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Células-tronco
As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.
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acredito que a realidade pode ser vista de diversos frames cognitivos(pontos de vista), assim como em todas as areas do conhecimento temos escolas que se especializam a visualizar o mundo sob a sua ótica, porém vale lembrar que toda modelagem que possamos fazer é uma simplificação da realidade e passível de erros alem é claro de necessariamente desconsiderar alguns "detalhes" que podem ser importantes em determinados contextos. O difícil agora é escolher qual modelo devemos usar para analisar este assunto que é tão complexo e delicado né :)
Bom estou saindo, volto na semana que vem para continuarmos a conversar, aprendi bastante com esses debates, foi um grande prazer aprender junto com vocês!
abração
Paulo Cesar
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Porém a probabilidade de um embrião vir a se tornar humano em ato é pequena... é isso que o autor coloca.Abraço
Paulo Cesar
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"O ser em potência implica necessariamente em ser em ato". Isso é real? Sempre que vejo alguém falando que um embrião é um ser em potência, fico com o pé atrás, porque ele já é ato, deixou de ser potência depois da fusão bem sucedida do material genético. O que penso ser uma potência é um "pré-ato", não? Por exemplo, um jogador de futebol está tanto em potência de chutar para o gol quanto em potência dedar um drible, quanto em potencia de dar um passe. Ora, apenas uma dessas potências pode vir a ser ato. Já o embrião, não, já tornou-se ato, deixou de ser potência. Se foss~e potência, seria uma fase anterior ao ato, portanto, não haveria, problema moral em exteriná-lo, o que é errado. Posso estar enganado, mas é essa sequência que me lembro das aulas de filosofia.
E Paulo Cesar, no trecho em que o reporter fala "Temos, portanto, um ser humano em potência, para utilizar a distinção aristotélica, autor tão caro à igreja", além de uma grosseria, ele coloca o embrião como não humano, e isso é meio caminho para o aborto, a eutanásia, etc. Mas o ponto que você coloca a seguir é correto: "INTERFERIR NO ATO, seria exatamente fazer com que esses óvulos fecundados venham ao mundo de forma artificial". E qualquer interferência numa seuqencia natural é errada.
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josé reis barata, muito boas as citações que escolheu. Bastante claras e concisas, mas vejo que perigosas, pois acabam caindo num poço sem volta chamado relativismo, como sabe. Poço sem volta pois o relativismo nega qualquer possibilidade de discução. Ora, se não existe verdade unica, para que discutir? Cada um que se isole em sua bolha de verdades próprias! Isso é horrivel, não? E a própria colocação de Nietzsche quando diz que "há verdades absolutas" já é contraditória em si, afinal, o que ele coloca não é uma afirmação verdadeira que a verdade não existe? O relativismo é errado pois prega algo que exclui a si mesmo, uma mentira. Como colocou Paulo Floriano, "que uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo".
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fonte da noticia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u381143.shtml
Abraços
Paulo Cesar
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Perceba que o ato de vir a nascer não é consequencia lógica e a probabilidade está contra ele! Conforme a citação abaixo, naturalmente de 66% a 75% dos dos óvulos fecundados jamais se fixem no útero resultando em "abortos" espontâneos. Sendo assim somente 25% a 33% dos mesmos teria oportunidade de vir ao mundo. Veja uma outra citação do artigo que mostra "potencialidade X atualidade":
"Temos, portanto, um ser humano em potência, para utilizar a distinção aristotélica, autor tão caro à igreja. E não faz muito sentido embaralhar potencialidades com atualidades; afinal, no longo prazo somos todos cadáveres." fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u379018.shtml
Paulo Floriani, portanto INTERFERIR NO ATO, seria exatamente fazer com que esses óvulos fecundados venham ao mundo de forma artificial sendo que as probabilidades de isso acontecer naturalmente seria bem inferior ...
Abraços
Paulo Cesar
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"Penso que há um relação descobrível entre a estrutura das sentenças e a das ocorrências às quais as sentenças se referem.Não penso que a estrutura dos fatos não-verbais seja totalmente incognoscível , e acredito que, com bastane cautela, as propriedades da linguagem podem ajudar-nos a compreender a estutura do mundo.Bertrand Russell
""Mas tudo evoluiu:não há realidades eternas;tal com não há verdades absolutas.".
