Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos
Comentários dos leitores
Chris Maria (319) 27/02/2009 20h35
Chris Maria (319) 27/02/2009 20h35
Prezado colega Sr. marcos cesar fernandes (99) 27/02/2009 18h43.
Em primeiro lugar, acalme-se.
O Sr. disse: - "Parece que os políticos israelenses são um pouco diferentes dos políticos brasileiros. Se Tzipi fosse brasileira, o Kadima jamais ficaria fora de uma coligação".
Veja bem: - Cada país tem suas próprias características políticas. Não podemos julgar as decisões de lá, como as de cá. Usando um termo bastante popular: - "Cada um sabe onde aperta o seu sapato". Certo?
O poder político de Israel ter migrado para a direita é um fato consumado. Diante a isso temos que pensar que, dependendo dos termos apresentados para uma efetiva participação dos partidos de centro e esquerda na coalizão, seus poderes poderiam ser neutralizados e isto levaria o país a uma ditadura de extrema direita. De modo que a democracia do país despencaria por "terra abaixo". A essa altura dos acontecimentos, a oposição poderia ser o melhor caminho para preservar certos princípios democráticos.
Um abraço
62 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 27/02/2009 18h43
marcos cesar fernandes (231) 27/02/2009 18h43
Mais uma vez eu sou reprovado por muçulmanos, judeus e cristãos. Puxa a vida!! pensei que minha idéia ia ser bem acatada por todos!!! É difícil levar um dez nesta escolinha!!!! Tudo bem, é claro que Bibi não vai convidar Kamenei para visitar Israel principalmente por causa do lobie dos Ba'hai e se fisesse isso certamente não seria acatado. Agora, se derrepente este gorverno não conseguir firmar por muito tempo (assim eu acredito) e Tzipi Livni vier a ser a PM, eu vou enviar para ela a seguinte sugestão: Ministra Tzipi, convide Muamar Kadafi para visitar Israel, porque ele é louco para receber este convite. É dele aquela idéia de um país só para Israel/Palestina para o qual ele até deu um nome: Isratina, e eu aproveitei a idéia dele e pensei mais longe. Lembram de um post meu vaticinando uma Federação com os três estados? Levei 618 reprovações. Na Europa tem o Benelux e a Suiça, que é na verdade um país tripolar. Na mesma linha de pensamento de Kadafi, poderíamos bolar um nome para essa federação. Que tal Jorpael ou Isjortina ou Paisdânia ou Ispadânia.
Bem, seja lá o nome que for, ficará muito bem, e poderia ter uma ótima seleção de futebol para vencer a do Iran por 10x0.
Parece que os políticos israelenses são um pouco diferentes dos políticos brasileiros. Se Tzipi fosse brasileira, o Kadima jamais ficaria fora de uma coligação.
24 opiniões
avalie fechar
Santos Júnior (405) 27/02/2009 15h45
Santos Júnior (405) 27/02/2009 15h45
"O império é a desgraça do mundo", o "eixo do mal quer dominar o universo", o "sionismo quer dominar o mundo","Lula é honesto", "O PT é o partido mais honesto e ético do Brasil","Fidel Castro não é convarde","os Judeus são os melhores - 140 prêmios nobeis", "Israel praticou genocídio", "O hamas é uma entidade política" etc e etc e etc...Será que ninguém aqui ainda não se conformou que toda essa lorota que já vai chegando em 4000 post´s é puro conflito de ideologias?A "VERDADEIRA" ESQUERDA contra a "mentirosa" direita?O bom é que pelo menos se aprende um pouco de história!
Continuemos pois a "Guerra"!
50 opiniões
avalie fechar
De onde saiu esta besteira de que os judeus querem dominar o mundo ?!
Há... já sei... !
Os Protocolos dos Sábios de Sião, ou ainda O Judeu Internacional !
Que tolice !!!
...
No mundo hoje existe aprox. 6.1 bilhões de pessoas. Os judeus em todo o mundo são aprox. 13,6 milhões.
Dos 700 Prêmios Nobel, 140 foram conquistados por eles.
É só fazer uma conta percapita.
.......
Na verdade o antisemitismo é uma das modalidades mais ordinárias da INVEJA que se manifesta por intermédio de uma antipatia patológica e repugnante.
Saiba agradecer e discernir as coisas.
Só dois exemplos:
O celular e o voip foram inventados em Israel.
19 opiniões
avalie fechar
" Como os iranianos gostam muito de futebol, poderia incluir uma partida com a seleção de Israel (Obviamente, a de Israel deveria perder de 7X0)."
....
Acho que sim, pois eles devem jogar bastante peladas nos desertos.
