Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
josé reis barata barata (3157) 22/04/2008 16h21
josé reis barata barata (3157) 22/04/2008 16h21
Duas singelas e simplórias considerações fruto de minha curiosa e teimosa ignorância.
Não considero que o fato de discutir se há vida ou não seja significativo para a questão. Repito: minha fé católica e somente minha frágil fé ainda sustenta e por ela mesma, que isso é desimportante por impossível. Hipoteticamente: desvendássemos a vida, como ficaria nossa relação Deus? O Deus de todos?
-Bom dia Senhor, como vai?
A segunda: e o normal e natural onanismo que joga pelo ralo "strictu sensu" incontáveis espermatozóides ? Ou vidas?
Coisa para Dostoiévski
78 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 22/04/2008 09h04
eduardo camillo (77) 22/04/2008 09h04
Há um ponto importante quando se fala em resgate de vidas humanas que é o seguinte: enquanto existe a possibilidade de encontrar pessoas vivas, não se pode fazer nada que arrisque suas vidas. Exemplo: Num soterramento, enquanto há a dúvida da presença de vida nos escombros, não se usa a escavadeira, porque seria perigoso.
Um ponto batante discutido por nós no post é apartir de quando é vida humana. Do início? Da constituição do sistema nervoco? Quando se infunde a alma? Ela existe? etc... Penso eu que, da mesma maneira que se faz no mundo extra-uterino (ou extra-tubo de ensaio), deve se fazer o mesmo nesses meios com os embriões: na dúvida da existência ou não de vida humana neles, não se os deve destruir. Não sei se é possível provar por A + B que embriões são gente, e nem o contrário pode ser feito, então não devemos nos meter com isso. Na dúvida da existência de vida ou não, melhor não arriscar.
120 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 20/04/2008 20h11
Zulma Peixinho (24) 20/04/2008 20h11
SAO PAULO / SP
O uso das células humanas iPS (que tiveram seu potencial de uso em terapia recentemente comprovado) para tratamento de doenças graves independe da aprovação desta lei, pois são células-tronco "reprogramadas", derivadas de células adultas do próprio paciente (células autólogas). Portanto, a polêmica é basicamente científica! 13 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 18/04/2008 17h41
valdir timóteo leite (78) 18/04/2008 17h41
Senhores ministros três anos de demora para julgar uma ADIN que vidas estão se perdendo porque isso?
E o sr. ministro o sr.ainda pede mais tempo,com vidas se perdendo,EU PROTESTO ISSO NÃO É DIREITO,mesmo o sr.DIREITO estando em seu direito,MAS,Onde esta o DIREITO a Vida de milhões de pessoas que depositam suas esperanças nessas pesquisas e em nossos cientistas e pesquisadores ,SR.DIREITO nos de o DIREITO.
Quanto tempo mais teremos que esperar vendo milhões de pessoas sendo consumidas por essas terríveis doenças ?
É muito fácil quando não é com você ou com alguém da sua familia.
Quando os senhores que são contra as pesquisas estiverem com esses problemas em suas familias ou com os senhores mesmo sentindo na pele,verão o quanto estiveram errados no passado.
31 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 18/04/2008 10h14
valdir timóteo leite (78) 18/04/2008 10h14
prezado T. Morimoto,desculpe-me pela demora em lhe responder,os meus elogios dirigidos a você são até tímidos,você merece muito mais elogios por ser uma pessoa de visão para o futuro e de grande inteligência,que consegue transmitir a real necessidade dessas pesquisas para um melhor futuro da humanidade.
meus parabéns pela sua luta em defesa das pesquisas e parabéns pelo exemplo de cidadão que você é.
Ontem o conselho federal da saúde se reuniu com vários cientistas e pesquisadores para discutirem,se,seria necessário a realização das pesquisas com células-tronco embrionárias ou não,O conselho é composto por 39 pessoas,houve uma votação para decidir quem era a favor ou contra as pesquisas com células-tronco embrionárias.
