Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos
Comentários dos leitores
Juliana Ghisolfi (1) 14/02/2008 18h25
Juliana Ghisolfi (1) 14/02/2008 18h25
Não é preciso ser gênio nem engenheiro: as represas ao longo do São Francisco já causam tremendo impacto no rio, que sofre com o baixo nível da água em diversos trechos, o que impede que peixes sobrevivam, e que a população desfrute do Velho Chico. Conta simples: as obras de transposição, ou seja, de desvio das águas do rio, reduzirão ainda mais o nível das águas do rio. Morte na certa.
O problema maior do brasileiro é o imediatismo. Somado ao populismo, temos uma verdadeira tragédia - humana e ambiental.
8 opiniões
avalie fechar
Gilvana Carvalho (1) 14/02/2008 18h22
Gilvana Carvalho (1) 14/02/2008 18h22
SAO GONCALO / RJ
Não é de se admirar a atitude autoritária do Ciro Gomes, pois vivemos em um país autoritarista, Corrupto,preconceituoso e governado pelas boas intenções. Tão boas, que desde que me conheço como cidadã brasileira, o que vejo são: programas e mais programas sociais para enganar os bobos, Corrupção sem punição (é o que está na moda no Governo Lula lá), Terras sendo distribuidas para o MST, e destruidas, (pois nada se planta, o governo banca.), etc..., etc... de vergonha.A transposição do Rio São Francismo tão defendida pelo nosso Presidente Lula lá, é nada mais que uma distribuição de dinheiro público, para nossos coronéis do Carimbaço, aqueles que nós elegemos com nosso voto OBRIGÁTORIO de um País DEMOCRÁTICO. Política no Brasil é piada, para quem é honesto, e coisa muito séria para os Corruptos. Já dizia Rui Barbosa: "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que as vezes fico pensando que burrice é uma ciência." Caro Rui, só se for a ciência do mal...elemento.
Gilvana C. Pereira
14/02/2008 ás 17:22
6 opiniões
avalie fechar
Mozart oliveira (33) 14/02/2008 18h22
Mozart oliveira (33) 14/02/2008 18h22
Ô ciro, comunazinho chinfrim! Vai pra cuba, vai? E fica lá de vez. 8 opiniões
avalie fechar
romario jose da rocha jose (2) 14/02/2008 18h20
romario jose da rocha jose (2) 14/02/2008 18h20
BELO HORIZONTE / MG
Esses políticos!!!! Ñão são confiáveis. Se sentem acima da lei. Se o Sr. Ciro realmente é a favor da transposição então porque não briga para saneamento do rio que esta morrendo. Isso é uma realidade, hoje. Porque não explica que é o único rio brasileiro que se pode pescar na piracema e embarcado??? 8 opiniões
avalie fechar
Mozart oliveira (33) 14/02/2008 18h19
Mozart oliveira (33) 14/02/2008 18h19
talento pode ter a ver com arte mas jamais com cultura porque o tipo de arte que se cria no Brasil nada tem a ver com ela, cultura. Via de regra pornografia pura, absurdices sem fim. E esses artistas, principalmente globais, essa letícia a frente, acham que podem dar pitaco em tudo quando deveriam se restringir a fazer arte...Letícia! Porque porque no te calas? 4 opiniões
avalie fechar
Eu lamento que esses atores e religiosos fiquem se entromentendo onde não deve, como se fossem salvadores da patria, é falta de serviço.
Elogio o Ciro e o lULA, como nordestino e conhecedor da região, estou com eles agora e na eleição. Quem é de fora que vá procurar o que fazer e chega de lero-lero.
Obrigado
4 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 14/02/2008 18h09
João Marino Delize (269) 14/02/2008 18h09
Gostaria de saber se Letícia Sabatela já morou no Nordeste, se já tomou água suja e se já passou fome por falta de chuva. Gostaria também de saber por que está contra esta obra que 95% da população é a favor. Só a indústria da seca é que é contra, pois ficará mais difícil vender água ao pobre povo nordestino que somente nas vésperas das eleições ganhava água de graça. Acho que Letícia deveria conhecer melhor o nordeste antes de dar sua opinião. A Trasposição do Rio S. Francisco vai ficar na História deste País e muita gente da oposição só é contra porque não quer ver mais esta vitória do Governo Lula.(ficam contra porque a idéia não é deles.) 5 opiniões
avalie fechar
claudio marcos (10) 14/02/2008 18h09
claudio marcos (10) 14/02/2008 18h09
Senhores,
felizmente temos ainda neste país alguém que olhe pelos pobres, como o ilustríssimo Ciro Gomes. Infelizmente temos ainda neste país pessoas com uma mentalidade medieval, que prefere o atraso da seca da terra à riqueza da irrigação.