Em contrapartida Israel poderia dar Gary Gasparov Judeu Russo de Azerbaijão, pra jogar uma partida de xadrêz com uns 500 deles.
Ou ...Harri Houdini - rei dos mágicos contra o gênio da lâmpada, aladim.
Ou ainda... Kevin Mitnik e Ehud Tenebaum - judeus gurus da informática - , contra os hackers iranianos.
É como disse Carlos Drummond de Andrade:
Deus é inteligente; dos leigos fêz guerreiros e dos sábios fêz poetas.
Então que o Irã fique esperto com seu sistema operacional de sua pretensa usina nuclear.
35 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 26/02/2009 11h58
Chris Maria (319) 26/02/2009 11h58
"Israel reintegra negociador chefe após pedido de desculpas"
Penso que Ehud Olmert tomou uma decisão acertada quando decidiu reintegrar Amos Gilad à chefia do processo de negociação. Alguém que não o conhece em detalhes poderia comprometer o êxito das operações.
31 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 26/02/2009 08h22
Chris Maria (319) 26/02/2009 08h22
Prezados colegas, um momento de reflexão:
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos".
Provérbio Chinês
45 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 25/02/2009 20h57
marcos cesar fernandes (231) 25/02/2009 20h57
Neste final de mes estamos assistindo muita coisa interessante acontecer no OM. Parece que o momento é bom para todos: Hamas esperando os bilhões de dólares, Fatah confiante na concretização da ANP, Israel com novo parlamento e uma mudança de ideologia: presos sendo soltos, expectativa da conduta de Obama para a região, o petróleo cada vez mais barato etc.
Nesse clima de Oba-Oba Bibi bem que poderia tomar uma iniciativa inesperada: Convidar Ali Kamenei para visitar Israel.
Kamenei tem uma personalidade até equilibrada, é inteligente, já esteve à beira da morte e portanto sabe dar valor à vida. Ele já chegou a editar uma Xária contra armas atômicas no mundo islâmico.
Este convite teria que ser alardeado com uma campanha de marketing milionária e além de mesquitas e lugares sagrados incluiria até instalações militares. A campanha teria que ser feita de tal maneira que o deixasse em cheque e se desse certo, o povo israelense deveria enchê-lo de afagos.
Israel tem que ponderar na imensa dificuldade que será destruir as instalações iranianas, que só é possível com uma parceria saudita. Destruir as instalações do Iraque foi sopa, agora encarar o Iran que já está esperando é complicado.
Nixon conseguiu algo semelhante quando aceitou visitar Mao e levar uma equipe americana de ping-pong. Como os iranianos gostam muito de futebol, poderia incluir uma partida com a seleção de Israel (Obviamente, a de Israel deveria perder de 7X0).
Cadê os marketeiros israelenses?
53 opiniões
avalie fechar
Há um provérbio chinês que diz:
" Melhor é ser cauda de leão do que cabeça de rato. "
Em outras palavras:
Quem não nasceu para ser líder, tem a chance de escolher quem será seu governante.
Não precisa nem dizer qual dos dois animais sabe desfrutar o melhor da natureza e seu habitat natural.
Reis das florestas ou ratos dos desertos ?!
Eis a questão !!!
42 opiniões
avalie fechar
" Israel considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, inclusive Jerusalém Oriental e partes adjacentes da Cisjordânia, territórios anexados desde a sua conquista em 1967. No entanto, a anexação não conta com o reconhecimento internacional. "
E o que interessa se há ou não reconhecimento internacional ?
Negar Jerusalém é negar a origem do povo Hebreu.
Quem foi que teve que lutar contra as nações árabes em 1967 ?
Todo o mundo quer meter seu dedo em Jerusalém e nas decisões de Israel.
Israel é soberano e ele é quem deve decidir os rumos da nação.
Jerusalém é sim, a capital indivisível de Israel, desde que o Rei Davi a conquistou, quer o mundo aceite ou não.
Quanto aos palestinos a melhor solução seria procurar conviver em paz, pois " jamais " haverá de existir seu pretenso estado, pois perderam a oportunidade quando houve a partilha da Palestina em 1947 e em 1948 deflagaram a guerra contra a Independência de Israel.
De lá para cá, não fizeram por merecer.
Seus líderes são desorganizados, violentos e divididos.
Se eles querem apoio internacional, larguem as armas e coloquem as mãos no trabalho, redirecionem os recursos fianceiros que recebem numa produtividade multidisciplinar.
Embora eu não acredito - por causa do perfil psicológico deles-, mas quem sabe ainda pode se levantar do meio deles um líder que tenha visão de estadista e seja amante da paz.
