentos mais baratos, melhorando as condições de sobrevivência da região ribeirinha? Porque este dinheiro tão certo e tão fácil para os autores do projeto, precisa ser transferido para os empreiteiros de plantão e os sonhos destas pessoas precisam ser transferidos e transformados em pesadelo para os futuros, novos ribeirinhos?
Como diz Millor, "Livre pensar é só pensar"
21 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2916) 15/02/2008 06h18
Antonio Fouto Dias (2916) 15/02/2008 06h18
Convenhamos, pelo que se sabe a respeito do Rio São Francisco, o seu leito e conseqüentemte sua vasão já não são os mesmos, considerando-se o assoreamento que o está invadindo. Este fato ocorre em virtude da não existência de matas siliares, pois, a ganância é maior que a preservação ambiental. Os produtores rurais ribeirinhos querem explorar o máximo suas terras e por isso as cultiam até as proximidades dos rios, sem respeitar a exigência legal de no mínimo 30 metros, se não estou enganado. Para se efetuar a transposição, há uma necessidade de um bom estudo e planejamento de viabilidade de todos os níveis, técnica, econômica e do futuro do Velho Xico. Qualquer atropelo, não é só prejudicial para o projeto, como para o próprio rio. 15 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 02h41
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 02h41
Existe uma estéria coletiva sobre o meio-ambiente. Não pretendo negar os efeitos maléficos que o homem causou na natureza. Concordo que precisamos repensar em todas nossas atitudes e trabalharmos para a conservação do planeta, mas ainda acredito que esta discussão deveria sair do campo político e adentrar onde realmente tem competência para tal: O campo da ciência.
Muitas pessoas mal informadas promovem discursos tolos, pois, atualmente existem novas pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável que comprovam de com estamos errados em muitos pontos. Quem pensa que as garrafas PETS (aquelas de 2 litros de plásticos) prejudicam a natureza mais que as garrafas de vidro estão enganados, descobriu-se na industrialização e transporte destas consomem muita energia (de fontes não renováveis) causando um prejuízo maior do que o tempo necessário para que aquelas sejam absorvidas pela natureza( pois nao tem que retornar). Hoje tem-se a certeza que a presença de partículas sólidas na atmosfera é necessária para manter o equilíbrio térmico do nosso planeta, pois, sem esta partículas em suspensão e seus efeitos (que bloqueiam os raios solares e por conseguinte ajudam a esfriar a terra) nosso planeta estaria sofrendo ainda mais. O equilíbrio foi atingido.
Só falta algum "verde" publicar um artigo que exercício físico prejudica a natureza, pois, quanto maior a atividade mais a ser humano expele a gas carbônico e assim contribui para o aquecimento global.
29 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 01h42
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 01h42
Grupos altamente descomprometidos com a sociedade querem interferir em nosso desgoverno, como senão bastassem as estupidezes cometidas pelos nossos homens públicos, ainda temos alguns paraquedistas de ocasião querendo aparecer mais ainda na telinha e ainda por cima fora do seu horário e local.
A contribuição destes personagens deveria ficar restrita nas novelas, filmes e mini-serie brasileiras, afinal o povo precisa de circo para suportar as mazelas e augurias deste pais. A parceria só é boa quando o Governo dá o pão através de seus programas sociais (fonte de desvio) e vocês oferecem o circo. Mas cada um no seu lugar, pois combinar aloprados com alienados não é uma solução muito salutar.
Temos em nosso planeta existe um pequeno estado absolutista, onde seu governante somente deixa o poder quando morre, seu poder de mando e absoluto e autocrático, pois, somente ele julga, edita as leis e administra este Estado. A criação deste estado foi um acordo politico (Tratado de Latrão ) entre o governante da época com um dos maiores facínora e facista do planeta e aliado de Hitler : o Sr. Benito Mussolini. Seu governante vive em um palácio com 5 mil quartos, duas centenas de salas de espera, cem gabinetes, trezentas casas de banho e outras dezenas de dependências. O curioso é que até hoje ninguém da Igreja manifestou-se contra este Estado absolutista. Por que será que os "religiosos-políticos" preocupados com as elites do Governo estão omissos.
