Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Floriani (241) 31/03/2008 09h36
Paulo Floriani (241) 31/03/2008 09h36
(Fonte: Lepanto):"Novas descobertas genéticas dão razão aos médicos católicos.A clonagem humana deixa de ser interessante, reconhece o pai da ovelha Dolly
ROMA, quarta-feira, 28 de novembro de 2007 ( ZENIT.org).- As novas descobertas científicas sobre células-tronco (ou estaminais) adultas, que
não implicam a eliminação de vidas humanas, deram razão à batalha ética liderada há anos pelos médicos católicos.O Dr. Josep Maria Simón, presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (FIAMC), elogia os resultados de uma equipe japonesa e uma equipe americana que conseguiram transformar células de pele humana em células-tronco, que são capazes de evoluir em células nervosas, cardíacas ou em qualquer dos 220 tipos de células do corpo humano.A nova técnica, ainda que exija aperfeiçoamento, é tão promissora que o
cientista que conseguiu clonar a primeira ovelha do mundo, Ian Wilmut, anunciou que deixará de lado a clonagem de embriões para focalizar-se nas
células-tronco derivadas de células da pele.
«Parece que a Providência está nos indicando o caminho dos médicos e demais pesquisadores. Deus aperta, mas não enforca. Fecha-se uma porta e se abre outra», reconhece o Dr. Simón em declarações à Zenit.«Os médicos católicos ainda têm algumas dificuldades para que muitas pessoas
compreendam e aceitem que a vida humana nascente é digna de todo respeito.
Contudo, só a pesquisa e os tratamentos com base nas células-tronco adultas estão dando resultado...
5 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 31/03/2008 07h51
josé reis barata barata (3157) 31/03/2008 07h51
e) André Messias.
Desconheço o Direito da Nação onde a mídia aponta e divulga essa atrocidade humana que, por inquestionável importância social, o Congresso criou CPI em andamento dedicando-se a tudo e a todos;a tudo e a todos!Talvez você sim, disponha de conhecimentos especializados,pela convicção que denota, portanto, perdão pela ignorância.De qualquer modo salvo avocação a qualquer coisa como o nosso instituto da "Responsabilidade objetiva do Estado", fica impossível discordar da sua indignação, quando você diz (?) que a Igreja Católica custeará a imposição da sanção pecuniária por delito pessoal,particular de um agente dela e distinto da fé ;enquanto essência,alma de qualquer Instituição religiosa.
f) A força da fé indica, tão-só, a intensidade dela;mas não a verdade do objeto dela.E, assim, e mormente sem humildade e sinceridade e com abrasadora paixão fica impossível trilhar a via do conhecimento da vida enquanto realidade (será?) eterna; única que deveria congregar os cérebros privilegiados distraídos com, necessários e indispensáveis, mas secundários embriões humanos.Nada mais - mais uma vez perdoem-me - que máscaras para subtrair volumosos e fáceis recursos públicos; e atender escusos e irresponsáveis interesses econômicos farmacêuticos internacionais que nenhuma lei irá impedir de proliferar. (continua)
25 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 31/03/2008 07h50
josé reis barata barata (3157) 31/03/2008 07h50
André Messias (parte final):
Ora, o insignificante Aedes vem dizimando os embriões em seus primeiros aninhos de vida no Brasil inteiro, angustiando famílias inteiras e devemos ficar discutindo e desperdiçando escassos recursos públicos com "camisinhas" e outras, ainda,quimeras e utopias científicas preliminares e distantes, talvez inalcançáveis; ao invés de um banal e próximo mosquito que nos aflige dentro de nossos próprios lares?
Tais como: saber quando inicia a vida?
Insensatez, ingenuidade e irracionalidade!
Por quê?
Perguntem a Deus!
Isto, quem acredita nele, pois, quem descobrir não necessita, é ele. Ou não?
Irmão, você é um Messias, eu, uma reles barata no ocaso de uma curta; mas interessante e plena de experiências, vida;que, nem mesmo por isso, cada vez mais menos a entende e fica aqui neste tolo lengalenga.
Desculpe ter tomado seu tempo com sandices de um idoso.
