Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos
Comentários dos leitores
Marcelo Cazzola (24) 20/02/2009 15h42
Marcelo Cazzola (24) 20/02/2009 15h42
Pessoal,
O ódio está escorrendo no monitor hehe
Olha como é dificil a convivência entre povos diferentes. Ninguém consegue responder um comentário de forma respeitosa a outras culturas. Se vocês discordam de mim, não tem problema. O problema é a forma desrespeitosa como escrevem os seus comentários. É por isso que tanta gente deixou de postar aqui. Eu poderia fazer aqui vários comentários desrespeitosos à cultura judaica, que deixariam os pseudo-judeus indignados, usando a Torah como fonte histórica. Mas isso não vai levar a lugar nenhum, e não vai resolver nenhum dos problemas do mundo. Eu respeito a tradição e religião judaica mais do que tenho raiva dos comentários dos pseudo-judeus.
Desejo um bom feriado a todos aqui, e espero que possamos elevar o nível das discursões. Se estamos aqui discutindo é para tentar aprender uns com os outros e quem sabe resolver alguns desses problemas. Enquanto estivermos aqui para ofender outros povos, cultiuras ou raças, nós só estaremos aumentando mais ainda os problemas. Vamos aproveitar e estudar um pouco de história e verificar que todas as nações tiveram momentos de expansão incluindo os judeus. E que tiranos existiram e existem em todos os lugares do mundo. Peço que estudem também sobre o Naturei Karta, suas visões sobre o judaísmo, Israel e sobre a convivência de judeus e muçulmanos na palestina antes da criação do estado de Israel.
Sr. moderador, meu comentário é só uma resposta respeitosa aos colegas de forum.
25 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 20/02/2009 11h15
Tito Oliv (152) 20/02/2009 11h15
Zeitgeist uma montagem bem feita de fatos sem comprovação de ligação entre eles. Obra da paranóia da teoria da "conspiração". Não vi nenhuma comprovação. Impressionante! Jesus era judeu e não cristão. Ora, a diferenciação entre judeus e cristãos só foi apercebida bem depois. É de ficar triste. O islã sempre foi "imperialista" e expansionista. Foi a primeira religião que pregou sua expansão pela força. Agostinho de Hipona (Sto. Agostinho) que teorizou a "guerra justa" (não guerra Santa) somente a admitia em casos de auto-defesa para afastar o genocídio. A história do islã é a história de uma guerra comercial entre o clã de Maóme e a "burguesia" de Meca. Esta "burguesia" acabou por tomar o controle do islã e hoje é o ramo sunita da seita. Além de massacrar outras religiões pelo mundo afora, tolerando com forte política de ir exterminando aos poucos a mesma que o nazismo fez nos guetos de Varsóvia, massacrou diversas outras tendências sobrando apenas os ramos xiita, sunita e o pequeno ramo sufi. Essa conversa de tolerância só se aplica, e com grandes restrições de tempo - dependeu muito da dinastia reinante no islã - na região onde hoje é a Espanha. E por isso foi uma das mais brilhantes. 25 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 19/02/2009 15h02
claudia kabus (269) 19/02/2009 15h02
Sr. Marcelo, a "compassividade" dos muçulmanos em relação aos judeus no tempo em que foram império teve mais a ver com necessidade que bondade. Os árabes que saíram para conquistar o mundo eram um povo tribal. Precisaram, e muito, da assessoria de judeus para começar a administrar suas conquistas. Os judeus eram o povo mais letrado da sua época, na península arábica. O próprio Maomé era analfabeto, precisava desesperamente de assessores. Mesmo ajudando, os judeus sofreram muitas vezes sérias restrições durante o domínio muçulmano. Apenas um dos muitos exemplos: Al Motawakkel, califa de Bagda, em 853dC obrigava os judeus a andarem com um calçado preto e outro branco e um manto com o desenho de um macaco. Os cristãos usavam um manto com desenho de porco. O povo que nunca saiu por aí tentando conversões à força ou impondo micos foram os judeus! E no entanto, seu Livro gerou 2 religiões que já os perseguiram e no caso dos islamicos ainda persegue... a eles e às outras religiões em seus Estados. Se o sr. quer dizer que os chefes muçulmanos foram bonzinhos porque permitiram a judeus a sobrevivência, ok. Não fiz meu julgamento a respeito da religião muçulmana a partir de outros livros que não o Corão. Sinto me à vontade para ler o Corão e tirar minhas conclusões e concluí que é um judaísmo adulterado. O melhor que os muçulmanos teriam a fazer seria manifestarem se contra aspectos brutais da sua religião, como a xaria, mas não vejo isso. Eles ficam muito quietos. Isso é sinistro. 68 opiniões
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 19/02/2009 12h23
Marcelo Cazzola (24) 19/02/2009 12h23
Cara Claudia,
Ontem eu postei um comentário direcionado a você, mas ele não foi postado. Eu admiro muito a religião e cultura judaica. Admiro também vários judeus que deram sua contribuição para o nosso mundo. Também sinto algo místico em relação à cultura judaica, que comecei a estudar depois que descobri que Jesus era um judeu ortodoxo, e não cristão. Admiro a união e o esforço desse povo pela sobrevivência ao longo dos séculos. Estudando a história desse povo, descobri que parte dessa sobrevivência se deve aos impérios muçulmanos que receberam os judeus quando estes estavam sendo expulsos e perseguidos. Descobri que a convivência entre os 2 povos foi em geral pacífica (a palestina foi um exemplo disso), com poucos momentos de agressão das duas partes.