Parabéns ao Ciro que vem demonstrando caratér e determinação na luta contra a seca no nordeste.
Não vou comentar a atuação do padre e da atriz em questão, num país carente e corrompido como o nosso, devemos focar os holofotes nos salvadores e simplesmente ignorar quem nos atrasa.
5 opiniões
avalie fechar
José Maria Fajardo (2) 14/02/2008 18h07
José Maria Fajardo (2) 14/02/2008 18h07
a retirada de agua da represa de Sobradinho para o braço que irá até o Ceará, prejudicará o mesma que, já sem esta retirada, está entre 14% e 20% de sua capacidade determinando até a ordem de funcionamento das termicas regionais . O braço que irá ate o RN, será em Cabrobó, abaixo de Sobradinho, mas também antes das represas de Itaparica,Paulo Afonso e Xingó que ficaram imensamente prejudicadas.Se a vazão retirada do rio é de 3% significa que em cada 33 anos teremos um rio um ano INTEIRO do rio sem abastecer tais represas.Além do mais esta agua irá subir até a 150m de desnivel sendo bombeada por energia e grande manutenção .Quem conhece o baixo Sao Francisco atá sua foz em Piaçabucu em Alagoas vê imensos assoreamentos motivados pela" REGULARIDADE" de vazão do rio sem a grandes cheias de outrora.
O argumento que estão retirando a agua que irá para o mar não é válido integralmente pois antes disso esta agua gera energia e progresso para a região. Não concordo com esta tranposição ANTES recuperar o rio.O senador Ciro Gomes é de um estado recebedor de agua não preocupando com efeitos maléficos de tal obra.
3 opiniões
avalie fechar
A natureza não reclama. Ela viga.
Não será surpresa a vaporação das aguas do São Francisco. O que Deus criou, o homem deve respeitar. Entendo que a evolução humana tem que respeitar seus limites. Já vivemos problemas de clima que não afetavam a vida de nossos avós.
O que será que esta reservado, ou melhor estamos reservando para os nossos filhos e os nossos netos.
De positivo a esses entreveros, todos nós sabemops que Ciro Gomes é um babaca e Lula um oportunista movido a interesses duvidosos JOse Pinho de Oliveira .
sem opinião
avalie fechar
Cláudio Martins (1) 14/02/2008 18h05
Cláudio Martins (1) 14/02/2008 18h05
FORTALEZA / CE
Creio que se D. Luiz Cappio fosse bispo de uma cidade do alto sertão nordestino, sua greve de fome teria sido feita exatamente em favor da transposição do S. Francisco. Sua teimosia em tentar impedir a continuidade das obras indica, ao invés de humildade, intransigência e arrogância. sem opinião
avalie fechar
Os artistas,principalmente da Globo , pensam que
por serem talentosos podem opinar sobre qualquer
assunto; são arrogantes e presunçosos (alguns até
burrinhos)
68 opiniões
avalie fechar
É preciso por tudo em seus devidos lugares; os atores devem nos entreter, os religiosos nos orientar espiritualmente, e os poílticos, zelarem pela bôa administração de toda a sociedade em comum acordo. Qto a transposição do velho chico, deve ficar a cargo dos especialista que realmente possuem condições e capacidade para tal. A sociedade civil deve sim, fiscalizar e zelar pela condução do projeto. Esse não é um projeto político, é um projeto de salvação do povo nordestino. Creio que a queda de braço, é mero jogo político partidário. não é de interesse do povo nordestino, que por falta dágua, fica a mercê das benesses dos coreneis do sertão, inclusive a ireja. O que é absolutamente INACEITÁVEL. Vamos dar água a quem tem sede. 13 opiniões
avalie fechar
Alan Ferreira (6) 14/02/2008 17h57
Alan Ferreira (6) 14/02/2008 17h57
É lamentável que, em nosso país, tantos dêem ouvido ao falatório sem sentido do clero. Os antigos romanos espalharam aquadutos por todo seu império, levando não só água como também mil anos de progresso para todo mundo. Mas aqui na selva, um simples canal parece ser um sonho impossível. Ao invés de água, ele só traz décadas de verborragia e uma seqüência de cenas de novelas mexicanas se estendendo dos templos ao Parlamento. Como alguém pode ser contra a substituição de caminhões-pipas por canal? Quem mais, além dos políticos donos dos caminhões tem algo a perder? 1 opinião
avalie fechar
monica savini (2) 14/02/2008 17h55
monica savini (2) 14/02/2008 17h55
SAO PAULO / SP
Carlos Vereza, que me desculpe, mas quem utiliza a questão dos cartões,para citar a postura de um governo que aliás deixou tudo no painel da transparência, só pode ser por falta de conhecimento quanto a questão técnica, politica e social que abrange a transposição do rio São Francisco, que tal vc se informar melhor a respeito,
para não ficar tão raso numa discussão que precisa de profundidade e seriedade.