39 opiniões
avalie fechar
RECIFE / PE
estranho caro leitor dizer que o povo é leigo e ignoramte e o governo é dirigido por algum cientista,conhecedor da biodiversidade, ecologista,destruindo a natureza acabando com a amazonas ,pela amor de DEUS, vamos reipeitar o proximo já que não existe respeito a si proprio.
rodrigo veras
1 opinião
avalie fechar
anisio oliveira (18) 15/02/2008 01h21
anisio oliveira (18) 15/02/2008 01h21
Perda de tempo! Se até os ambientalistas divergem entre si acerca deste embróglio, quanto mais meros leitores informados por meios pouco confiáveis. Mas uma coisa eu tenho certeza: Não dá para confiar num presidente que fecha os olhos aos descalabros (ou participa deles) do governo e dos políticos. E os cartões corporativos? Aliás por falar em gastos, lembram da viagem de Benedita da Silva a Argentina? Pois bem, em termos de gastos abusivos o governo não é nenhum desconhecedor da matéria. E ainda, se não me engano, ela esta lotada numa secretaria do Rio. Infelizmente num pais cuja maior crise é da moral , desconfio desta "boa intenção" do governo e de seus opositores. 3 opiniões
avalie fechar
berenice tasca (67) 15/02/2008 00h53
berenice tasca (67) 15/02/2008 00h53
UM VIVA À LETÍCIA! MUITOS VIVAS AOS ATORES/ATRIZES, QUE PARTICIPAM DA VIDA DO PAÍS, SAINDO DE SUAS ''CELEBRIDADES'' ENFRENTANDO POLÍTICOS ARROGANTES (E GROSSOS) EM DEFESA DA NATUREZA!!! VIVA O BISPO CAPPIO!!! E VIVA O REI DA ESPANHA!!! 27 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 00h44
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 00h44
O projeto da transposição é bom, quem não presta é o Governo. Muitos querem proteger o Rio São Francisco dizendo que ele já esta seco, mas quando ele estiver com um bom abastecimento de agua na sua cabeceira, suas represas totalmente cheias e jogando milhões de litros de agua no mar, não poderiam estar enchendo açudes e cisternas no seco Nordeste? Vocês acham que a estiagem só atinge ele?
Se o grande e velho Chico esta seco, imaginem como estão os rios temporários do Nordeste. Se é um projeto eleitoreiro? e daí? Atirem a primeira pedra quem não votou no "iluminado" devido ao bolsa escola ou família, que raios seja?
Se o Governo vai desviar verbas, como sempre faz, que a fiscalização seja mais rigorosa, que os padres, bispos, artistas, políticos e quem lá que seja, vá fiscalizar, que saiam de seu mundo com piscinas, do glamour das camaras e de cenários, das celas climatizadas e do átrios ou nártex arborizados, de seus gabinetes cheios de assessores. Venham conhecer Itabepussu, vocês sabem onde fica?
Temos ainda alguns papagaio que não sabem o que falar, pois somente repetem, e afirmam que o projeto vai somente beneficiar "grande latifundiários", aquele com certeza não a diferença entre uma uva e uma jaca, imagine entre a região Nordeste e a Centro-Oeste ou mesmo o sul da região Norte. Pena que estas pessoas não estejam em extinção como os papagaios.
Deixar de dar uma melhor qualidade de vida a milhões de pessoas e detrimento de um provável e suposto impacto ambiental
31 opiniões
avalie fechar
Eme Mauricio (49) 15/02/2008 00h32
Eme Mauricio (49) 15/02/2008 00h32
Eu fico assombrado com o tanto de cidadãos se escondendo atrás de uma crítica destrutiva sobre a atitude da Letícia Sabatela. Não importa se ela é apenas uma atriz que está questionando os supostos senhores da vida dos brasileiro, mas cadê os especialistas para mostrarem que a água tirada do rio vai é para os latifúndios onde será usada para irrigação e não para os pobres sertanejos, para dizer que esta água a ser retirada vai provocar uma concentração de sal, acima da normalidade, no litoral nordestino e colocar em risco a vida de várias espécies, que os valores a serem pagos pela obra são aviltantes e que o nordeste brasileiro tem um sem número de açudes onde o único problema está no proprietário das terras não permitir que se use da água que acaba destinada a venda aos caminhões pipas e por fim estes proprietários são nada mais, nada menos que os políticos donos da industria da sêca.
Cabe ainda citar que se cada cidadão questionar as obras que são feitas pelos poderes públicos, estes não terão esta facilidade de conchavos entre eles.
