Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleição no Irã

O Irã realiza sua eleição presidencial no próximo dia 12 de junho. O presidente Mahmoud Ahmadinejad é candidato à reeleição.


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Gurgel (8) 22/06/2009 15h52
Roberto Gurgel (8) 22/06/2009 15h52
Seria importante nosso Presidente Lula pegar seu avião e ir lá resolver este conflito com seus discursos. Depois poderia passar na Palestina e solucionar também impasse com Israel. Assim conseguiria visibilidade mundial já que é "O Cara". 26 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (379) 22/06/2009 14h04
Leon Diniz Diniz (379) 22/06/2009 14h04
O presidente de Israel torce pela queda de Ahmadinejad? Esta eu não entendi. Até porque o sonho dourado de toda alite que governa Israel era que Ahmadinejad vencesse o pleito e prosseguisse blefando ao dizer que apagaria Israel do mapa. Aliás estas provocações insanas do Hugo Chaves do Irã, era tudo o que as tais elites no poder em Israel queriam para poder gastar contra a Persia todo o estoque de armas adquiridas dos EUA. Já que perguntar não ofende? Quem de fato em Israel é contra ou a favor da permanencia do falastrão Ahmadinejad na presidencia do Irã? 28 opiniões
avalie fechar
O que é mesmo que AHMADINEJAD viria fazer no Brasil, no mês passado ?! 6 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 22/06/2009 13h32
J. R. (1126) 22/06/2009 13h32
"Guarda Revolucionária ameaça manifestantes e diz estar pronta para "limpar" o Irã" - Lamentável que tenha chegado a esse ponto, um regime mais duro do que já era. Parabéns U-S-A, Israel, Inglaterra e seus vassalos. 63 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 22/06/2009 13h30
J. R. (1126) 22/06/2009 13h30
Como é fácil manipular a opinião na nova ordem! Numa guerra o primeiro lugar que se toma ou destrói são os canais de tv, assim foi no Iraque, Afeganistão, Venezuela. E tem gente que acredita que está informado, que tem opinião própria, sem recorrer a outros veículos de opinião divergente e bases históricas. Sinceramente, não desejaria isso, mas o recrudescimento do regime no Irã e o banho de sangue que já é praticamente certo, será creditado aos Estados Unidos e Inglaterra. A revolução de 1979 trouxe estabilidade ao Irã, apesar das leis impopulares, e impediu o saque americano às fontes de riqueza do país. Enquanto voltamos o olhar para o Irã estamos nos esquecendo de vigiar nossas reservas, que parecem inesgotáveis como o petróleo mas em 2 ou 3 gerações se acabarão e só restará poluição e devastação de florestas (por exemplo Carajás). Um dos tripés da dominação é exatamente esse: a imprensa. Repita uma mentira 1000 vezes e o milagre acontece: vira verdade. Ninguém pode contestar o que está arraigado na mente de uma pessoa alienada, a não ser a reação do indivíduo que não acredita em tudo que ouve, tudo que vê e tudo que falam. Não será dessa vez, mais mesmo países de regime totalitário como o Irã viram vítima da nova ordem mundial, sendo vitimas de uma conspiração internacional. E a nossa Amazônia, até quando será nossa? Se permitirmos, o círculo da serpente se fechará, vejam a campanha que uma certa emissora de tv faz para que ela seja considerada patrimônio da humanidade. 93 opiniões
avalie fechar
ruy ferreira (13) 22/06/2009 12h02
ruy ferreira (13) 22/06/2009 12h02
Diante dos fatos a eleição no Irã é fraudada. E agora Lulla? Trabalhe mais. Cala a boca! 18 opiniões
avalie fechar
José Guilherme (3) 22/06/2009 11h55
José Guilherme (3) 22/06/2009 11h55
Engraçado ver como algumas pessoas se posicionam contrariamente aos ideais da Democracia. Será que elas preferem viver sob uma ditadura?
Numa democracia, não importa quem seja o presidente de um país, se um ex-líder sindical, um clérigo radical ou um empresário reacionário. O importante é que o poder pertence somente ao povo, e só a ele cabe decidir quem o representará. Mais importante ainda, cabe também exclusivamente ao povo demostrar sua insatisfação e seu desagrado com aquele governo.