Dos 39 conselheiros houve apenas um voto contra o da católica fervorosa e representante da( CNBB )a sra.Zilda Arns, ( 38 a favor e 1 contra ) e essa decisão será enviada ao STF .
graças a Deus a ignorância de batina esta sendo derrotada para o bem do nosso povo e para o bem da humanidade.
logo logo os católicos estarão se beneficiando dos resultados dessas pesquisas que certamente virão,pode ter certeza a derrota dos religiosos hoje é o que vai salvar a vida de muitos deles amanhã,na verdade a derrota deles será as suas próprias salvação.
E que eles aprendam algo de bom com essa situação que eles provocaram assim atrapalhando a vida de milhões de pessoas novamente.
ABRAÇOS
52 opiniões
avalie fechar
Thales Limeira (1) 17/04/2008 22h52
Thales Limeira (1) 17/04/2008 22h52
VITORIA / ES
A História se repete: faz-se uma lei para legitimar crimes, mas mesmo que o crime se torne legalizado ele continuará sendo um atentado à Moral. As atrocidades feitas pelos nazistas na Alemanha não foram ilegais, pois estavam permitidas pela lei. Faziam experiências médicas e extermínio de indivíduos sob a alegação de que eram pessoas desprovidas de futuro e que não precisavam viver, e essas experiências e extermínios eram pelo bem da Alemanha e da humanidade.
Pior: atualmente se busca apoio em pessoas que são iludidas, passando a pensar que não há outro meio de lhes proporcionar cura ou melhora de doenças a não ser matando os embriões. Mas pode-se fazer as mesmas pesquisas e tratamentos com células-tronco não embrionárias, que podem ser obtidas do cordão umbilical e de outras fontes de indivíduos já nascidos sem que se tenha de os matar.
Até médicos, com tantos conhecimentos adquiridos, estão sendo iludidos por esse sofisma: não haveria outra fonte de células-tronco a não ser o extermínio de embriões.
Parece-me que o objetivo não é tratar ou curar doentes, e sim destruir embriões que estão ocupando espaço nas geladeiras e nas consciências dos que se sentem culpados, incluindo-se aí os pais.
Procura-se definir o momento do início da vida, para atenuar a culpa, porém por mais voltas que se dê, não há como não reconhecer a impossibilidade de se fixar o início, uma vez que a vida não se inicia, mas apenas se transmite (é um dos postulados da biologia, inegável).
217 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 16/04/2008 14h31
T. Morimoto (396) 16/04/2008 14h31
Marcelo Leite, da Folha-15/abr, escreveu= Se você acha que os EUA estão atrasados na pesquisa de células-tronco EMBRIONÁRIAS humanas (CTEHs) porque George Bush proibiu pesquisas com embriões, pode tirar o cavalo da chuva. Bush só proibiu o uso de VERBAS FEDERAIS para esse tipo de pesquisa. Atrasado, literalmente, está o Brasil, que permitiu os estudos, em 2005, mas a rigor não permitiu, porque uma ação direta de insconstitucionalidade se arrasta desde então, sem decisão à vista do Supremo Tribunal Federal (como registrei aqui). Leio agora na agência Bloomberg que três empresas americanas já se preparam para fazer, talvez ainda em 2008, testes pré-clínicos (fase 1) de tratamentos com CTEHs transformadas (diferenciadas) em células de reposição de tecidos lesados (inclusive células nervosas).
Acredito no que o Marcelo Leite escreveu acima na Folha. Mas, como ainda não temos essas pesquisas terminadas, fico apenas torcendo pra resultados positivos, pra esperança de muitos necessitados que conheço (inclusive jovens com degenerações neurológicas), e estão esperando a morte. E se não der certo nas primeiras tentativas, que continuem sem esmorecer, procurando soluções q existem, mas ainda não sabemos. Estamos "engatinhando". Afinal, a ciência só tenta, aos poucos e enfrentando objeções, descobrir como "pilotar" e aproveitar o que existe, não inventa nada.
