Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Floriani (241) 24/03/2008 10h17
Paulo Floriani (241) 24/03/2008 10h17
Pesando várias opiniões diferentes, pode-se deduzir que a insistência em querer manipular embriões humanos está mais para a satisfação de "egos" e de interesses financeiros, do que para resolver problemas de saúde, visto que há outras alternativas que não se quer discutir em profundidade. Por outro lado, é impossível dialogar com os que desprezam tanto a ética quanto a Religião .Desta forma, há os que se declaram capazes de crer em Deus, mas num "deus" concebido conforme suas conveniências, rejeitando qualquer possibilidade de um Deus auto-revelado na história humana, que gera, naturalmente, uma ética que transcende os caprichos individuais. Neste sentido, opta-se por uma ética relativista e também por uma "religião" relativista, tentando-se impor a idéia de que não há verdades reveladas, mas "verdades" fabricadas, segundo a conveniência e os interesses de cada um, buscando-se, com isto, eliminar do debate qualquer possibilidade de conceber uma moral objetiva e consensual, que transcenda os individualismos, hermeticamente fechados em si mesmos.Consequentemente, numa última instância, se prefere fabricar um "deus" que não tem o direito de se auto-revelar na história, mas um "deus" de milhões de facetas e, portanto, destituído, por sua vez, de individualidade. Um "deus", portanto, muito conveniente, que pode ser manipulado à vontade.... 11 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 24/03/2008 09h56
josé reis barata barata (3157) 24/03/2008 09h56
Professora Zulma, a senhora está bem mais para baleia do conhecimento do que peixinho.
Por favor, continue.A senhora, bem mais do que eu que abandonei cedo os naturais óbices do magistério enquanto indicador de portas, conhece e compreende que:"No meio do caminho".C.D.de A.
14 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 24/03/2008 05h07
Zulma Peixinho (24) 24/03/2008 05h07
SAO PAULO / SP
Com o objetivo de contribuir para a resolução do embate, gostaria de relembrar alguns conceitos básicos de Imunologia, fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que envolvam terapia com células.
Qualquer célula nucleada humana, seja ela de embrião, de feto ou de indivíduo adulto, expressa aloantígenos HLA na superfície celular, os quais constituem o RG biológico de um indivíduo. A decodificação deste RG é realizada em testes de exclusão de paternidade, e na seleção imunológica de doadores para transplante de células, tecidos ou órgãos. No caso de transplante de medula óssea (células-tronco adultas), o doador e o receptor têm que ser HLA idênticos, ou seja, têm que compartilhar o RG biológico; entre indivíduos não aparentados, esta possibilidade é extremamente baixa.
O requisito de compatibilidade HLA plena também se aplicaria, obrigatoriamente, à terapia com células-tronco embrionárias humanas, a fim de que estas células pudessem exercer seu efeito biológico in vivo, sem serem rapidamente rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente.
Contudo, a existência da barreira alogênica não permite vislumbrar efetividade de tal abordagem terapêutica: a resposta imunológica de rejeição (resposta alogênica) é potente e dominante. Cabe acrescentar o risco potencial de reação de enxerto versus hospedeiro.
Recomendo a leitura do livro "Imunologia Celular e Molecular" (Abul K. Abbas, Andrew H. Lichtman e Shiv Pillai - 6a. edição, 2007 - Editora Elsevier) para melhor compreensão dos mecanismos imunológicos pertinentes.
7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 23/03/2008 20h23
josé reis barata barata (3157) 23/03/2008 20h23
A ciência médica não alonga a vida;tão-só, melhora a qualidade dela.
O alargamento da base da pirâmide etária (menos jovens morrendo e, assim,mais indivíduos vivendo mais tempo), não significa elevação do pico.Mera ilusão estatística e numérica.
Não encontro evidências, por mais que vasculhe, que no decurso do tempo o homem ,enquanto espécie, esteja vivendo mais tempo.
Há um limite que não está nas mãos dos homens, ultrapassá-lo; estivesse, o homem deixaria de sê-lo, mortal.
39 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3157) 23/03/2008 20h22
josé reis barata barata (3157) 23/03/2008 20h22
Ainda sobre embriões humanos.
Parece-me o cerne da discussão e questão "sine qua nom", o instante em que o nada se faz vida.Supondo, aquele, intuitivamente e afastando-me da ingênua contraposição do não-nada.
Mas, o que é vida? Por conseguinte: a vida?