".verdades sao ilusões ,das quais se esqueceu que o são,metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível,moedas que perderam a sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas".
"O juízo moral pertence,bem como o juízo religioso,a um grau da ignorância em que a noção da realidade,a distinção entre o real e o imaginário não existem ainda ,de modo que em semlhante grau a palvra "verdade" só serve para designar coisas que hoje chamamos "imaginação""Nietzsche
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"Estima-se que 2/3 a 3/4 dos óvulos fecundados jamais se fixem no útero, resultando em "abortos" espontâneos (as aspas vão porque, pelas definições mais aceitas não dá nem para falar em aborto antes da nidação). Isso, é claro, quando a fecundação ocorre naturalmente no corpo da mulher. Quando ela se dá dentro de um tubo de ensaio, as chances caem bastante. Os médicos estimulam os ovários da mulher a fim de retirar-lhe o maior número possível de óvulos. Freqüentemente obtêm algumas dezenas, que são em seguida fertilizados, transformando-se zigotos e daí mórulas. Por determinação do Conselho Federal de Medicina, implantam no máximo quatro delas. As demais são postas no freezer.
O que quero dizer é que a "vida em potência", no mais das vezes, torna-se, não "vida em ato", mas "aborto em ato"" fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u379018.shtmlEu achei o artigo interessante no ponto de vista científico, porém o autor não precisava falar com relação a igreja, poderia ter mostrado os fatos científicos e parado por ai que o texto ficaria melhor. O que acham?
Abraços
Paulo Cesar
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ambas pretendem facilitar o caminho do homem na terra. Sem entrar em discussões sobre outra vida ou semelhantes (já que nem todos acreditam, então, tento não mencionar para que o debate não se perca), ambas tentam melhorar o caminho do homem. Se a ciência procura a cura de doenças, ou criar melhores computadores, ou descobrir novos planetas, são (ou deveriam ser) para que o homem melhor aproveite sua vida terrena. A religião no caso propõe um modo de vida que torna da mesma maneira esse momento melhor. Caridade, virtude, filosofia, incentivo à cultura e ao estudo, etc, são para que o convivio dohomem no ambito social sejam melhores (entre outros motivos mais espirituais). Ora, há uma confluência, e é natural que haja. Os embates ocorrem em situações onde a ciência procura uma saída para algum mal que acaba, moralmente, sendo ainda um mal. É justamente isso que acontece no assunto de células tronco embrionárias, não? Uma proposta científica para melhorias de males humanos, mas que é visto como ruim por alguns. A separação de ambos campos acaba causando um cisma inexistente: uma dualidade no homem que não pode haver. Ou uma coisa é boa ou não, embora dos males saem bens. Ciência e religião são boas, e devem estar juntas. O problema é ,novamente, quando o orgulho turva a mente, e uma descoberta acaba fazendo com que se corra atrás de algo que não é certo.
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Qunato a sua posição sobre a opinião, parece interessante. O que é a verdade? Existe? Ora, sim. Existem verdades e existem questões de gosto. O sabor de um sorvete é relativo, claro. Mas há coisas que é verdade e ponto. Que o diamante é duro, isso não é possível criar-se dúvidas. No campo moral, não há porque ser diferente. A gentileza é melhor que o descaso e a falta de educação! Alguém duvida disso? ´Há verdades, e muito claras. O problema é quando "se pensa como vive e não se vive como pensa". Criar-se justificativas para algo que se está acostumado a fazer ou que se quer muito fazer, por orgulho ou pela glória, é que desviam o homem do caminho da verdade, tornando-a "relativa", tentando transforma-la em questão de gosto. Isso é errado! Opiniões são externações de pensamentos a respeito de algo, e por que haveria uma pessoa simplesmente externar algo que não é verdade ou que nem foi relevada suficientemente para valer a pena ser dita? Apenas para mostrar que há uma opinião? Tudo bem, posso estar sendo radical, afinal, o homem erra. E pensar errado faz parte. Assim, externando uma opinião errada é a chance de se chegar por meio de uma crítica a um ponto correto. Mas uma discussão se ocorre, penso, é porque ambas partes desejam chegar a uma verdade, senão, fechar-se-iam em seus mundinhos e contentar-se-iam com seus pensamentos apenas.
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