42 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 15/04/2008 02h53
T. Morimoto (396) 15/04/2008 02h53
Nem sei se a Folha publicou q células adultas evoluiram pra células nervosas. Se publicou, deve ter pesquisadores sábios, que conseguiram isso. E se for assim, não devem ser egoistas e ensinem esse método aos cientistas que estão pesquisando exaustivamente no mundo todo, porque eles não sabem disso. Se não foi isso que a Folha afirmou, fica o "dito por não dito". Toda ajuda (ou descobertas) em pesquisas, é útil, porque, nada é uma verdade eterna. Tudo se renova sempre, com novas descobertas que ainda não conhecemos, mas precisamos descobrir. E muitas coisas ainda serão "desvendadas", tenho certeza, mesmo com todas objeções que existem e existiram sempre. 28 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 15/04/2008 02h19
andre messias (180) 15/04/2008 02h19
Células-tronco
As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.
RESUMO DA REPORTAGEM DA folhaonline.UM ABRAÇO!!!
96 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 20h21
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 20h21
Muito RUIM o artigo de Carlos Caetano, "O EMBRIÃO QUE VIROU MINISTRO".
ESSE SR. CARLOS CAETANO DEVERIA SABER QUE PARA OS OVOS DE TARTARUGA EXISTE UMA LEI ESPECIFICA A SER SEGUIDA E A SER CUMPRIDA,MAS A FALTA DE CONHECIMENTO DESTE SENHOR O LEVA A ESCREVER ESSA BOBAGEM,UM MINISTRO FAZ A INTERPRETAÇÃO DA LEI,E É JUSTAMENTE O QUE O MINISTRO CARLOS BRITO ESTA FAZENDO,E COM UMA PERFEITA INTERPRETAÇÃO DAS NOSSAS LEIS.
SE EXISTISSE UMA LEI ESPECIFICA RECONHECENDO AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS COMO UM CIDADÃO OU ESSAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS COMO UMA PESSOA HUMANA,TENHO CERTEZA DE QUE ELE VOTARIA A FAVOR DA (ADIN ).
SR. EDUARDO CAMILLO NESTE CASO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS A LEI DEVERIA RECONHECE-LAS COMO UMA PESSOA HUMANA OU COMO UM CIDADÃO,E INFELIZMENTE PARA QUEM DEFENDE AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS COMO PESSOA HUMANA ( NÃO ESTA AMPARADO EM NOSSA CONSTITUIÇÃO ),ACONSELHO OS SENHORES A FAZEREM UM MOVIMENTO NACIONAL PARA MUDAR O TEXTO DA NOSSA CONSTITUIÇÃO E RECONHECER AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS COMO UMA PESSOA HUMANA OU COMO UM CIDADÃO.
QUALQUER MINISTRO QUE VOTAR A FAVOR DA (ADIN) ESTARÁ VOTANDO NO VAZIO POIS AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS NÃO TEM UMA LEI COMO AS DAS TARTARUGAS.
PARECE BRINCADEIRA,MAS,ESSA É A REALIDADE.
É AQUILO QUE O SR. DISSE NÃO É PORQUE É LEI QUE SIGNIFICA SER CERTO OU ERRADO...
75 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 14/04/2008 16h13
Paulo Floriani (241) 14/04/2008 16h13
Muito bom o artigo de Carlos Caetano, "O EMBRIÃO QUE VIROU MINISTRO". É só ir no Gogle e digitar. 44 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 16h05
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 16h05
Investigadores britânicos desenvolveram uma técnica que cria embriões humanos sem ser necessária uma fertilização ou uma clonagem. Os cientistas responsáveis pela técnica são do Instituto Roslin, na Escócia,
De acordo com a BBC Online, os cientistas usaram óvulos doados por várias mulheres e estimularam-nos com impulsos elétricos e substâncias químicas, resultando na multiplicação das células, sem qualquer adição de materiais genéticos de espermatozóides ou de clones.
Os embriões que resultaram dessa técnica, denominada de "concepção virgem", contêm apenas cerca de 50 células e jamais se desenvolverão para formar um bebé. Os cientistas fazem ainda questão de salientar que o embrião não será implantado em mulheres.
Seja como for, para os investigadores, esta técnica poderá vir a abrir caminho a uma nova fonte de células-mãe.
isso foi divulgado em setembro de 2005.
