NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Gilberto Dimenstein
gdimen@uol.com.br
  9 de janeiro de 2001
  A culpa é do prefeito ou da mídia?
 
O prefeito do Rio, Cesar Maia, transformou-se na estrela dos factóides, anunciando ações que se esvaem na fugacidade das manchetes.

No primeiro dia de trabalho, ele lançou um pacote que ganhou repercussão nacional e atacou, num só ato, pesquisas de opinião, mendigos das ruas, videogames violentos, funerárias que atendem hospitais municipais, entre outras esquisitices.

As medidas agregam à esperteza midiática pitadas de calculada maluquice e um toque circense, conferindo ao prefeito uma imagem que mistura o malandro, o maluco e o palhaço _um prato cheio, portanto, para a indignação da mídia, atenta ao jogo de manipulações.

Cesar Maia está, porém, apenas jogando o jogo da mídia, ávida por factóides para enriquecer as primeiras páginas, mas disposta a destruí-los nos editoriais e nas colunas, num comportamento dúbio.

O prefeito do Rio apenas exacerba um comportamento comum entre os políticos, manipuladores de fatos para atrair a simpatia do eleitor. Quase todos não resistem e embalam suas ações para serem vendidas ao meios de comunicação, sacrificando a verdade e a seriedade, em maior ou menor grau.

Mas a imprensa também não resiste: sabe que o factóide é factóide, sem a menor pretensão além de chamar a atenção, mas, mesmo assim, dá-lhe generoso espaço. Afinal, o concorrente não vai perder a chance de explorar aquela notícia que vai ser o assunto o dia para o cidadão comum.

Se a imprensa simplesmente escutasse seus editorialistas não daria mais do que algumas linhas escondidas para aqueles despropósitos, considerando-os desimportantes.

Não é o que acontece, e os políticos sentem-se convocados a entrar na briga pelo espaço editorial, com os recursos do marketing mais indigente.

Talvez seja essa a regra das sociedades de massa, bombardeadas pelo excesso de informação: está cada vez mais difícil aparecer e passa a valer quase tudo para chamar a atenção do consumidor, leitor e eleitor.

Talvez (e espero que esse segundo talvez seja o correto) os fazedores de factóides façam sucesso curto como seus factóides, e rapidamente sejam esquecidos ou relegados ao segundo escalão da vida política.

Pelo menos foi o que aconteceu com dois mestres dos fatos fugazes no Brasil: Jânio Quadros e Fernando Collor.



Leia colunas anteriores

02/01/2001 - A hipocrisia do sigilo bancário
26/12/2000 - Os pessimistas quebraram a cara
19/12/2000 - A maravilhosa pedagogia da bola
12/12/2000 -
A privacidade de Everardo Maciel
05/12/2000 - O teste do sequestro


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.