Monica Savini
sem opinião
avalie fechar
MOGI DAS CRUZES / SP
Percebo que ninguem ainda sabe direito o que melhor para resolver o problema do nordeste, se a transposição ou a nao transposição. passamos anos e anos falando da miseria e do sofrimento daquele povo. talvez e é quase certeza que esta nossa geração não verá o fim dela. agora pergunto. estes que criticam a transposição já tentaram fazer alguma coisa por aquele povo. será que a lagrima derramada no congresso pelo otimo ator Osmar Prado ja escorreu pela sua face ao ver uma criança morrer de inanição em razão da seca. alguama vez ele compraceu ao congresso para paresentar uma alternativa plausivel a transposição. qual a solução, fazer aluguma coisa, ainda que não de certo, ou cruzar os braços e esperar o tempo passar. então pergunto até quando esperar................discordar é um direito de todos, é a democracia viva. Fiscalizar é preciso para evitar os excessos, mas a maoir crueldade é o abandono.
Darci Benedito Vieira - advogado de mogi das Cruzes
1 opinião
avalie fechar
Silvia Fernandes (1) 14/02/2008 17h53
Silvia Fernandes (1) 14/02/2008 17h53
CAMPO GRANDE / MS
O dia em que as obras do Rio São Francisco virarem o maior elefante branco dos últimos tempos no país, não vai adiantar chorar e dizer que todos não estavam avisados. Não se maltrata um rio como o Velho Chico impunemente. Isso é idéia de malucos megalomaníacos que ainda não entenderam que a Natureza pode não saber se defender mas que um dia ela se vinga, e se vinga meeesmo!!! sem opinião
avalie fechar
Damour Skullbreaker (1) 14/02/2008 17h51
Damour Skullbreaker (1) 14/02/2008 17h51
Eu sou médico em Juazeiro-BA, que fica a poucos quilometros da hidrelétrica de Sobradinho, e nesta época o rio está baixo, com um nível do reservatório de sobradinho em torno de 12%. Subindo um pouco com estas últimas chuvas. Aí está a razão da maioria das pessoas estar com medo de dividirem o fluxo de água do rio. Sobradinho aguentaria? Nós vivemos 340 dias por ano sem chuvas, vivendo apenas com este rio. Será que o Ciro Gomes tem certeza do que está fazendo. Quem sofrerá com um possível desequilíbrio da natureza é a gente. Ele não enfrentará nenhuma dificuldade, não mora aqui.
Os estudos são insuficientes. Em todos os debates organizados a transposição voi vetada. Quem trará água para a região se ocorrer algum desastre, já que não chove aqui. Lembrem-se que as chuvas que mantém ocorrem em Minas Gerais.
Mas uma coisa a gente sabe aqui em Juazeiro, o maior latifundiário do sul do Ceará é o Ciro Gomes. Algumas terras dele e outras de laranjas. Impressionante que essas águas vão irrigar exatamente o sul do Ceará... durmam em paz, porque onde vocês moram não vai mudar nada. Ou talvez precisemos usar a energia que vem das usinas do sudeste. Ou vocês acham que na hora que Sobradinho falhar no fornecimento ficaremos sem energia? Não ficaremos não. Não mesmo. Será redistribuída a partir das usinas do sudeste, e aí vocês pagarão com mais apagões. Mas quer saber? Eu quero que ocorra essa transposição. Vamos assistir esse desastre logo.
1 opinião
avalie fechar
CLAUDIO BESTETTI COSTA (5) 14/02/2008 17h45
CLAUDIO BESTETTI COSTA (5) 14/02/2008 17h45
A Região Nordeste especialmente o semi - árido tem um rico lençol freático debaixo da terra , não precisa transpor rio nenhum , deixem o rio como está quieto em seu lugar e explorem o rico manancial embaixo da terra que existe, isso é jogo de interesse e dinheiro. 4 opiniões
avalie fechar
jornalista temeroso (40) 14/02/2008 17h45
jornalista temeroso (40) 14/02/2008 17h45
Pergunto àqueles que defendem a transposição do rio São Francisco se sabem como a água será distribuida ao povo do nordeste? Se não sabem informo-lhes que milhões de nordestinos estão distantes em relação aos dois trajetos por onde passarão as águas. Portanto, a grande maioria não terá as águas passando em suas portas e muito menos terão tubulações transportantando água até suas casas, em vista da grande dispersão de moradias no sertão nordestino. Para levar água de caminhão pipa não é necessário uma obra tão cara e controversa. Procurem pensar mais nesta questão.
Solicito a alguns comentaristas desta seção mais respeito com aqueles que são contra este projeto.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página