Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos
Comentários dos leitores
Wagner Orti (97) 14/02/2008 15h55
Wagner Orti (97) 14/02/2008 15h55
Não sou nenhum expert no assunto mas, pelo que sei, a obra tem o apoio da maioria do povo da região e também dos politicos eleitos pelo povo (seus representantes). Pelo tamanho e compexidade da obra tem que ter divergências - mas a maior parte dos tecnicos estão a favor. Respeito o direito de manifestação dos artistas mas gostaria de saber qual a formação técnica deles no assunto, pelo que sei todos moram no Rio de Janeiro e São Paulo e nenhum é geologo, engenheiro ou similar (apenas a Leticia Sabatella tem experiência em grutas santas). Uma obra desse porte com certeza trará transtornos mas deve trazer mais beneficios e é isso que deve ser levado em conta. Estão a anos promovendo debates e deve prevalecer a vontade da maioria, isso é democracia. Se a moda pega vou fazer greve de fome para tirar a Leticia Sabatella da novela por ser tão chata....aliás na novela ela também que evitar a construção de uma ferrovia para proteger uma gruta. 24 opiniões
avalie fechar
Por muitos anos, alguns governantes, sinceramente quiseram resolver o problema da seca no Nordeste. Sempre surgiram vozes discordantes, especialmente, daqueles que nunca souberam o que é passar fome e sede. Agua para os ricos? que eu saiba quem mora às margens dos rios são pessoas pobres que espram com ansiedade a cada começo de ano por um inverno, que não se sabe se vem. Ah! um rio perene, onde pudessem irrigar seus pés de feijão e milho, o capim para seus carneiros ou sua vaquinha. É isso que vejo que a transposição trará. Não secará o São Francisco, mas encherá de alegria o coração do Forte Homem(Mulher) do Nordeste que nas condições atuais com dificuldade consegue sobreviver, mas resiste.
Tenho opiniões politicas divergentes do Sr. Lula, mas esta obra não é dele, foi pensada no Império, por um Imperador que amava seu povo. É uma obra da dignidade dos Brasileiros do Nordeste.
8 opiniões
avalie fechar
rosalem oliveira (6) 14/02/2008 15h51
rosalem oliveira (6) 14/02/2008 15h51
Nós temos um presidente da republica de um cinismo inigualável, pois primeiro enfraquece o rio São Francisco, depois afirma em rede nacional que o desmatamento da amazonia ñ é um mal e sim uma coceirinha. Vem a público dizer que os usineiros deste país são uns heróis ( usineiros que escravizam principalmente o nordestino que vem a São Paulo p cortar cana ) Depois diz que o desmatamento da amazonia ñ é culpa dos latifundiários ( que plantam pasto e soja ) Só falta esse Ñ SEI O QUE falar que a culpa disso tudo é da classe média, porque essa paga impostos, ñ recebe esmolas e ñ banca campanha do PT. 6 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 14/02/2008 15h51
Antonio Carlos Bressan (158) 14/02/2008 15h51
.... complementando....
Muitas vezes achamos que uma pessoa SÓ, não tem a capacidade de conseguir chamar a atenção de todos os segmentos da sociedade para tentar reverter um grande problema imposto por "goela abaixo" pelos governos autoritários e aí, nos omitimos e não fazemos a nossa parte como cidadão!
Estamos enganados!
Valeu DOM CAPPIO!