A religião muçulmana também é fantástica, muito profunda, e vai muito além de uma cópia do judaísmo ou terroristas se explodindo. Mas para compreende-la é necessário uma pesquisa mais aprofundada do que leituras de livros escritos por pessoas que também não conhecem nada sobre ela. Da mesma forma que os terroristas macham a história muçulmana, a opressão de Israel mancha a história judaica. Ambos os crimes ficarão registrados nos livros de história, o que é triste, porque as duas culturas são muito maiores que isso.
Nesse tempo confuso em que vivemos, estou do lado dos judeus que lutam contra a opressão de Israel e do lado dos muçulmanos que lutam contra o terrorismo, que é diferente da resistência contra a opressão.
34 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 19/02/2009 11h46
marcos cesar fernandes (231) 19/02/2009 11h46
Sr. Jose N. R. Filho.
Devo agradeçe-lo por ler os meus posts. Concordo com o Sr. quando afirma que eu desconheço a realidade do OM. Realmente; o pouco que eu sei, deve-se à leitura de jornais israelenses e egípcios em suas versões em inglês. Se não fosse a Internet possivelmente eu nem sequer saberia o que é Israel ou Palestina. Jamais busquei a Biblia como fonte de conhecimento.
Sr. José, o mundo não pará e as coisas mudam a cada momento. O que ontem era amigo, amanhã poderá ser inimigo e o contrário também acontece. Não foi isso o que aconteceu com Hitler/Stalin e com Israel/Egito?
O Sr. como um "bíblico" crê na possibilidade do "Grande Israel" do Nilo ao Eufrates. O Sr. pode estar certo, mas eu creio na total impossibilidade disso.
Sr. José, Siria e Iran são aliados "pro-forma"; na verdade têm desconfianças mútuas.
Pense na possibilidade de uma bomba atômica sobre Tel Aviv. O Sr. sabe qual é a distância em linha reta de Tel Aviv a Damasco? E até Atenas?
Melhor seria a bomba de neutrons, pois ela mata sem destruir a infra-estrutura e não deixa resíduos no ar, o Sr. concorda comigo? Israel tem bombas de neutrons (dizem), mas para um país árabe chegar até ela não vai ser com a tecnologia da Coreia do Norte. Vai precisar muito empenho.
Quanto à Bíblia; o Sr. já observou o quanto a personalidade do Rei Davi era igual à de Hitler? E Salomão ehin!! 700 esposas mais 700 cocumbinas! Belo Templo! Saddan Hussein nem chega perto. E seus Salmos ein! Quanta "sabedoria".
15 opiniões
avalie fechar
" Vou dizer mais, eu vejo Assad como um grande aliado em potencial de Israel."
...
Aqui está uma prova que você não sabe quase nada sobre o Oriente Médio:
Assad e sua família, a mais de 40 anos, são inimigos mortais de Israel e aliados do Irã, basta te lembrar que a Usina Nuclear da Síria, destruida por Israel em setembro passado, tinha tecnologia fornecida pela Coréia do Norte.
Pra que que o Irã e Síria precisam de Usinas Nucleares ?
Uma vez que são aliados, não seria melhor usarem usinas geradoras de energia elétrica à base óleo diesel ?!
No caso deles querem usar os meios para justificar os fins, ou seja: estar par a par no uso de tecnologia bélica nuclear.