Essa é a maravilhosa essência da democracia, única forma de governo necessariamente subversiva.
10 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (197) 22/06/2009 11h52
Julião Villas (197) 22/06/2009 11h52
como disse o lapena: se o Lula não enxerga corrupção nem em Brasilia, como é que vai enxergar no irã? 10 opiniões
avalie fechar
Prezado marcos cesar fernandes [(137) 21/06/2009 13h12 ]
Com referência ao este seu comentário você tem toda a razão.
Tenho certeza que Israel traria um desenvolvimento salutar para todo O.M. se houvesse um bom entendimento entre eles, como já acontece com o Egito e a Jordãnia.
Esses são dois países que servem de exemplo aos outros, mas os radicais impedem todas as possibilidades de um entendimento.
Apesar de tudo, devemos olhar ao futuro e ter esperança, essas mazelas que abatem sobre o O.M. um dia terão que acabar.
Com relação a fornecimento de tecnologia nuclear de Israel ao Irã, hoje isso éstá totalmente fora de questão. Se eles estão prevendo problemas com a demanda de energia elétrica, por não terem uma bacia hidrográfica tão rica quanto a do Brasil, poderiam optar por outras fontes renováveis de que o Irã tem de sobra, como altas temperaturas à produção de energia renovável e também solar, de gás e diezel.
Israel no máximo poderia fornecer energia a partir de usinas atômicas de solo israelense.
Seria um bom negócio para todos, pois com certeza, os israeleitas tem o juizo no lugar e depois de terem vagados pelo mundo aprox. 2000 anos, não querem ver sua nação destruida, nem por eles ou por outros.
O progresso de Israel nesses últimos 61 anos atesta ao mundo, o valor e amor que os judeus tem pelas terras de onde eles foram expulsos.
O Irã está se revelando ao mundo !
4 opiniões
avalie fechar
Marcelo Ferreira (35) 22/06/2009 11h10
Marcelo Ferreira (35) 22/06/2009 11h10
Importar para que? É tão mais fácil meter o pau em tudo e todos apenas aqui nos comentários de notícias ou mesmo somente nas notícias. É tão mais fácil pedir do que fazer. É tão mais fácil mandar do que pedir. É tão mais fácil calar do que falar. É tão mais fácil morrer que viver. Há tanta facilidade da conveniência de nada fazer, de nada lutar, de ninguém ferir. É tão mais fácil olhar pela janela e não ter que sair às ruas. Todo mundo acha que sabe o que é melhor para o outro porque isso é muito melhor para si. Vamos parar de dizer o que está errado e fazer algo para mudar e certamente não é só ficar aqui jogando pedras e achando que uma frase inteligente ou poética muda o mundo só porque um monte de baba-ovos as admira, às avalia positivamente e as escolhe como verdades convenientes. Não importa quantas pessoas concordam com uma mentira, ela continua não sendo verdade, mas o que importa não é a verdade e sim quantas pessoas lutam para enfiar mentiras na nossa goela e a verdade que escolhemos para nós. Ao menos isso é muito fácil e conveniente àqueles que preferem as coisas para seu próprio lucro e não para o bem ao maior número como seria o ideal democrático, mas esse ideal é muito incoveniente e pixado por muitos como utópico. Que conveniente! 4 opiniões
avalie fechar
antonio barnett (114) 22/06/2009 11h09
antonio barnett (114) 22/06/2009 11h09
Não me conformo com certas pessoas que postam aqui. Uma pessoa esta alegando que no Mexico, houve uma diferença de 236.000 votos e que lá tambem houve fraude mas que ninguem fala nada.Que o LULA esta certo porque o que querem do IRA é o petroleo. Poxa colega, se houve fraude no Mexico, assim bem como no Ira, tem que ser apurada pois isso é um principio moral. Justificar a preferencia do Lula pelo Ira só porque aconteceu no Mexico é vergonhoso. é uma pena que isso ocorra aqui no Brasil onde as justificativas de roubos e falcratuas é que já se fazia anteriormente a esta gestão. Que se fizeram tamem podemos fazer. Uma vergonha e completa falta de moralidade. 5 opiniões
avalie fechar
Dalto, Jr Mandelli (2) 22/06/2009 11h02
Dalto, Jr Mandelli (2) 22/06/2009 11h02
Esta questão da fraude nas eleições no Irã é muito mais importante do que parece. Um pais islâmico, com eleições diratas e tensparentes é um grande ponto de partida para um alianhamento mundial. Um governo limpo e que respseita seu povo jamais agiria com tamanha violência contra uma manisfetação do povo como vemos em Teerã e outras cidades de lá. Isto só já é um indício. Vejo comentários de internautas e em especial do Fernado Keidy que tem um perfil próximo dos bolivarianos da América do Sul, veja bem: bolivarianos e não bolivianos. Tem conotação radical e desrespeitosa. Fala de ditadura mundial dos que "mandão e desmandão(sic)". O que dizer da ditadura de Chavez, Ahmadinejad e outros que se escudam nas votações compradas ou burladas?