125 opiniões
avalie fechar
PEDRO ROSSI MACHADO (31) 14/02/2008 15h41
PEDRO ROSSI MACHADO (31) 14/02/2008 15h41
QUANDO É QUE VAMOS TER A OPORTUNIDADE DE SE TRATAR DESSE ASSUNTO NAO COMO TRANSPOSIÇAO DO RIO SAO FRANCISCO E SIM COMO CONSTRUÇAO DE UM CANAL PARA IRRIGAR ÁREAS DE EXTREMA SECA NO NORDESTE? QUANDO SERÁ QUE VAMOS OLHAR PARA AS PESSOAS QUE SE BENEFICIARAO COM ESSA OBRA? 2 opiniões
avalie fechar
Jose Luiz Luiz (8) 14/02/2008 15h35
Jose Luiz Luiz (8) 14/02/2008 15h35
Concorco com a maioria dos comentarios contrarios a transposição. Eu acredito que o que esta contando mesmo é mais uma vez são os interesses de alguns. Assim como este assunto já era debatido no governo FHC e ganhou proporções neste governo. Mexer no rio é alterar ecossistemas inteiros. Qualquer criança sabe disso. Concordo com um rapaz que fez um comentario dizendo que corre o risco de cada proprietario posteriormente querer fazer um laguinho nos fundos da propriedade. O Ciro gomes esta blefando. Eu concordo com o bispo. Acho que outras soluções tem que ser pensadas não esta. Eu não gostava do Lula, destestava o Lula, mas hoje acho que o governo do Lula esta dando de 1000 a 0 nos governos passados. Em uma reunião de bairro que participei de 400 pessoas (Classe media e Media Alta) 395 acharam excelente o governo Lula. Mas não no aspecto da ecologia. Chegamos a conclusão que o Lula tem que fazer um sucessor mesmo com todos os erros porque os governos passados foram um catastrofe durante decadas para o Brasil. O governo Lula esta sendo bom para todos, somente os opositores não acham. Eu era opositor. Mas hoje reconheço, se fossem os governos passados estariamos nadando no mesmo lamaçal. mas o seu governo precisa melhorar em ecologia. Esta um lixo.


Luiz Vieira
13 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 14/02/2008 15h33
josé reis barata barata (3491) 14/02/2008 15h33
Extremamente contristado, não assisti o debate. 26 opiniões
avalie fechar
sydney zucchini (70) 14/02/2008 15h30
sydney zucchini (70) 14/02/2008 15h30
Elza,
parabéns pela sua colocação. É exatamente o que vamos ver acontecer, mais uma vez, e com a famosa desculpa de estar ajudando os pobres coitados do nordeste.
Os partidos governistas "precisam" destas "contribuições" que com certeza serão bem gordinhas, e é claro, com o nosso dinheirinho de imposto.....
2 opiniões
avalie fechar
Hugo Penteado (9) 14/02/2008 15h30
Hugo Penteado (9) 14/02/2008 15h30
Somente através de uma revolução enorme de pessoas com entendimento do que está sendo feito falsamente em nome do progresso, é que iremos conseguir demover as más ações.
As transposições de rios já se mostraram em vários lugares do mundo num verdadeiro desastre. As grandes obras como sinônimo de desenvolvimento não é apenas um erro de análise, é uma má intenção, porque ninguém deixa bem claro quem se beneficia com isso.
Por exemplo, a Usina do Rio Madeira: a UNICAMP já fez vários estudos mostrando que a atualização tecnológica das linhas de transmissão e das usinas já existentes praticamente dobraria a oferta de energia do país e do ponto de vista social e ambiental seria a decisão mais sábia.
A Amazônia é sim um santuário, um lugar onde a presença humana pode esfacelar todo seu equilíbrio e é bem menos frágil que outros lugares que nós ocupamos. Só que isso terá um custo inimaginável. Basta lembrar que a região Sudeste ficará sem água sem a Amazônia. O mesmo vale para o aquífero Guarani: ele seca sem o Cerrado. Já destruímos 57% do Cerrado e já destruímos uma área bem maior que a França da Amazônia, que virou hoje um deserto. A cada 8 ou 10 segundos, dependendo do crescimento econômico - essa falsa meta em prol da sociedade - perdemos um campo de futebol da Amazônia.
Minha pergunta para o presidente Lula e os políticos: Vsas.Excias. sabem porque o coração de cada um bate? Porque há um ser vivo na Terra capaz de armazenar a luz do sol. Isso e muito mais.
Hugo
3 opiniões
avalie fechar
A posição da igreja em relação a transposição do rio São Francisco e de outros assuntos, é resumido em uma única pergunta. O que a igreja faz pelo povo brasileiro e humanidade? O brilhante deputado federal Ciro Gomes, tem capacidade suficiente para saber a necessidade deste empreendimento sendo que, o mesmo vive nesta região. A seca só é ruim para quem a tem em sua porta, e, não artista de Rio e São Paulo que não viveram e vivem tal problema, possuem capacidade e discernimento para tal debate. 3 opiniões
avalie fechar
Lindorf Carrijo (1) 14/02/2008 15h26
Lindorf Carrijo (1) 14/02/2008 15h26
O governo está hoje na situação do cordeiro que de tanto mentir, pedindo socorro falsamente, acabou sendo devorado pelo lobo.
