Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
  

Dia 26.09.01

Burrice e inteligência na Vila Olímpia

Apaixonado por caça submarina, Adalberto Bueno Netto criou, na década de 80, uma academia especializada em esportes aquáticos. Ocupou quase um quarteirão inteiro na Vila Olímpia - um empreendimento impossível de ser reproduzido hoje naquelas imediações, exceto se alguém quisesse afundar o investimento.

Não se imaginava, até então, a explosão dos preços dos terrenos no bairro, apelidado de "vale do Silício brasileiro". Ali se aglutinam empresas de alta tecnologia, especialmente de Internet. A sofisticação está, porém, enclausurada em alguns dos metros quadrados mais caros da cidade.

Os prédios são inteligentes, o capital humano é dos mais sofisticados, mas as ruas são "burras" - inseguras, feias e sem espaço para pedestres.

Uma experiência tenta reduzir a distância entre a "inteligência" dos prédios e a "burrice" das ruas - mais precisamente numa área entre as avenidas Juscelino Kubitschek, Nova Faria Lima, Nações Unidas (marginal Pinheiros) e Bandeirantes e a rua Ribeirão Claro. "A Vila Olímpia é o país do futuro cercado do país do passado", diz Adalberto Bueno Netto, presidente da Colméia, entidade dos moradores que caça o apoio das empresas.

A julgar pelo faturamento das empresas do bairro - a Eletropaulo é uma delas -, dinheiro, em tese, não falta. Dando início à experiência, começaram a rodar, nesta semana, peruas doadas para fazer segurança. Uma empresa de vigilância privada preparou, em parceria com as polícias Civil e Militar, a estratégia de policiamento preventivo.

O projeto prevê intervenções, como melhoria nas calçadas, na iluminação e nas sarjetas, drenagem, assim como ofertas de áreas de lazer e de atividades culturais. Foi pedido à Eletropaulo que, para melhorar a paisagem, ocultasse os postes e enterrasse os fios no subsolo, acabando com o "efeito varal" das ruas, e permitisse o crescimento de árvores. A resposta ao pedido é, por enquanto, positiva.

Nessa reformulação urbana, haveria até transporte de graça. Para diminuir o tráfego de veículos, especialmente de ônibus, seriam oferecidas, gratuitamente, vans para circular nos pontos mais congestionados. "Queremos fazer a mais importante experiência urbana do Brasil", afirma José Paim, vice-presidente da Colméia e presidente da YPO, entidade que reúne alguns dos mais importantes jovens executivos brasileiros.

 

 
                                               Subir    
   ANTERIORES
c
  Rock é bom contra crise
  Em Nova York tudo continua possível
  Pomar do Silvio Santos é um show
  Era uma vez uma praça de letras
  O sorvete que entrou na história
  "Escola Cor"
  Cerveja no parque
  Jardim na Faria Lima
  Chão de estrelas
  Guerra dos postes
  O selvagem da motocicleta
  Um conselho que valeu milhões
  Cozinha dos sonhos
  Casa antiapagão
  Apagão charmoso
  Chique é andar a pé
  Rua da segurança
  Marketing no parque