A pergunta é e se alguém resolver implantar esses embriões em uma mulher ?
seria um filho literalmente sem pai ?
quem garante que já não foram implantados?ou que não serão implantados?
As pesquisas acontecem no mundo, e o Brasil ? O Brasil esta sendo amarrado e impedido de produzir seus próprios conhecimentos por fé religiosa,isso é um tremendo absurdo,E ainda mentem dizendo não estarem interferindo contra as pesquisas,e aquele advogado que esta no STF da ( CNBB ) dr. YVES CANDRA falando contra as pesquisas? isso é não interferir ? CARDEAL DON ODILO DIGA A VERDADE A POPULAÇÃO,OU O SENHOR SE ENGANOU COM ESSA DECLARAÇÃO ?
101 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 14/04/2008 14h34
eduardo camillo (77) 14/04/2008 14h34
T. Morimoto, depois da sua enxurrada de posts, alguns falando coisas que não pareciam ser do seu carater, gostaria de lembrar uma reportagem na própria folha onde células adultas se transformaram em neurônios. E você vem me dizer que não são tutepotentes?
E comérico de humanos quando alheio à vontade desse, até onde sei é escravidão.
56 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 12h37
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 12h37
prezado Paulo Floriani ,novamente o sr. não respondeu o que lhe foi perguntado o sr. diz ( Você continua confuso. Não importa se, de um milhão de espermatozóides um só fecunda o óvulo. O que importa é que, o óvulo, uma vez fecundado, inicia-se o desenvolvimento de um ser humano.)
assim que o sr. responder quantos espermatozóides se fecundam no ou nos óvulos??? eu lhe farei a replica,e já lhe adianto que o inicio da vida,NÃO,é somente na fecundação do óvulo,( O inicio da vida envolve um conjunto de etapas ) e nesse sentido,todos os senhores erram em dizer e afirmar que a vida começa na fecundação,isso porque envolve varias etapas,(pré e pós fecundação do óvulo)mas se torna muito difícil explicar a quem defende uma tese sem base do contexto geral e apenas enxerga o momento da fecundação do óvulo,e mesmo o óvulo fecundado não significa que esse óvulo atingirá o estagio final,quer seja intra ou extra uterino,mas não vou me estender nas argumentações, pois quem não soube responder uma simples pergunta como entenderia algo tão complexo,que volto a dizer ( O inicio da vida envolve um conjunto de etapas ) .
vejo que quem continua confuso é o sr. prezado Paulo Floriani .lembrando ao senhor que existe uma concordância em geral,apenas do momento em que termina a vida carnal,pois a espiritual segundo a maioria continua.
ABRAÇOS.
58 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 11h04
valdir timóteo leite (78) 14/04/2008 11h04
SE OS ESTUDOS COM AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS NÃO FOREM FEITOS OS CIENTISTAS E PESQUISADORES SEMPRE TERÃO DUVIDAS,E SEMPRE FALTARÁ INFORMAÇÕES PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS,NÃO PERMITIR ESSES ESTUDOS É NO MÍNIMO FALTA DE INTELIGÊNCIA,EXEMPLO TENTE CURSAR UMA FACULDADE SEM TER FEITO O ENSINO FUNDAMENTAL,ENSINO BÁSICO,LHE FALTARÁ INFORMAÇÕES E VOCÊ JAMAIS CONSEGUIRA INGRESSAR EM UMA FACULDADE,NÃO SE CONSTRÓI UM PRÉDIO DE CIMA PARA BAIXO,MUITO ME ADMIRA PESSOAS QUE SE DIZEM SER OS DONOS DA VERDADE NÃO SE DAREM CONTA DISSO,AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS devem ser feitas para que se entenda tudo sobre elas,esses estudos é o CAPÍTULO Nº1 DOS ESTUDOS,A PARTIR DESSES ESTUDOS ENTENDENDO-SE O COMO ESSAS CÉLULAS SE DIFERENCIAM E CHEGAM EM SEU ESTADO FINAL DO SEU DESENVOLVIMENTO,os pesquisadores terão todas as informações necessárias para trabalharem com as células-tronco,ou desenvolverem outros caminhos para se chegar aos resultados desejados,PORTANTO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS CAPÍTULO Nº1 DOS ESTUDOS É INDISPENSÁVEL,assim abrindo possibilidades de reprogramarem as células-tronco e desenvolverem várias técnicas para se chegar as diversas terapias,Todas as pesquisas já feitas até hoje são muito importantes,MAS, não elimina a necessidade de se fazer as PESQUISAS e assim que os pesquisadores receberem as informações do CAPÍTULO Nº1 DOS ESTUDOS eles terão a base de sustentação de tudo,para prosseguirem a caminho do sucesso que todos nós desejamos. 51 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 14/04/2008 08h29