36 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 30/03/2008 22h34
andre messias (180) 30/03/2008 22h34
Procurador geral da República Claudio Fonteles defende sucesso de pesquisa em células adultas
segundo suas próprias palavras todo sucesso até agora obtido são com células-tronco adultas e a 10 anos os testes com células-tronco embrionárias não tiveram nenhum resultado.VEJA: http://www.agenciabrasil.gov.br/media/audios/2008/03/04/sonora_promotor.mp3/view
UM ABRAÇO!!!
48 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 30/03/2008 21h55
andre messias (180) 30/03/2008 21h55
Parece até aquelas histórias épicas(estilo SENHOR DOS ANÉIS)para quem conhece pouco,ou quase nada,o Sr defendeu com muita propriedade,o sustento de sua religião,não que o Sr esteja errado em defender,cada um que sustente a sua,mas como o Sr consegue sobreviver,sem essa coisa que não é de DEUS(dinheiro)?Agora com respeito aos padres e papas não usarem o dinheiro ao bel prazer,não posso concordar,pois não é o que temos visto,ou o que a história mostra.Sr barata,o Sr é um barato,então quer dizer que os quase 1 bilhão de dólares que a católica vai pagar pelos crimes de pedofilia,veio de esmolas? Coitados dos mendigos...Vou terminar igual ao piti do Sr valdir...e FIM(brincadeirinha)UM ABRAÇO! 96 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 30/03/2008 19h36
josé reis barata barata (3157) 30/03/2008 19h36
André Messias, não costumo deixar nada sem resposta, em especial quando a pergunta é "bonitinha", como a sua.
1- De plano, jamais será encontrada qualquer referência desairosa ou depreciativa minha,especificamente, à fé religiosa de ninguém.Não seria ético, moral e principalmente, um contra-senso Cristão.Embora por vezes pense, pense, tão-só pense em razão de evidências da conduta quotidiana de alguns responsáveis pela difícil condução e evolução da nossa fé, que bem o merecem qualificativos daquelas categorias, inclusive católicos. Papa, pastores e padres são homens!Certo?
2- Não posso responder pelo que os outros pensam ou escrevem.
(continua)
27 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 30/03/2008 19h35
josé reis barata barata (3157) 30/03/2008 19h35
André Messias, continuando:
3- Direto: não aceito de modo ou forma alguma, dinheiro envolvido diretamente com fé ou arrecadado para sustentar qualquer projeto de fé.Dinheiro (perdão), para mim , não é coisa de Deus:"Ao inventarem o dinheiro ,porém, os homens não suspeitavam que estavam criando um novo poder social, o poder universal único, diante do qual a sociedade inteira iria se curvar.".-Engels (não é da Bíblia).
4- Pelo que conheço da Igreja Católica enquanto Instituição, pouco ou quase nada;repito, pelo que conheço: o pouco dinheiro que arrecada e o que arrecada cada vez menos com doações e esmolas exclusivamente voluntárias (discordo de qualquer outro modo ou maneira direta ou indireta) em maior parte dos mais privilegiados, retorna de modo significativo para a sociedade (estudei e meus irmãos, agora minhas filhas, em colégio Salesiano, gratuitamente ).O Papa,Arcebispos, Bispos ou Padres não possuem patrimônio próprio, pessoal derivado, a partir da Igreja, nem podem dispor do patrimônio da Igreja ao seu bel prazer.Os Padres que não são vinculados a congregações, os seculares, procuram algum modo de ganhar a vida (emprego), ou, vivem uma vida extremamente simples com as esmolas que recebem.
Pelo espaço, e em respeito a ele, é o que me cumpre esclarecer por ser o que conheço.
Irmão em Cristo, sempre as ordens, barata.