Já existe e é pacífico do ponto de vista científico tudo o que envolve esta manifestação? Isto, enquanto uma possível dualidade matéria e espírito?Ou, até mesmo da unidade única deste ou daquela?
Não, este conhecimento nos alçaria para inexpugnáveis planos em antes e após, proprietários do tempo e da razão, do ser e não-ser.
Não acolho esta possibilidade, sequer prospectando no infinito âmbito da fé, pois, deparo-me com Deus.
37 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 23/03/2008 18h26
valdir timóteo leite (78) 23/03/2008 18h26
PREZADA Zulma Peixinho , São Paulo-SP - Professora Universitária
prezada professora é com muito respeito que dirijo essas palavras a vossa senhoria .
( 1º ponto )quando vossa senhoria diz ( Evitemos mais conflitos e falsas expectativas. ) gostaria de saber quais são essas falsas expectativas ?
pois vossa senhoria fala de um jeito como que se vossa senhoria já tivesse feito as pesquisas e já tem todas as respostas,se vossa senhoria tem as respostas, por favor publique-as para que os cientistas possam seguir em frente a partir dos vossos estudos já concluídos e conclusivos,caso vossa senhoria não tenha feito essas pesquisas não levante falsos sobre falsas expectativas .
ninguém no meio científico esta afirmando que vão curar a tudo e a todos,estão mostrando que existem muitas possibilidades de terem sucesso na cura de várias doenças a partir desses estudos com células-troco embrionárias,eles estão sendo muito éticos dizendo existir possibilidades,e isto não demonstra falsas expectativas,vossa senhoria esta sendo injusta com as comunidades científicas fazendo essas afirmações .
( 2º ponto ) não podemos estudar em uma universidade se não tivermos feito o prezinho o primeiro grau o segundo grau e depois passar no vestibular para cursarmos uma faculdade.
E no caso das pesquisas também não podemos pular etapas,pois esses ensinamentos e essas informações farão muita falta no futuro,tudo deve ter um principio um meio e um fim,não da para entender e resumir um livro se começarmos a ler este livro do meio para o fim.
abraços
33 opiniões
avalie fechar
leonel cervo (1) 23/03/2008 11h12
leonel cervo (1) 23/03/2008 11h12
PORTO ALEGRE / RS
MISTURAR EMBRIOES HUMANOS E TERCEIROS, SOU CONTRA, SERAO CRIADOS SERES COMPLETAMENTE DIFERENTES E UMA RAÇA DE COISA MUTANTE(PROVAVELMENTE) SERA CRIADA, POIS A NATUREZA SEMPRE ENCOTRA UMA MANEIRA DE EVITAR O CONTROLE DE ESPERIENCIAS DESTE GENERO, SE NAO A NATUREZA COM CERTEZA ALGUM CIENTISTA MAL INTENCIONADO OU A MANDO DE ALGUM GOVERNO INCONSEQUENTE EM TROCA DE MUITO DINHEIRO DESVIADO DE UM POVO OPRIMIDO. SOU TOTALMENTE CONTRA ESTA MISTURA. HUMANOS X HUMANOS. 1 opinião
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 23/03/2008 03h35
Zulma Peixinho (24) 23/03/2008 03h35
SAO PAULO / SP
A Imunologia ensina que qualquer célula nucleada, seja ela de embrião, de feto ou de indivíduo adulto, expressa aloantígenos HLA na superfície celular, os quais constituem o RG biológico de um indivíduo. A decodificação deste RG é realizada em testes de exclusão de paternidade, e na seleção imunológica de doadores para transplante de células, tecidos ou órgãos. No caso de
transplante de medula óssea (células-tronco adultas), o doador e o receptor têm que ser HLA idênticos, ou seja, têm que possuir o mesmo RG biológico; entre indivíduos não aparentados, esta possibilidade é extremamente baixa. O requisito de compatibilidade HLA plena também
se aplicaria obrigatoriamente em terapia com células-tronco embrionárias humanas, a fim de que tais células pudessem exercer seu efeito biológico sem serem rapidamente rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente/deficiente físico; isto sem falar no risco potencial de reação de enxerto versus hospedeiro.
Diante deste quadro, já que as células-tronco embrionárias humanas NÃO têm aplicação terapêutica devido à dominante reação imunológica de rejeição (barreira alogênica), seria cauteloso sugerir a limitação das pesquisas a modelos experimentais que, sem nenhum demérito, muito têm contribuído para o desenvolvimento da ciência em prol da humanidade. Aliás, a quase totalidade do conhecimento atual da Imunologia é decorrente de estudos em animais.