4 opiniões
avalie fechar
pedro buzza (1) 15/02/2008 00h05
pedro buzza (1) 15/02/2008 00h05
GOVERNADOR VALADARES / MG
Enfim mudanças chegam no Brasil e o que se vê e o que se destaca? Não queremos mudanças! É necessário que haja água onde ñ tem. Ha séculos se discutia tal necessidade, quando aparece pessoas dispostar a fazer, pedras são lançadas. Contrários a descisão é necessário ter, porém uma oposição mais direcionada no sentido de fazer o que deve ser feito na mais correta forma, sem corrupção e "outras cositas más". Quanto a greve de fome, temos sim, uma forma mais inteligente de protesto. A exemplo de Israel, a forma de desvio de água é fenomenal, se fazer o mesmo no Brasil, a certeza que teríamos vários protesto de fome. Infelizmente é correto afirmar tem certos momentos que o Governo Não Pode Ceder. 2 opiniões
avalie fechar
Noé Antonio dos Santos (1) 14/02/2008 23h33
Noé Antonio dos Santos (1) 14/02/2008 23h33
Gente que absurdo, atores no congresso dando pitaco, nunca ví deputado ou senador no palco dando pitaco nem em novelas, apesar de alguns deles ser mais dessimulados que os atores, em questão, aliás é bom saber que quem nunca foi ao SERTÃO, nunca viu a SECA de verdade, nunca passou FOME, pra quem nasceu em berço esplêndido, nunca passou necessidades como passam o povo do sertão,faz isso, perde tempo e vai lá, bater boca de bobeira. Será que o Prado acha que suas lágrimas são suficientes para matar a sede dessa gente, assim não dá. O Letícia vai trabalhar. 4 opiniões
avalie fechar
Eduardo Mourao (3) 14/02/2008 23h30
Eduardo Mourao (3) 14/02/2008 23h30
Com paixão, esforço e demonstração de patriotismo Letícia mostra de forma atrapalhada suas idéias que ficam entre a ignorância e o lunatismo. Tais opiniões são apoiadas por "estudiosos" que, com arrogância, e por falta de competência em agregar aos projetos, prevêm catastrófes irreparáveis. É como diz o ditado popular: "Quem não junta, espalha". 3 opiniões
avalie fechar
euler silva (1) 14/02/2008 23h22
euler silva (1) 14/02/2008 23h22
BELO HORIZONTE / MG
Primeiro gostaria de saber a qual é a conta de agua dos dois famosos da globo.
segundo gostaria de saber se o sr Osmar Prado , chora quando ve milhões de brasileiros sendo amputados intelectualmente pelos programas tipo Big brother que a emissora em que ele trabalha impoe aos brasileiros.
terceira Esse bispo tem fome de miseria, pois seacabam os miseraveis acaba-se o tipo de catolicismo que ele pratica. Esse é o aiatolá do catolicismo, o atraso , a chantagem em pessoa.
É facil morar no sul e propor 20 litros de agua por pessoa dia como fazem os atores globais e seesbanjar nos chuveiros da rede globo.
alias os católicos
5 opiniões
avalie fechar
francisco barros (1) 14/02/2008 23h17
francisco barros (1) 14/02/2008 23h17
Seja por boas ou más razões, de forma sutil se tenta instalar na opinião pública a idéia de que a transposição é um dano para os nordestinos. É verdade que se trata de um tema polêmico e muito bem explorado por discordantes. Não se nega que é um projeto ambicioso e caro. Mas o ato de um bispo dizer uma coisa não significa automaticamente que ele esteja certo. As explicações do deputado Ciro Gomes, que muitos tiveram a oportunidade de ver na íntegra na TV Senado, me pareceram convencendoras. Por outro lado, o posicionamento dos contra provoca inquietações, em função do alto grau de desinformação. O "olhar para cima" do Bispo d. Cappio, sua ausência em diversos debates técnicos e democráticos é uma forma arrogante, desagradável e desrespeitosa para com o povo, a casa legislativa, no limite do desprezo pelo processo democrático em um Estado Constitucional. O menos que podemos dizer é que esta é uma postura hipócrita. O que me parece uma postura um pouco católica. Deus às vezes cochila, mas não dorme diante dos absurdos. Por último, com tantos técnicos, gente da área de ciência e tecnologia que valeria a pena ouvir e divulgar, nos limitamos aos choros artísticos. É lamentável que coisas como estas esteja a ocorrer quando se trata de uma questão vital para milhões de nordestinos. 5 opiniões
avalie fechar
Gente, imaginem se para toda grande obra, o
governo tiver que fazer "discussão" com a Nação !
Leigo e/ou ignorante não deve meter o bico em
assunto que lhe é estranho !
41 opiniões
avalie fechar
Israel Marques (2) 14/02/2008 22h52
Israel Marques (2) 14/02/2008 22h52
Gostaria que a foz do Rio s. Francisco fosse visitada e os "senhores poderosos" percebessem a loucura que é fazer transposição sem pensar na revitalização do rio. Há várias croas se formando, até as lanchas na topam na areia enquanto fazem a travessia entre Neópolis(SE) e Penedo(AL).Será que o objetivo é realmente levar água amilhares de nordestinos ou está incutida a idéia de benefifiar os grandes latifundiários? Vejam: "o poder tem raizes na areia que o tempo faz cair". 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página