Israel não pode permitir isso e neste caso até a União Européia está ao lado de Israel.
Eles não o juizo perfeito para tirar "brevê" para aviões com bombas nucleares.
9 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 19/02/2009 09h01
marcos cesar fernandes (231) 19/02/2009 09h01
Já não vislumbro mais a possibilidade de Tzipi Livni vir ser a Primeira Ministra. Se eu que não tenho nada com isso me sinto frustrado, o que dirá de seus eleitores que foram majoritários?
Interessante notar o quanto Lieberman se assemelha a um árabe e o quanto o lider do Hamas se asssemelha a um judeu. Não tem como negar; o ser humano é cego mesmo. Já escrevi anteriormente que se um judeu for criado como árabe, será árabe e vice-versa. Religião mata.
Eu penso diferentemente de alguns colegas a respeito da troca de territórios. Há momentos na vida em que é melhor perder um pouco do que perder muito, e paz e tranquilidade é esse "MUITO". Justamente agora, nesse exato momento , Bashir Assad está interessadíssimo em firmar um acordo de paz com Israel, tendo afirmado hoje mesmo que os acontecimentos em Gaza não tirarão a possibilidade de entendimentos entre a Síria e Israel. Vou dizer mais, eu vejo Assad como um grande aliado em potencial de Israel. Se é as Colinas de Golan que ele quer, Israel deveria devolvê-las com um compromisso internacional de que não haverá intromissão na hidrografia e que as nascentes do rio Jordão continuarão protegidas, já que não é somente Israel que depende do Jordão. A jordânia e a Palestina também precisa do Jordão.
Firmado um acordo; Israel, Jordania e Palestina iniciariam a construção da Hidrelétrica do Mar Morto.
É fácil? Não. Possivel? É.
26 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 19/02/2009 08h35
claudia kabus (269) 19/02/2009 08h35
pelamor de Jah, assimilação não é o mesmo que escravização.asssimilação é um processo natural, é tipo uma digetsão com incorporação de elementos (com excreção de outros..). que ocorre quando duas ou maisvculturas se encontram. se a coisa for deixada ao léo, fatalmente uma irá incorporar a outra, o que não quer dizer que a cultura assimilada vá sumir inteiramente. quando os ários invadiram a India adotaram uma pá de coisas da religião hindu, que afinal não morreu, apenas se modificou um pouco. Se o encontro entre palestinos e Israel pudesse ocorrer naturalmente, esse problemão já teria cessado, afinal, o que as pessoas querem é qualidade de vida e paz, tudo que não NUNCA EXISTIU nos países árabes, pois o Alcorão preserva a lógica tribal e é imune a conceitos como pluralismo e humanismo. Claro que em Israel há radicais, mas em todo lugar eles existem. Esperneando dói mais. 53 opiniões
avalie fechar
Se todos os estrangeiros que vivem em Israel, independente de sua origem, submetessem a viver em paz com as autoridades Israelenses, seriam protegidos de todas as ivestidas de seus vizinhos e inimigos, que não se importam com eles, fornecendo-lhes apenas e mais nada, a forma mais rápida e curta deles encontrarem a destruição, a desgraça e a morte. 11 opiniões
avalie fechar
Vocês que se sentem tão "conduidos" pelos palestinos, porquê não fomentam o mesmo sentimento pelas nações índigenas brasileiras ?!
Coitadinho dos nossos índios! Tiraram o Brasil das mãos deles e os expulsaram para o interior das florestas. Agora estão acabando com as florestas.
Porque será que o mundo árabe não se preocupa com eles ?!
Falar em mundo árabe. Depois que o barril de petróleo caiu de US$ 147,00 para US$ 40,00, a crise financeira chegou também em Dubai.
O turismo diminuiu drasticamente e muitos empresários estão mergulhados em milionárias dívidas.
Shahar Peer - judia -, e uma das melhores 50 tenistas do mundo, teve seu visto negado pelos Emirados Árabes Unidos para participar do Torneio Aberto de Tênis - Dubai 2009.
Enquanto isso.... dentro do Parmalento Israelense, políticos árabes lutam pelos seus interesses.
Em 2006 na França, jovem judeu de 23 anos - Ilan Halimi - foi assassinado por racistas.
Apenas um mês atrás um jovem judeu chamado Michael Benhamou, teve seu nariz quebrado pela violência de três árabes, dentro do metrô em Paris.
Ele vai fazer Aliah.