26 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 30/03/2008 00h00
andre messias (180) 30/03/2008 00h00
Que violência,não?!?Acho que vossa senhoria não gosta de ser confrontado ou talvez precise de um tratamento na cabeça com células-tronco,mas por favor não embrionárias,TÁ?!?OU procure seu proctologista para ter uma segunda opinião. 161 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 29/03/2008 23h47
andre messias (180) 29/03/2008 23h47
Olha meu amigo,valdir,a minha opinião é formada,de várias que julgo serem certas,inclusive,também algumas suas e as do Pr Silas e tantas outras,com a qual(com essa cabecinha que DEUS me deu)confrontei,com várias reportagens e estudos sobre o tema,pois o dono da verdade é só um que é DEUS,então quando algo mexe comigo e há provas que testificam sua veracidade,diga pra mim:porque não passar adiante?Não é para isso que estamos aqui emitindo essas opiniões?Quando o Sr nasceu já tinha todo o conhecimento que hoje tem?Então o Sr é um gênio(desculpe a brincadeira)já nasceu com opiniões pré-concebidas em sua mente?Agora,não é por que seja um texto constitucional que quer dizer que esteja certo!VER: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/03/19/mais-um-sucesso-com-celulas-tronco-adultas/ http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/4274171.stm&sa=X&oi=translate&resnum=10&ct=result&prev=/search%3Fq%3DO%2BDr.%2BJeremy%2BMao,%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GZHZ_pt-BR___BR237
http://www.providaanapolis.org.br/tronment.htm http://www.agenciabrasil.gov.br/media/audios/2008/03/04/sonora_promotor.mp3/view (PRINCIPALMENTE)
Se o Sr quiser tem mais...
35 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 23h35
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 23h35
Prezado andre messias vossa senhoria diz que essa não é uma questão religiosa mas faz o discurso do pastor Silas Malafaia, isso que você esta dizendo é a pregação dele na integra,essa é a verdadeira manipulação religiosa sobre as pessoas,e você é um manipulado.
Aqui esta o link do vídeo tenho por hábito de provar o que eu digo,
http://youtube.com/watch?v=iQc1Q01ruV4
Clonagem de personalidade já fizeram com vossa senhoria Prezado andre messias vossa senhoria diz que essa não é uma questão religiosa mas faz o discurso do pastor Silas Malafaia, isso que você esta dizendo é a pregação dele na integra,essa é a verdadeira CLONAGEM e manipulação religiosa sobre as pessoas.
E NÃO RESPONDEREI A NENHUMA PROVOCAÇÃO DE SUA PARTE POIS VOCÊ NÃO É VOCÊ,MENTE DESCARADAMENTE E NÃO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA.... AI SIM É QUE MORA O PERIGO FIM
103 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 22h27
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 22h27
Prezado andre messias vossa senhoria diz que essa não é uma questão religiosa mas faz o discurso do pastor Silas Malafaia, isso que você esta dizendo é a pregação dele na integra,essa é a verdadeira manipulação religiosa sobre as pessoas,dizem o que dizem a elas,e quem duvidar que esse seu discurso é do meu querido e adorado pastor Silas Malafaia pessoa a quem eu muito admiro é só dar uma passadinha no youtube,a por favor vamos ter opiniões próprias,se as células-tronco embrionárias é um cidadão como os senhores afirmam lutem para mudar o texto da nossa constituição,pois é nela que deve estar expresso se as as células-tronco embrionárias é um cidadão ou uma pessoa humana, e se for comprovado isto que seja garantido os direitos dessas células-tronco embrionárias como um cidadão ou uma pessoa humana.
na verdade a igreja em sua totalidade é uma barreira para a ciência,os senhores caluniam os cientistas vergonhosamente dizendo que eles querem brincar de Deus,isso não os envergonham não?os senhores caluniam trabalhadores que lutam por um mundo melhor,caso os senhores não saibam cientistas são trabalhadores como qualquer um de nós,e tem sentimentos também,na verdade quem brinca de Deus são os senhores que querem dominar o mundo com palavras e com histórias sem provas palpaveis, os senhores vendem a palavra usando o nome de Deus,prometendo curas e vida financeira farta abençoada,E Quando os tratamentos vindos das pesquisas estiver disponível os senhores vão todos lá se tratar.