A esperança é a última que morre !!!
69 opiniões
avalie fechar
Samuel Morais (17) 23/02/2009 16h46
Samuel Morais (17) 23/02/2009 16h46
AOS MODERADORES: Exporadicamente tenho colocado alguns comentários, mas muitos deles não são publicados, mesmo não havendo nenhum extremismo ou palavras desrespeitosas... no entanto.. vejo muitos poasts de muita falta de respeito e baixarias inclusive serem publicadas... realmente é difícil entender o critério de vcs.. com isto vcs vão afastando pessoas com um pouco mais de seriedade de opinar ... uma pena. 298 opiniões
avalie fechar
sergio horikoshi (13) 22/02/2009 14h51
sergio horikoshi (13) 22/02/2009 14h51
Vejo comentários inteligentes de pessoas muito bem informadas, mas continuo insistindo no bom senso, na consciencia do ser humano de um ponto de vista mais "HUMANO". Por mais que se tentem justificar através da história, da bíblia, da necessidade de paz e segurança, da superioridade tecnológica, financeira e intelectual, ainda não conseguiram! Pois matar inocentes nunca e jamais será um ato justificável! Seja pelos nazistas, seja pelos sionistas (não confundir com o povo judeu), seja pelo hamas (não confundir com o povo palestino ou mulçumano) a violência contra pessoas indefesas é injustificável! Assim como é impossível comparar os milhões de judeus, mortos pelo nazismo, com os 1300 palestinos mortos pelo exército de Israel, também é impossível comparar os 1300 palestinos com os 13 israelenses (sendo "3" civis) mortos nesta guerra já tão bem classificada como a guerra de um lado só. Será que pelos números não podemos sequer imaginar o perigo que o hamas , ou como dizem alguns, os fanáticos mulçumanos, representam a Israel?... 104 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 22/02/2009 07h06
Sandro Perito (47) 22/02/2009 07h06
A torah é um livro de ordenamentos e regras. Leiam e avaliam-a com mais critério e verão. judeus ACORDEM DESSA LAVAGEM CEREBRAL... 80 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 21/02/2009 14h39
claudia kabus (269) 21/02/2009 14h39
sr. marcos cezar, sábias palavras, um reformador do islã é preciso. gostaria de lembrar que este fórum foi elogiado também, mais de uma vez. os posts tem demorado mais, mas tem sido mais longos e bem embasados. mas tem razão a sra. chris quando fala que estamos distantes do pono inicial. prá falar de assunto do dia tá aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u507754.shtml. "alguém" disparou 2 foguetes do sul do Líbano e desta vez conseguiram ferir levemente uma pessoa. Ninguém assume, uma molecagem. Quando a região era Otomana os "palestinos" nunca deram um pio, era tudo islamico tava bom. Foi só a Inglaterra chegar lá que começou a violência. O primeiro ataque dos árabes contra os judeus foi em 1919, salvo engano. É bom de vez em quando colocar uma nação no divã, buscar a raiz do problema. 51 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 21/02/2009 13h42
marcos cesar fernandes (231) 21/02/2009 13h42
Minha amiga Chris Maria,
Li todos seus posts e pude ver o quanto a Sra. é culta e altruista.
Quando eu me referi às mães eu estava justamente pensando em todas elas inclusive na de Shalit. Interessante, Chris Maria, que uma de minhas avós que era libanesa era também sósia de Golda Meir. Como é o mundo!! Somos todos tão iguais!!!!
Mas pelo menos uma notícia boa do OM hoje. Os dirigentes do tão falado campeonato de tênis do Dubai receberão a tenista israelense com toda hospitalidade que um país que depende do Turismo Internacional precisa ter. Dentro em breve teremos a Agritch em Israel, e seria muito bom que os países árabes que vivem as mesmas situações meteorológicas e ambientais de Israel enviassem seus técnico até lá para trocas de experiências.
Se os palestinos criassem juízo e soubessem explorar o imenso potencial turístico da região, seriam prósperos e felizes.
Penso que o islã está precisando de um Martinho Lutero porque se o cristianismo tivesse ficado apenas nos desígnios da Igreja Católica Romana nós estaríamos ainda em plena Idade Média.
Chris, nosso fórum está ficando vazio por uma coisa até boa. É porque acabaram os ataques recíprocuos e uma trégua está próxima. Vamos torcer para que ele esvazie e até se encerre. Assuntos para nós opinarmos eu sei que não faltarão.
Tenhamos todos um bom feriadão.