Precisamos evitar assim mais conflitos e falsas expectativas.
4 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 22/03/2008 16h21
T. Morimoto (396) 22/03/2008 16h21
STF e células tronco. Acredito ter participado desde forum, fazendo algo em favor da opinião da maioria. Ainda acredito que, algo muito superior, que chamamos de Deus, fez tudo que existe, e que cabe aos cientistas pesquisarem a aprenderem a "pilotar" toda essa complexidade. Tudo de moderno que "precisamos e usamos hoje" (aspas), já aprendemos a "pilotar". Não inventamos nada. Apenas aprendemos a "pilotar", com pesquisas contínuas. Mas, falta muito a descobrir do que existe e é possível, mas nunca chegaremos a descobrir tudo. Na medida do possível, a ciência irá descobrindo mais coisas de tudo que Deus criou, e até lá, temos que ir tentando e ir descobrindo cada vez mais. Acho que podemos contribuir muito com os cientistas, se não obstruirmos essa procura de novos caminhos para o bem da humanidade. Tudo que existe, é obra de Deus, as pesquisas cintíficas apenas tentam utilizar cada vez mais, o que sempre existiu, mas ignoramos como "pilotá-los" pra tantas necessidades de tantos sofredores no mundo. Não devemos crucificar os cientistas, por tentarem, como fizeram com Jesús, por tentar catequizar os romanos. A ciência precisa vencer, e desvendar mais e mais, os mistérios criados por Deus. Acho que a humanidade sofredora, anseia por isso. 9 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 22/03/2008 06h04
T. Morimoto (396) 22/03/2008 06h04
Células tronco prestes a ser decidido pelo STF. Vejo que os mais cultos, por possuirem a tecnologia virtual da internet, votaram na enquete da UOL-Folhaonline, 82% a favor e apenas 18% contra. Isto mostra a maturidade dos mais favorecidos intelectualmente, mesmo que não sejam geneticistas, mesmo os que pouco entendem do certo ou errado em genética, imunologia, pesquisas e ciência em geral. Mas possuem capacidade e inteligência para discernirem entre a ciência palpável e pesquisas de cada época, que é a realidade de esperanças possíveis, e a fé em milagres de várias crenças, todas respeitáveis e bem intencionadas. Se células tronco fosse julgada como eleições de políticos, em que votos de analfabetos completos ou funcionais, vale tanto quanto os votos dos esclarecidos, acho que seria proibido. Mas, como será julgado por ministros estudados, começo a acreditar que será permitido, mesmo sob pressão contrária da poderosa igreja católica das inquisições, que sempre foram contra ciência e novas pesquisas, e preferem deixar tudo por "conta de Deus e os milagres", até aprovarem após muito tempo depois. Até camisinhas e anticoncepcionais, ainda o inquisitório catolicismo é contra. Nem permitem casamentos de religiosos, propiciando pedofilia e outras barbaridades. Neste caso de célula tronco, parece que a razão vai prevalecer contra o esoterismo dos milagres, conforme amostra da enquete UOL-Folhaonline. 2 opiniões
avalie fechar
José Carvalho (4) 22/03/2008 00h22
José Carvalho (4) 22/03/2008 00h22
Legal André Messias, apesar de vc ter dito que não entendeu o que eu quis dizer, vc respondeu o que eu esperava ouvir. Ciência e religião podem viver em harmonia, prova disso são cientistas extraordinários que vc mesmo citou. No entanto também vale lembrar que alguns desses diziam que ciência e religião deveriam ser independentes uma vez que tem objetivos diferentes.
Eu pretendo ser cientista e estudo pra isso, mas também acredito em Deus, apesar de não acreditar em Arca de Noé, muito menos no criacionismo.
Obrigado pelo abraço, outro pra vc.
1 opinião
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 21/03/2008 21h47
Zulma Peixinho (24) 21/03/2008 21h47
SAO PAULO / SP
Acompanho a Imunologia há 35 anos, e às vezes paro para reflexão:
será que os cientistas esqueceram (ou não sabem) que qualquer célula nucleada, seja ela de embrião, de feto ou de indivíduo adulto, expressa aloantígenos HLA em sua superfície, e que, quando não é própria do paciente/deficiente físico, será rejeitada (eliminada) pelo seu sistema imunológico?