77 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 29/03/2008 20h47
andre messias (180) 29/03/2008 20h47
Células-tronco embrionárias,não é uma questão religiosa,(como muitos querem classificar)é uma questão científica,biológica e a própria comprova com farta documentação,que a VIDA começa na concepção,que ela é contínua seja intra ou extra-uterina até a morte(quem comprova isso é a própria ciência,não é nem a religião e nem a teologia)A biologia,genética e a embriologia,fundamentam a humanidade da criança desde o ventre,isso quer dizer que o embrião é humano(palavras da própria ciência)Nenhum ser humano é mais humano do que outro,então aos olhos da ciência o embrião é tão humano quanto eu e você(vice e versa)a única diferença é o tempo e a nutrição.Nós evangélicos somos à favor das pesquisas das células-tronco,desde que não sejam embrionárias e para fins terapêuticos(podem ser usados do cordão-umbilical,da medula óssea e da corrente sanguínea)Mas o grande problema,é a curiosidade do homem em ter o"poder"de manipular o ser humano(muitos não estão interessados em questões terapêuticas,mas sim na clonagem humana,ou seja brincar de DEUS)É aí que mora o perigo! 71 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 29/03/2008 20h45
andre messias (180) 29/03/2008 20h45
Células-tronco embrionárias,não é uma questão religiosa,(como muitos querem classificar)é uma questão científica,biológica e a própria comprova com farta documentação,que a VIDA começa na concepção,que ela é contínua seja intra ou extra-uterina até a morte(quem comprova isso é a própria ciência,não é nem a religião e nem a teologia)A biologia,genética e a embriologia,fundamentam a humanidade da criança desde o ventre,isso quer dizer que o embrião é humano(palavras da própria ciência)Nenhum ser humano é mais humano do que outro,então aos olhos da ciência o embrião é tão humano quanto eu e você(vice e versa)a única diferença é o tempo e a nutrição.Nós evangélicos somos à favor das pesquisas das células-tronco,desde que não sejam embrionárias e para fins terapêuticos(podem ser usados do cordão-umbilical,da medula óssea e da corrente sanguínea)Mas o grande problema,é a curiosidade do homem em ter o"poder"de manipular o ser humano(muitos não estão interessados em questões terapêuticas,mas sim na clonagem humana,ou seja brincar de DEUS)É aí que mora o perigo! 48 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 15h27
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 15h27
Prezado Eduardo Camilo analise e veja como a situação dos ministros é difícil.
Aborto Provocado pela Gestante ou com Seu Consentimento
Art. 124 - Provocar Aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque:
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos.
Aborto Provocado por Terceiro
Art. 125 - Provocar Aborto, sem o consentimento da gestante:
Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos.
Art. 126 - Provocar Aborto com o consentimento da gestante:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
Forma Qualificada
Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em conseqüência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.
Art. 128 - Não se pune o Aborto praticado por médico:
Aborto Necessário
I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
MATAR É CRIME,mas se o médico ver que há risco de vida para a mãe,a lei permite que ele faça o aborto.
ou seja a tese de deixar o percurso natural decidir quem vive e quem morre,neste caso cai por terra,pois a lei aqui autoriza a matar para salvar outra vida.
vejam bem não estou defendendo isto,apenas estou lhes apontando uma situação.
essa postagem é para que cada um faça sua reflexão,pois ai esta,não é permitido matar mesmo ?
não queiram ser um ministro do STJ pois a decisão não é fácil,aqui esta a prova de que existe autorização para matar,ou não?
22 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 14h33
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 14h33
Prezado Eduardo Camilo ESTOU POSTANDO NOVAMENTE ASSIM QUE DA PARA ENTENDER MELHOR O QUE PODE VIR A ACONTECER
respondendo a vossa pergunta, caso o STF reconheça as células-tronco embrionárias como cidadão ou pessoa humana, ele estará afirmando sim,que vários crimes de assassinato foram cometidos em nosso país,por abortos e por manipulação de células-tronco embrionárias se reconhecidas como pessoa humana,pois o STF não esta criando uma nova lei,o STJ esta julgando uma ação de inconstitucionalidade baseando-se nas leis já existentes e em vigor em nosso país, des-de 05 de outubro de 1988 chamada de constituição da república federativa do Brasil e o nosso código foi criado em 1940 o atual Código e só entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1942 ,como o sr. pode ver,é muito diferente de se criar uma nova lei,basta um cidadão impetrar na justiça pedindo a reparação destes supostos crimes,sei que isto vai gerar um grande entrave jurídico,mas não poderão fazer vistas grossos para este grave problema que poderá ser criado por uma decisão do STJ que é muito difícil e complicada espero que isto não venha a acontecer,mas não descarto essa possibilidade.