62 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 21/02/2009 11h59
Chris Maria (319) 21/02/2009 11h59
Prezado Sr. Marcelo Cazzola (23) 20/02/2009 16h43
O Sr. disse: "O problema é a forma desrespeitosa como escrevem os seus comentários. É por isso que tanta gente deixou de postar aqui".
Há também de se considerar que, além disso, o que vem gerando desinteresse maior da participação de pessoas neste fórum é o fato dele ter se desviado daquilo justifica sua existência: - A possibilidade do leitor comentar as notícias do dia a dia e trocar idéias a respeito delas. Ficarmos discutindo certas diferenças não levarão a absolutamente nada a não ser cair na monotonia.
Um abraço.
121 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 21/02/2009 11h58
Chris Maria (319) 21/02/2009 11h58
Prezado Sr marcos cesar fernandes (96) 18/02/2009 08h44 respondendo sua pergunta: - Sra.
Quando eu disse que mães não geram seus filhos para destruição, o Sr. me perguntou se eu me referia as mães palestinas que hoje, segundo sua colocação, são em número de 1001 que esperam a volta de seus filhos à convivência do lar. Incluo a estas a família de Gilad Shalit, que uma vez posto à serviço de seu país, caiu na mão da barbárie. Eu lamento pelo sofrimento dos dois lados.

O que vejo também como preocupante nessa história toda é que há uma corrida contra o tempo para que se estabeleça um acordo de cessar fogo bilateral. Sabemos que o insucesso da ofensiva israelense em Gaza deslocou o comando político para um lado que ao que tudo indica, assumindo o novo governo, "jogará por terra" um possível acordo.
Um abraço
57 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 21/02/2009 11h40
claudia kabus (269) 21/02/2009 11h40
Coloquei verdades históricas no meu post. Citei datas e nomes. Isso não é ódio. A igreja já pediu desculpas pelas atrocidades que cometeu, pelas besteiras que disse. a Bíblia é uma livro comentadíssimo e os comentaristas não costumam ser ameçados de morte. O mesmo pode se dizer em relação à Torah. São livros que tem verdades transcedentais mas também muitas coisas que só faziam sentido nos tempos tribais em que foram escritas. A doutrina oficial do Corão diz que ele deve ser seguido ao pé da letra. Dissidentes são mortros. isto é fato. Se existe ódio é lá deles. E até agora não apareceu nenhum islamico aqui pra dizer que discorda da xaria. To esperando. 59 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 21/02/2009 08h10
Sandro Perito (47) 21/02/2009 08h10
Um grande número de partidos em um país é sinal de insuficiência e iniciação democrática. Podem ver que os países mais avançados do mundo (UE) teem poucas siglas patidárias, no máximo quatro a cinco partidos. As pseudos democracias e onde o laiciscismo impera, teem vários. israel possui algo em torno de 12, fora além de outros "nanicos" , que se aproveitam, aliás como no Brasil, para se locupletarem e participarem de atos de ilegalidades: CORRUPÇÃO. E depois falam de israel, democrático, é no mínimo hilário...ACORDEM !!! 34 opiniões
avalie fechar
Marcelo Cazzola (24) 20/02/2009 16h43
Marcelo Cazzola (24) 20/02/2009 16h43
Pessoal,
O ódio está escorrendo no monitor hehe
Olha como é dificil a convivência entre povos diferentes. Ninguém consegue responder um comentário de forma respeitosa a outras culturas. Se vocês discordam de mim, não tem problema. O problema é a forma desrespeitosa como escrevem os seus comentários. É por isso que tanta gente deixou de postar aqui. Eu poderia fazer aqui vários comentários desrespeitosos à cultura judaica, que deixariam os pseudo-judeus indignados, usando a Torah como fonte histórica. Mas isso não vai levar a lugar nenhum, e não vai resolver nenhum dos problemas do mundo. Eu respeito a tradição e religião judaica mais do que tenho raiva dos comentários dos pseudo-judeus.
Desejo um bom feriado a todos aqui, e espero que possamos elevar o nível das discursões. Se estamos aqui discutindo é para tentar aprender uns com os outros e quem sabe resolver alguns desses problemas. Enquanto estivermos aqui para ofender outros povos, cultiuras ou raças, nós só estaremos aumentando mais ainda os problemas. Vamos aproveitar e estudar um pouco de história e verificar que todas as nações tiveram momentos de expansão incluindo os judeus. E que tiranos existiram e existem em todos os lugares do mundo. Peço que estudem também sobre o Naturei Karta, suas visões sobre o judaísmo, Israel e sobre a convivência de judeus e muçulmanos na palestina antes da criação do estado de Israel.
25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página