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Teste
vai avaliar responsabilidade social das empresas
Natasha Madov
Equipe GD
Um teste com 155 itens vai ajudar as empresas brasileiras a avaliarem
suas posturas éticas e de relação com a comunidade e a repensarem
algumas de suas ações.
Lançado hoje pelo Instituto Ethos, o questionário "Indicadores Ethos
de Responsabilidade Social Empresarial " vai ser enviado a cinco
mil empresas, que deverão responder a itens como práticas de concorrência,
uso do balanço social, respeito à proibição de trabalho infantil,
diversidade no quadro de funcionários, uso de recursos ambientais,
apoio a projetos sociais, entre outros.
"A intenção é mostrar que a responsabilidade social é mais que marketing
ou filantropia, e sim uma forma de gestão empresarial e transformação
da sociedade", diz o diretor-presidente do Ethos, Oded Grajew.
"Isso não é uma questão de dinheiro, e sim de postura," afirmou
Grajew, quanto ao fato de muitas das questões parecerem ser dirigidas
a grandes corporações. "Nada do que está no questionário depende
de investimento, e sim de mudanças de atitude."
Valdemar de Oliveira Neto, um dos coordenadores do projeto, espera
os resultados da questionário divulgados em outubro deste ano. Cada
empresa receberá uma avaliação confidencial e os resultados gerais
serão disponibilizados para o público em geral pelo site do Ethos.
"Esperamos que com esse teste as companhias possam fazer uma auto-avaliação
de seus procedimentos e se compararem com outras," declarou Grajew.
"Pretendemos também batalhar para que o governo use esses critérios
para concorrências e licitações públicas."
O teste estará disponível na Internet a partir do dia 16, no endereço
http://www.ethos.org.br.
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