Desempenho
da empresa no mercado aberto está ligado às suas ações sociais
Alexandre
Sayad
Equipe GD
Para o britânico Simon Zadek, especialista na interlocução de questões
de responsabilidade social entre empresas e acionistas, os consumidores
estão cada vez mais abandonando as marcas e os produtos de companhias
que não investem na questão social.
"A Coca-Cola tem cerca de US$ 52 bilhões de seu faturamento ligados
à força de sua marca", afirmou Zadek durante a Conferência Nacional
2000 de Empresas e Responsabilidades Social, realizada pelo Instituto
Ethos.
Há também, segundo o especialista, uma relação direta entre a boa
cotação das ações da empresa no mercado aberto e seu investimento
no social. "A Levi Strauss despertou pouco interesse entre acionistas
depois que teve alguns problemas relacionados à sua imagem", exemplificou.
Zadek presta consultoria em responsabilidade social para diversas
multinacionais, tais como Shell e The Bodyshop. Em sua palestra,
sugeriu aos empresários presentes que dêem o merecido valor de suas
ações sociais em seus relatórios. "Outro ponto importante é vencer
a 'caridade' e pensar em responsabilidade social como investimento
no país", completou.
De acordo com Zadek, a aliança de empresas que valorizam a responsabilidade
social é fundamental, em qualquer país, para a criação de indicadores
coerentes e o fortalecimento dessa cultura. Citou como exemplos
de programas o AA1000, do qual faz parte, e o Global
Report, ligado à ONU.
Leia
mais:
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ignoram responsabilidade social
- Consumidores
valorizam responsabilidade social de empresas
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