Todo dia tem uma mentira nova espalhada pela imprensa. A última delas e se fazer de vítima no embargo da carne por parte da UE. Ficam chocados quando são pegos na mentira e usam o discurso petista de país pobre contra país rico São uns irresponsáveis com a história e o futuro do Brasil!
2 opiniões
avalie fechar
Walter Alexandrino (11) 14/02/2008 15h20
Walter Alexandrino (11) 14/02/2008 15h20
Para definir essa controvérsia sobre a transposição do Rio São Francisco utilizo-me do seguinte argumento: Como não estou vendo a oposição ao governo, tão feroz em outros assuntos, como agora na questão dos cartões corporativos, comparecer para criticar, obstruir, enfim, manifestar-se contra esse projeto, fico convicto de que servirá, efetivamente, aos grandes projetos agroindustriais, e depois de pronto, ninguém altera mais nada, são os marcos regulatórios, como da telefonia (assinatura), pedágios, etc. 1 opinião
avalie fechar
Afonso Cardoso (1) 14/02/2008 15h19
Afonso Cardoso (1) 14/02/2008 15h19
BELEM / PA
Se técnicos especializados que fizeram o projeto de transposição do Velho Chico, afirmam sua viabilidade, com que competência artistas e religiosos se opõem? Não seria a mesma coisa de uma pessoa sem formação artística ou teologia, dizer que eles fazem errado sua arte e sua missa? Qual a proposta deles para levar água às pessoas que morrem de sede na região do sertão que vai ser beneficiada? Eles simplesmente se fazem de desentendidos e não propõe nada para substituir a transposição. Assim é fácil: critica mais não tem nenhuma proposta para substituir a transposição. 1 opinião
avalie fechar
jose de goes (5) 14/02/2008 15h16
jose de goes (5) 14/02/2008 15h16
BRASILIA / DF
De gota em gota te formaste,cristalino, manso, e logo caudaloso, nas longínquas e alterosas nascentes como uma imensa dádiva de Deus. E dia a dia segues, inconfundível, do gotejante berço até o mar, desenvolto, belo e imperecível correndo sobre desfiladeiros e planíceis. 8 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (273) 14/02/2008 15h16
Elza Miranda Cardoso (273) 14/02/2008 15h16
GENTE -"O SERTÃO VAI VIRAR MAR E O MAR VAI VIRAR SERTÃO"...
ISTO É UM "ALTO NEGÓCIO"! AS EMPREITEIRAS JÁ SE "ASSANHARAM"TODAS!
QUANTAS DELAS NÃO "FINANCIAM CAMPANHAS POLÍTICAS???
NO FINAL, VAMOS VER QUE AS QUE "GANHARÃO" AS LICITAÇÕES, SERÃO AS "MESMAS"...ELEMENTAR, MEU CARO WATSON!
CISTERNA QUE CUSTA BARATO E QUE RESOLVE O PROBLEMA, NÃO SERVE NÃO!
AFINAL, NESTE PAÍS "DEMOCRÁTICO", "QUEM NÃO TEM DEDO É REI" E QUEM TEM OLHO FINGE QUE NÃO VÊ, PAR NÃO PERDER SUAS "MORDOMIAS"
POBRE POVO BRASILEIRO.
ROUBADO, DESRESPEITADO, ENGANADOE ... "APAIXONADO"!
MERECEMOS...