A Imunologia é que dita a regra da terapia com células, tecidos e órgãos!
Diante disso, já que as células-tronco embrionárias humanas NÃO têm aplicação terapêutica devido à dominante reação imunológica de rejeição (barreira alogênica), penso que as cientistas requerentes do uso de embriões humanos façam suas pesquisas em embriões de animais.
Evitemos mais conflitos e falsas expectativas.
4 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 21/03/2008 14h22
Paulo Floriani (241) 21/03/2008 14h22
Quando se quer colocar a ciência acima da ética e do próprio ser humano, a pessoa se torna objeto descartável.. Endeusar a ciência é idolatria, assim como endeusar o poder, o dinheiro, etc. Muitos falam o que querem em nome da ciência. Em nome dela os nazistas, os comunistas soviéticos, chineses, cubanos, norte-coreanos, etc, cometeram verdadeiras atrocidades. É possível praticar a ciência e atingir ótimos resultados por inúmeros caminhos experimentais, que não sejam os de transformar os seres humanos em "ratos" de laboratório, não importa se estes "ratos" sejam embriões ou adultos. 3 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 21/03/2008 01h12
T. Morimoto (396) 21/03/2008 01h12
De uma coisa tenho certeza. Só muita pesquisa pode dar algum resultado positivo. Impedir pesquisas, já é derrota antecipada. Se não temos condições de pesquisar, deixemos os cientistas pesquisarem, sempre há esperanças de descobrirem algo importante. Ou será que os cientistas são ignorantes? Ou será que somos nós é que não os entendemos, por não termos estudado o suficiente essas coisas complicadas? E se nós estudássemos e pesquisássemos tanto quanto eles, será que não seriamos todos favoráveis aos cientistas? 3 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (396) 21/03/2008 00h36
T. Morimoto (396) 21/03/2008 00h36
STF terá que decidir estudos com células tronco, com argumentos da ciência ou das crenças poderosas de cada um, que respeitamos. Sempre foi assim, a cada passo da ciência. Sempre a religião venceu no primeiro "round", o sol girava em torno da terra e Galileu foi herege condenado, por ter provado o contrário. Muitos, como Joana d´Arc foram assassinadas na fogueira, por heresias. O mapeamento do genoma provocou a ira dos religiosos, dizendo que "os cientistas estavam querendo brincar de deus". Mas, após 4 séculos, o Galileu "foi perdoado" pela igreja, reconheceu que ele tinha razão. Joana d´Arc tornou-se Santa, reconheceu que ela tinha razão. Agora, como sempre, a igreja é contra a ciência, dizendo que blastômeros são seres humanos, e lutam ferozmente, com um grande contingente de fiéis pra impedir tais estudos, que são a esperança de muitos, principlamente dos nossos filhos, netos, bisnetos, etc.. Demorou muito pra igreja se dar por vencida, e reconhecer que Galileu tinha razão, que Joana d´Arc não era hereje, e sim uma Santa. Resta saber quanto tempo vai levar, pra reconhecer que células tronco (blastômeros) precisam ser pesquisadas (pq no fim vai ser). Ou então, que a igreja faça uma outra pesquisa mais rápida e eficaz, pois temos urgência, já que querem "imobilizar" os cientistas. A igreja nem faz, nem deixa fazer?. Qual será a decisão do STF? A favor dos cientistas, ou do "sol gira em torno da terra"? A favor de tantos que necessitam e necessitarão, ou contra eles? 4 opiniões
avalie fechar
andre messias (180) 20/03/2008 19h27
andre messias (180) 20/03/2008 19h27
José Carvalho,eu não entendi a sua opinião,pois existem os fanáticos pela ciência(que não aceitam DEUS de maneira nenhuma)os religiosos xiitas(que são radicalmente contra os avanços da ciência e isso é antigo,quantos foram queimados nas fogueiras inquisidoras?Chamados de bruxos,ou até renunciaram suas descobertas para resguardarem suas vidas e dos seus entes diante da INQUISIÇÃO?)Mas também existem cientistas que aceitam a existência de DEUS(Albert Einstein (1879-1955), físico - Descartes e Galileu - Isaac Newton, físico, e Kepler, astrônomo - Mendel, o pai da genética - Nicolau Copérnico, astrônomo - microbiologista, Dr. Louis de Pasteur e outros)como também existem cristãos que aceitam a ciência(sem abusos)e me incluo aí!!!UM ABRAÇO! 24 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 20/03/2008 19h02
valdir timóteo leite (78) 20/03/2008 19h02
PERGUNTAS E COMENTÁRIOS para reflexão .