Aqui temos também disto e muito(bolsas esmolas para o pobres e o deixa roubar, que o Planalto aplica para o políticos afeitos e alinahdos) que dão ao nosso Lulla a popularidade que tem e este sai por ai dizendo bobagens aplaudidas pelos, estes sim ignorantes ou maliciosos. devemos sim apoiar a transparência nas eleições iranianas e que a vontade popular, aliada a uma educação de qualidade, seja uma tônica em todo o mundo. A Paz o Respeito e o Humanismo precisa prevalecer na Terra.
5 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (591) 22/06/2009 11h01
Saulo Mundim Lenza (591) 22/06/2009 11h01
Eu acho que o Irã precisa mesmo de uma limpeza.
Melhor começar pelos clérigos que têm influencia maligna estimulando a crença do povo em superstições, crendices e outras idéias supostamente sobrenaturais, como paraísos para os mártires e demais alucinações desses lunáticos que ainda controlam o poder naquele país.Se o povo conseguir acabar com isso tudo, terão alguma chance de viver numa democracia. Caso contrário ficarão sob o dominio do medo e do terror dos aiátolas.
7 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (242) 22/06/2009 10h34
caio bastos lucchesi (242) 22/06/2009 10h34
Que inveja!Vamos importar alguns iranianos,para
acordar os nossos ´´caras pintadas´´,e tentarmos
tambem acabar com a impunidade...
19 opiniões
avalie fechar
Com todo respeito Sr. presidente, mas o Sr. perdeu uma ótima oportunidade para ficar calado.Quando saiu o resultado das Eleições no IRÃ o mundo todo já tinha plena certeza de que o pleito havia sido fraudado,só o Sr. vem a publíco dizer uma besteira dessa;ou o SR. é despreparado para o cargo que assume, ou o Sr. é um ADMIRADOR DE ditadores e governos totalitários, acho que o sonho de poder está traindo seus comentários Publícos, parece que a mascara está caindo. Certas pessoas quando caladas parecerão poetas,essa frase foi dirigida à um CIDADÃO BRASILEIRO equivocadamente,mas agora........ sem opinião
avalie fechar
Marcello Talamo (18) 22/06/2009 09h57
Marcello Talamo (18) 22/06/2009 09h57
Coerência, que ao contrário do que pensa o Lula não é a capacidade de algo coar melhor ou pior as coisas, é algo que deveria ser PADRÃO comportamental em um bufão que se diz chefe de estado e nas marionetes que o servem como ministros, como o sr. Marco Auréli "top-top-" Garcia. Se o Lula sempre se apressa em afirmar que "não sabia de nada" em TODOS os problemas que surgem por aqui e enlameiam o seu nome, o seu partido e sua administração, como pode ele agora arvorar-se ISOLADAMENTE, na qualidade de lider de uma nação, como REFERENDADOR do pleito Iraniano, quando os próprios cidadãos daquele país estão LUTANDO E MORRENDO nas ruas (coisa que o Sr. José Dirceu não teve coragem de fazer, embora diga-se revolucionario) daquele país por absoluta certeza de que foi algo FRAUDADO esse resultado, que foi, recorde-se, RATIFICADO pelo lula, que parece saber tudo dos outros e nada dos seus. Onde está a coerência desse governo? Provavelmente coando algo... 30 opiniões
avalie fechar
JOAQUIM DOS SANTOS NETO (2) 22/06/2009 09h47
JOAQUIM DOS SANTOS NETO (2) 22/06/2009 09h47