Paulo Floriani (241) 14/04/2008 08h29
Valdir Timóteo. Você continua confuso. Não importa se, de um milhão de espermatozóides, um só fecunda o óvulo. O que importa é que, o óvulo, uma vez fecundado, inicia-se o desenvolvimento de um ser humano. Parar este processo artificialmente é interferir no processo do contexto humano em franca progressão, portanto é uma agressão à vida humana EM DESENVOLVIMENTO. 43 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 13/04/2008 03h08
T. Morimoto (396) 13/04/2008 03h08
Prezado e preclaro Sr. Valdir Timóteo Leite: não costumo responder sempre às críticas, das opiniões q escrevo. Desta vez, estou fazendo, pq acreditamos nas mesmas coisas, nas mesmas esperanças grandes ou pequenas, ainda necessárias de se descobrir, e principalmente pq acho que os seus elogios foram exagerados. Mesmo sabendo q não sou tão merecedor, é agradável saber que alguém como vc, em quem vejo sabedoria, muito bom senso e raciocínio realista (não apenas esotérico), envie-me elogios, mesmo sendo exagerados. Eu apenas tenho defendido as filosofias quase unânimes dos mais sábios e capazes cientistas e pesquisadores, não só do Brasil como do mundo todo. Essas pesquisas já estão liberadas em vários locais da Europa, no Canadá, no Japão, e outros locais (nos USA são permitidas por patrocínios particulares), e estamos pelo menos, 7 anos atrasados no Brasil, e isso pode nos custar caro no futuro, como acontece com os "royalties" que pagamos em quase tudo q é transgênico (galinhas, ovos, milho, soja e muito mais), e no futuro pagar caro por eventuais descobertas que fizerem com células tronco que todos podem precisar. Afinal, não quero ser como o soldado da "estória" do desfile, cuja mãe comentou: "só o meu filho marcha com passo certo, todos os outros soldados estão marchando com passo errado". Fico pasmo que existe até gente culta, invocando filosofias ou teorias científicas pra contrariar a quase unanimidade dos pesquisadores.
Abraços e meu muito obrigado. T. Morimoto.
54 opiniões
avalie fechar
Karla Cristina (22) 13/04/2008 00h32
Karla Cristina (22) 13/04/2008 00h32
Qual a diferença entre,papai noel,coelinho da páscoa,mula sem cabeça e cura por C T embrionárias? RESPOSTA:nenhuma,pois nenhum deles existe... 290 opiniões
avalie fechar
Karla Cristina (22) 12/04/2008 23h44
Karla Cristina (22) 12/04/2008 23h44
Eu respondo ao Sr.morimoto,com uma matéria da folha:Aos seis meses de idade, Vinícius é um bebê que adora papinha de mamão, já tenta sair sozinho do carrinho e dá sonoras gargalhadas durante o banho. O menino foi gerado a partir de um embrião congelado durante oito anos, um recorde no país. Pelos critérios da Lei de Biossegurança, seria um embrião indicado para pesquisas com células-tronco embrionárias.Para ver mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u380351.shtml 90 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 12/04/2008 23h27
valdir timóteo leite (78) 12/04/2008 23h27
prezado T. Morimoto você esta certo em tudo,parabéns,nem vou dizer nada,pois você já disse tudo certinho,o cardeal que reze bastante e que doe um pouquinho dessa riqueza para os pobres e para a ciência,afinal a ciência merece uma boa indenização pelos séculos de estrovo por parte da igreja....
parabéns grande T. Morimoto
43 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página