Tão importante é o direito à vida que o direito penal o tutela de forma bem abrangente, sendo o primeiro objeto jurídico protegido pelo Código Penal (art. 121 e seguintes). No caso específico do ser em desenvolvimento na barriga da mãe o direito penal protege o seu direito a vida através do crime de aborto (art. 124 à 128, do Código Penal)
19 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 09h21
valdir timóteo leite (78) 29/03/2008 09h21
Prezado Eduardo Camilo concordo inteiramente com esta sua frase( não se pode fazer certo algo que é errado apenas para evitar trabalho )mas na minha opinião células-tronco embrionárias não é um cidadão e também não é um ser humano reconhecido na nossa constituição,e acredito que o STF na sua grande maioria também seguirá essa linha de raciocínio e não reconhecerão as células-tronco embrionárias como um cidadão e também não reconhecerão como um ser humano,levarão em conta o que esta escrito na nossa constituição e nela não fala sobre células-tronco embrionárias.
abraços
18 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 28/03/2008 23h36
eduardo camillo (77) 28/03/2008 23h36
Entendi. O problema realmente seria sério... Tenho que pensar um pouco. No momento não tenho o que dar de solução para algo do tipo. Uma coisa é certa: não se pode fazer certo algo que é errado apenas para evitar trabalho. abs 4 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 28/03/2008 23h06
Zulma Peixinho (24) 28/03/2008 23h06
SAO PAULO / SP
A celeuma do tratamento com células-tronco embrionárias humanas poderia ter sido precocemente solucionada, particularmente no âmbito científico. A que se deve esta falha/omissão?
Acompanhando a Imunologia há 35 anos, fico perplexa de ver que os cientistas atuais parecem tratar da eventual terapia (tratamento) com células-tronco embrionárias humanas com a mesma abordagem aplicada a transplantes de córnea e de órgãos sólidos, haja vista a ampla e irrestrita mobilização nacional que tem causado comoção e revolta infundadas.
Sabe-se que para tratamento com células-tronco embrionárias humanas é necessário seguir as mesmas leis de transplantação adotadas para transplante de medula óssea, ou seja, compartilhamento do RG biológico (HLA) pelo doador das células (embrião) e receptor das mesmas (paciente/deficiente físico). A obrigatoriedade em seguir esta norma propiciaria que as células pudessem exercer seu efeito biológico in vivo, sem serem rapidamente rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente/deficiente físico.
O inusitado é que tal regra imunológica, que parece ser desconhecida, ou é omitida, pelos pesquisadores em questão, está vastamente documentada e ilustrada na literatura científica mundial atual (ex: http://www.sciencedaily.com/releases/2007/12/071220123837.htm), que afirma:
1 - existe uma barreira imunológica intransponível (barreira alogênica) que NÃO permite a transferência aleatória de células-tronco em humanos, sejam elas células-tronco adultas ou não.
2 - as células-tronco embrionárias humanas NÃO podem ser utilizadas para tratamento (terapia) porque a reação imunológica de rejeição (resposta alogênica) é potente, rápida e dominante.
Até que ponto, então, seria recomendável a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias humanas a pesquisadores apresentando importante falha/omissão de conhecimento científico fundamental? Qual seria o "admirável" mundo novo a ser vislumbrado?
17 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 28/03/2008 23h06
valdir timóteo leite (78) 28/03/2008 23h06
Prezado Eduardo Camilo respondendo a vossa pergunta, caso o STJ reconheça as células-tronco embrionárias como cidadão ou pessoa humana, ele estará afirmando sim,que vários crimes de assassinato foram cometidos em nosso país,por abortos e por manipulação de células-tronco embrionárias se reconhecidas como pessoa humana,pois o STJ não esta criando uma nova lei,o STJ esta julgando uma ação de inconstitucionalidade baseando-se nas leis já existentes e em vigor em nosso país, des-de 05 de outubro de 1988 chamada de constituição da república federativa do Brasil e o nosso código foi criado em 1940 o atual Código e só entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1942 ,como o sr. pode ver,é muito diferente de se criar uma nova lei,basta um cidadão impetrar na justiça pedindo a reparação destes supostos crimes,sei que isto vai gerar um grande entrave jurídico,mas não poderão fazer vistas grossos para este grave problema que poderá ser criado por uma decisão do STJ que é muito difícil e complicada.
espero que isto não venha a acontecer,mas não descarto essa possibilidade.
21 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 28/03/2008 20h59
valdir timóteo leite (78) 28/03/2008 20h59
muito estranho esta se perdendo postagem somente duas das três estão ai prezado eduardo camillo se não aparecer a resposta que postei o farei novamente... 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página