59 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 14/02/2008 15h07
Paulo Floriani (244) 14/02/2008 15h07
A história provará que o bispo D. Cappio está certo, mas então será tarde. Adeus velho Chico! Mais uma vez os falsos socialistas fazem a vontade dos coronéis do poder econômico.A transposição do rio só beneficiará os ricos. ISTO JÁ ESTÁ PROVADO! 45 opiniões
avalie fechar
Maria Aparecida franca (11) 14/02/2008 14h46
Maria Aparecida franca (11) 14/02/2008 14h46
Para quem for inteligente,poucas palavras transmitira minha opiniao.Ha uns 20 anos atras,corria um belo riacho nos fundos da casa dos meus pais.Pescava-mos peixes com a peneira.Havia fartura de pesca e caça.Mas a falta de consciencia ecologica de ambiciosos que fizeram lagos particulares para muito gado;e aextraçao indiscriminada de areia para a construçao civil;o corte de arvores para carvoeiras e moveis;destruiu aquele belo riacho;que por sinal fica bem proximo da nascente do rio sao Francisco.Os pobres nao pescam para comer,porque o riacho esta morto.Minha solidariedade a todos que protestam contra o assassinato do velho Chico.Levem agua de outra maneira para o nordeste;e ensinem consciencia ambiental nas escolas.O ex presidente perdeu votos;porque entregou riquezas publicas ao capitalismo.O rio precisa de revitalizaçao,e urgente.O grande capital e que vai desfrutar dessas benesses;e em breve a agua acaba ,e nao tem para ninguem.Acorda Brasil.Maria.Araguari. 40 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 14/02/2008 14h31
Antonio Carlos Bressan (158) 14/02/2008 14h31
Tivemos hoje no senado, um excelente debate sobre o projeto de transposição das águas do rio São Francisco e de toda a problemática do semi-árido nordestino!
Quem ganhou o debate, as pessoas contra ou a favor do projeto? Nenhuma!
Ganhou a sociedade brasileira!
Não interessa quem ganhou ou deveria ganhar o debate, o que interessa é que grande parte da sociedade pôde ouvir alguns representantes da sociedade brasileira, como senadores, deputados, ministros, técnicos, cientistas, promotores públicos, professores,religiosos e artistas discutindo de forma educada e séria o projeto! Não foi completo pela ausência do povo que vive à margem do rio e cuja sobrevivência depende dele! Mesmo assim, foi um grande passo, graças ao Senador Suplicy e muitos outros serão necessários para um conhecimento mais amplo de todos, sobre este grande e oneroso projeto!
Muitas vezes achamos que uma pessoa só não consegue chamar a atenção de ninguém para um determinado problema e nos omitimos e não fazemos nossa parte como cidadão!
Estamos enganados!
25 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 27/01/2008 11h32
josé reis barata barata (3491) 27/01/2008 11h32
Um belo dia, senhores petistas e governistas desesperados (não todos) , ou seus filhos e netos, se chegarem lá,ainda irão se lembrar desta barata policarpiana ( de muito boa-fé, tanta, que até já votou em Lula) e que tanto trabalho lhes dá hoje. 74 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 26/01/2008 14h42
josé reis barata barata (3491) 26/01/2008 14h42
Ah! Lula, Lula....assim não conseguirás chegar lá.Com "companheiros" como estes, nem de mim necessitas.Dª.Marina,de novo não!Embora a Srª me proporcione a motivação para o meu lazer predileto, aqui, seria egoísmo demais ficar feliz com declarações tão infelizes,tripudiar sobre tão pobre inteligência lógica.Não cito sequer a assessoria da senhora, péssima , pior do que o conceito que os petistas , daqui, me atribuem, por ordem, eu sei. Mas,cuidado,muita atenção com repórter e produção.Não são tão ingênuos nem desarmados como a percepção que a senhora, erroneamente e em parte, tem do povo. Sei de sua origem, contudo, também não vim de muito longe de lá não,Porto Velho (V.Exª. conhece?); nossas raízes e heranças também não foram muito diferentes não (pai seringalista e morreu por lá);porém, porém, ler um pouco auxilia e muito, não vá na conversa de seu chefe, não. Declarar que o desmatamento em plena selva amazônica é por falta de participação da sociedade? Faça-me o favor! Qual o juízo que o mundo fará de nós, e de nossos governantes? Senhora, o que a senhora declarou, em palavras exatas e objetivas foi que: o ladrão não deve roubar;o homicida não deve matar etc., isto é, que todos devemos cumprir as leis. Fácil, simples não?Não.-SIMPLÓRIO! Senhora, se as leis mudassem o homem, não haveria mais necessidade delas.O Estado existe para fazer que elas, as leis,sejam cumpridas, bem: Estado de Direito e Democrático meeeeesmo.A senhora já pensou nisto? Pense, trabalhe, fale menos. 142 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página