Na Venezuela no final de 2008, uma Sinagoga Judaica sofreu vandalismos e enquanto isso o Ditador Hugo Chavez, fazia aliança com Irã.
A China fazendo sondagens de petróleo em solo iraniano, a Rússia vendendo suas armas para o Irã, Síria, Egito e Líbano e ainda querem que Israel devolva suas terras ?!
Vida Eterna a Israel !!!
Tem que se armar até os dentes e lutar pela sua soberania.
10 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 18/02/2009 21h57
Santos Júnior (405) 18/02/2009 21h57
Outro ponto importante que não entra na lógica de John Perkins é o porque de a Coréia do Norte ou a China,com toda sua mão-de-obra que pode ser/é escravizada e gerar riqueza por exemplo,ainda não terem sofrido assimilação americana.Será que é porque ainda não encontraram uma justificativa em todos esses anos?Com certeza os bancos são os donos do mundo e os EUA são o império da vez,mas felizmente todo império cai.Só desejo que o próximo império não seja filho de alguma virgem acomodada na margem de um rio de leite ou da "justiça,igualdade e fraternidade"(extremismo antes de mais nada).O resto de ZEITGEIST senhores é cartilha marxista! 40 opiniões
avalie fechar
Blade Runner (20) 18/02/2009 21h49
Blade Runner (20) 18/02/2009 21h49
Não, nãooooooooo...mais fanáticos religiosos que fingem acreditar no "Deus de Israel". Nãooo...os alienados dizem que está escrito no salmos que Israel viveria esse momento de ter que defender-se das hordas malignas. Arrumem uma namorada alienados, pois essas crenças são tipicas de almas solitárias! 44 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 18/02/2009 21h11
Santos Júnior (405) 18/02/2009 21h11
ZEITGEIST nos diz muitas verdades, esclarecem certas incognitas, porém menos de 25% das fontes usadas por Peter Joseph, o autor do documentário, não sáo originais, além do mais que, eu gostaria de ouvir de Perkins como as grandes corporações americanas que, segundo ele,desde sempre "sugam" o mundo, estão quebrando agora?Não é estranho?Não estou ironizando, apenas gostaria de entender isso.Como ele não me responderá, eu gostaria que alguém pudesse me responder!Abraço a todos! 8 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 18/02/2009 17h15
claudia kabus (269) 18/02/2009 17h15
Ai, ai sr, Olivério, já estava até ficando cansada de tanto postar mas o sr,diz cada coisa.... maias, astecas e ect tinham muita culpa no cartório. Arrancavam coração de gente viva. Quando os espanhóis chegaram, para os povos "fornecedores " de corações, essas "grandes culturas" eram os vilões, e os espanhóis os heróis... Acho engraçado o sr, falar assim, armas!. O que é uma arma... um caça de ultima geração não surge do nada. Por trás dele existe uma quantidade colossal de cálculos, experiências, privação de prazeres sensuais... as sociedades que detém armas de última geração são totalmente merecedoras delas. E o qeu permitiu que chegassem a píncaros de abstração foi uma religião não animista... A cultura vem antes do dinheiro, do poder. Não alimento o mito do primitivo, do oriental ou do alternativo bonzinho. A maior parte dessas culturas que desapareceu, se tivesse os meios teria subjugado outros também. A assimilação é um processo natural. É o que aconteceria sem dor se os islâmicos não estivessem cerceados por uma barreira de repressão institucional. Os chefões do islã estão estertorando. E, sinceramente, antes eles do que nós. A vitória de ISRAEL ali tem um significado amplo. 38 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 18/02/2009 16h37
Tito Oliv (152) 18/02/2009 16h37
É bom lembrar aos que dizem que sempre existiu apoio dos EUA a Israel e que sempre foi assim que até 1967, guerra dos seis dias, todo o armamento israelense era de fabricação própria - armas de infantaria - e que a força aérea era constituidas por aviões franceses que ficaram famosos: Super etandart, Mirage e outros. Foram tão eficientes que diversos outros países, Brasil e Argentina, inclusive, os adquiriram. Os argentinos os usaram junto com o missel exocet na guerra das Falkland/malvinas. Só a partir dessa data os americanos passaram a ser o maior fornecedor de armas a Israe até mesmo para contrabalançar a interferência da URSS (lembram-se dela?) que estava fornecendo a egpícios, sírios, líbios, jordanianos e muitos outros os mais modernos MIG. Os EUA só passaram a fazer isto pela posição "esquerdista" adotada agressores de Israel de união com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e pq viram o potencial de propaganda que a competência israelense propiciava. A França inundou o mercado com mirages e só não continuou pq na guerra do Yom Kippur ficou claro que a diferença era feita não só pela técnica aeronáutica mas, principalmente, pela competência do elemento humano. 6 opiniões