CASO O Supremo Tribunal Federal venha a proibir as pesquisas com células-tronco embrionárias reconhecendo essas células como pessoa humana,eles estarão automaticamente condenando por crime doloso milhares de mulheres que já fizeram o ABORTO ?
E quando as policias começariam a prender essas pessoas ?
comentários:
pois na minha modesta visão o(STJ)se reconhecerem as células-tronco embrionárias como pessoa humana estarão também reconhecendo que muitos assassinatos foram cometidos em nosso país e lugar de assassinos é na cadeia,não terão como separarem uma coisa da outra(células-tronco e o Aborto).
Vejam o tamanho da responsabilidade que o ( STJ)estará assumindo, terão que fazer algo a respeito .. pois eles não poderão fazer vistas grossas para este grave problema que será criado ?
EU SOU FAVORÁVEL AS PESQUISAS...
22 opiniões
avalie fechar
José Carvalho (4) 20/03/2008 16h10
José Carvalho (4) 20/03/2008 16h10
A impressão que tenho desse fórum é que tem dois grupos de fanáticos discutindo. Os religiosos atacando a ciência, e o cientistas atacando os religiosos. Gostaria de ver pelo menos uma vez um religioso dizer que não concorda com algumas coisas da sua religião e cientistas dizendo os problemas da ciência, assim poderia saber se vcs estão sendo críticos ou crentes. Pois caso sejam crentes não vale a pena continuar participando do fórum, vcs serão sempre os donos da verdade e os outros os errados que pensam diferente. 1 opinião
avalie fechar
Paulo Floriani (241) 20/03/2008 10h14
Paulo Floriani (241) 20/03/2008 10h14
Um ser humano, como indivíduo único e irrepetível, abrange toda a sua estrutura individual no tempo e no espaço, portanto abrange, enquanto ser individual no mundo, um começo, um desenvolvimento e um fim não forçado.O começo é a junção do espermatozóide ao óvulo, o embrião é o pleno desenvolvimento e o fim não forçado é a morte natural, não induzida por outrem. Quando outro indivíduo se acha no direito de quebrar o processo, seja no começo, no meio ou em relação ao fim, está ferindo harbitrariamente e destruindo a individualidade de outrem. Por isso, o uso de embriões humanos é um atentado à vida do indivíduo, independentemente de crença religiosa ou de argumentos pretensamente científicos. 1 opinião
avalie fechar
valdir timóteo leite (78) 20/03/2008 09h52
valdir timóteo leite (78) 20/03/2008 09h52
Presado Gentil Araujo o sr. diz ( Utilização de Células-tronco Embrionárias, na minha opinião, é Vampirismo.)
Vampirismo sr. Gentil Araujo é o que as religiões fizeram com a humanidade,sugando a liberdade de pensamentos das pessoas lhes impondo o medo,ameaçando-as,dizendo a elas que quem não obedecer os limites impostos pela nossa religião estarão condenados ao fogo do inferno,e passarão o resto da eternidade ardendo no enxofre com o Satanás queimando no fogo do inferno,diabo,demônio e varias outras denominações dada a este anjo do mal,que por sinal ninguém provou a sua existência até hoje,( mais uma mentira para amedrontar a humanidade e explora-la ) é desta forma que essas valorosas instituições ditas pelos senhores continuam a existir no passar dos séculos.( Isto sim é Vampirismo ) Os senhores vivem em baixo de uma monarquia religiosa,tudo decidido e imposto pelo Rei da igreja,na verdade é muito compreensível os senhores não terem opinião própria e seguirem o que diz o rei da igreja,pois vivem com medo do fogo do inferno.( isto sim é o verdadeiro Vampirismo ).
A ciência deve seguir em frente sempre buscando a verdade,e não pode e não deve se submeter a essas crendices infundadas e a esses argumentos do tipo ( infusão da alma no homem)ou( a existência da alma )
Temos uma constituição federal um código civil e um código penal a ser seguido e respeitado,No entanto a ética da ciência deve seguir a estes três citados,e é onde o STJ ira buscar esteio para a sua decisão.ABRAÇOS
22 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (727)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página