Foi só uma fraudezinha de... 3 milhões de votos !!! E agora vêm um presidente "democrata e muito bem informado" dizer que uma fraude dessa magnitude não distorce todo o resultado... Tenha dó Lula !!! 28 opiniões
avalie fechar
fernando keidy (2) 22/06/2009 08h43
fernando keidy (2) 22/06/2009 08h43
Alcides você está equivocado! O Mundo está a beira de uma ditadura mundial! Os donos do Capital Mundial mandão e desmandão na política colocam representantes corruptos(honestos) que estão à serviço deles e dizem que são representantes do povo.Vendem o País a preço de banana, para aqueles que os colocaram lá verdadeiramente.Escondidos atrás de uma falsa democracia.Dizem votem seu voto é muito importante,sendo que A ,B,C,estão na mesma causa, saquear os Países canalizar o Capital para as maos dos verdadeiros ditadores mundiais (vejo a política Mundial atual como o filme 300. Junte-se a nós e aumente dez vezes o seu poder ou oponhe-se e seja esmagado !É uma pena que mais de 90% das pessoas inteligentes do mundo estejam enterrados na ignorâcia...Quanto uma empresa estrangeira deixa no País , e quanto ela tira do País?Rodovias federais são vendidas a grupos estrangeiros que só tem o trabralho de contruir postos de pedágios! Agora estão vendendo os Aeroportos também! Tudo dentro da lei é a festa da democracia!Quando aparece homens justos na Terra que não se submentem a eles,sofrem sansões ,embargos ,bloqueios e um bombardeio calunias manipuladas contra eles são chamado de loucos,tiranos,ditadores,etc. Estes são apenas os que restão da verdadeira e única oposição. 37 opiniões
avalie fechar
Alexandre Mendes Pinheiro (11) 22/06/2009 08h39
Alexandre Mendes Pinheiro (11) 22/06/2009 08h39
E nosso querido presidente Lula não vai fazer mais nenhum comentário "inteligente" sobre o assunto ? 17 opiniões
avalie fechar
Ernesto Phelps (37) 22/06/2009 08h24
Ernesto Phelps (37) 22/06/2009 08h24
Eleição é coisa muito séria, para Presidente mais ainda...
Se isto acontecesse no Brtasil, como é que iriam fazer auditoria?
Urnas eletrônicas como as nossas podem fazer o que quiserem e depois... pluft, tudo desaparece!
Se até as empresas têm de guardar documentação por 5 anos para eventual checagem, por que não os votos?
Não é à toa que ao americanos estão custando a implantar as deles: mas conseguiram. Só que elas TÊM DE IMPRIMIR OS VOTOS. O eleitor confere e se estiver OK vale.
Depois da eleições, independentemente de denúncia de fraude, é feita uma verificação por amostragem.
E os votos são guardados por muito tempo...
Até naquelas eleições Gore x Bush, que deu "pau", a estratégia dos Republicanos foi evitar a RECONTAGEM. Mas os votos estão lá, guardados.
Aqui não. Temos de confiar na idoneidade dos juízes do TRE.
Podem ser honestíssimos, mas nestes casos não é questão de confiança, é questão de documentação e verificabilidade. Esclarecendo a questão do voto impresso das urnas eletrônicas americanas:
o eleitor vota, o voto aparece impresso numa janelinha dentro da urna. Se o eleitor confirma, ele é destacado e cai dentro da própria urna lacrada.
Isto é, cada voto eletrônico transmitido no fim da votação tem o seu correspondente em papel dentro da urna, para recontagem se necessário.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página