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 18/02/2009 15h32
Marcelo Cazzola (24) 18/02/2009 15h32
Agora tudo está ficando muito mais claro. Todas as ofensas a outros povos e religiões postadas aqui tem um fundo sentimental. Não é questão do que é certo ou errado, o que importa é o que o meu grupo está fazendo. 7 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 18/02/2009 13h09
claudia kabus (269) 18/02/2009 13h09
com efeito, ZEITGEIST é apenas um panfleto eletronico. Já o Sr. José Nunes Filho está indo fundo na verdade dos fatos. a posição de israel "no meio" só piora as coisas. os palestinos mais bem de vida no mundo são os que moram em israel. antes da intifada e das perigosas palhaçadas do hamás havia mais estabilidade, trabalho... eram felizes e não sabiam. as nações árabes já demonstraram que não tem comeptencia para conduzir os palestinos a um Estado. Não tem competencia para fazer isso nem nos proprios países arabes. Talvez o melhor seja assumir o restabelecimento de Eretz Israel. Um estrela brilhando bem ali, contendo a disseminação da xaria, esse horror... os judeus nos deram Yeshua e agora batalham por nós, pelo nosso estilo de vida, pelas nossas liberdades duramente conquistadas. 26 opiniões
avalie fechar
ademar botelho (5) 18/02/2009 10h54
ademar botelho (5) 18/02/2009 10h54
com israel ningum pode porque eles tem o Deus verdasdeiro e ponto final 34 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 18/02/2009 10h40
claudia kabus (269) 18/02/2009 10h40
Sr. Olivério, a cultura de um povo tem muito a ver com suas escolhas e destino. Ela pode inclusive garantir a sua sobrevivência mesmo em condições extremamente adversas. É o caso dos judeus. Historia fascinante, que fez despertar em mim um sentimento mistico nunca antes experimentado. Usei zumbi como um substantivo comum, essa palavra africana designa hj em dia tudo que desempenha ações automáticas, computadores infectados, gente contaminada por ideologias de dominação politica disfarçadas de religião... De resto, tudo estaria em paz se os paises arabes não tivessem invadido o pequeno Israel logo após sua criação, ao invés de dar boas vindas aos pais da sua religião. O Islã, ao invés de causar tantos problemas devia fazer um reflexão profunda: prá começar, a dinheirama que rola por lá depende do consumo ocidental... a assimilação é inevitável. Melhor relaxar... é a vida. 27 opiniões
avalie fechar
" Sua sabedoria ilumina esse fórum. ZEITGEIST é uma obra sensacional e todos deveriam assisti-lo. "
...
ZEITGEIST. Eu assisti. É uma montagem muito bem feita e até parece ser verdade passando até pelos signos dos zodíacos, astrologia e mencionado no livro de Jó.
É uma mistura barata e mística das religiões dos Zoroastros ( das terras de onde Deus ordenou Abraão sair ), dos Egípcios, do Judaismo, da Cabala Judaica, do Cristianismo e outras. Um sincretismo religioso. Um mix. Um ataque a fé.
O quadro de Leonardo da Vinci - a santa ceia - é somente uma obra artística e nada mais. Está completamente fora do contexto social da época e do lugar em que Jesus instituiu a Santa Ceia.
Naquela época - como acontece no Iêmen, as pessoas sentavam com as pernas cruzadas no chão e o principal na cabeceira da mesa e não no meio.
Jesus também não tinha olhos azuis e nem a aparência de efeminado ou delicado com um calvanhaque " repartidinho " e penteado, como pintaram os renascentistas.
Ele foi carpinteiro e um homem esperimentado nos trabalhos braçais. Seu pai José morreu cedo e ele(Jesus) foi o arrimo de família que ajudou a Maria ( sua mãe) na criação dos filhos, seus irmãos - Judas e Tiago e irmãs.
Segundo o Livro de Cantares de Salomão ele era moreno com olhos pretos e o Profeta Isaias viu sua aparência que era sem parecer ( feio mesmo ) e magro - cap. 53 -
semelhante a um nordestino castigado pelo sol.
"... como a raiz de uma terra sêca..."
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página