NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  7 de junho
  Novo Nirvana? Faça você a revolução sonora
 
Já que você não pertence ao rol dos preguiçosos do rock, aproveite essa nobre virtude, arregace as mangas e faça uma revolução. Como? Vou contar uma historinha, antes.
Nos anos 80, para ficar ligado no que havia de mais moderno no pop, tipo Smiths, New Order, U2, você dependia de gurus como Kid Vinil e seu programa de rádio na Antena 1, Pepe Escobar e seus textos na Ilustrada, vídeos no Carbono 14. E acabou. Só para lembrar, para muitos aqui no Brasil o rebuliço punk chegou depois do pós-punk.
No final dos anos 90, deu mais ou menos para ficar sintonizado na revolução grunge porque havia mais informação, a MTV engoliu a história, as bancas de jornais já importavam revistas e jornais vitais, as lojas de discos importados recebiam uma carga informativa maior, as rádios transmitiam o "Novas Tendências", o "Rock Report", o "Garagem" (primeira fase). O acesso melhorou.
E hoje? Por que você tem que engolir aquela do AC/DC (nada contra), a "última" do Santana (tudo contra), a nova do Marcelo Bonfá, o Phil Collins cantando o tema de "Tarzan" quarenta vezes por dia, tudo nas rádios rock? A programação chinfrim da MTV (há notáveis e raras exceções) e seus acústicos tristes e intermináveis, na emissora que já teve Screaming Trees na programação normal? A entrevista, bradada como exclusiva, de Mick "Simply Red" Hucknall no "Fantástico"? As capas da "Spin" e da "Rolling Stone"?
Meu amigo, você tem a Internet na mão. Se a programação inspirada da 3wk está passando na sua linha de telefone e você está perdendo, não diga que não foi avisado.
Mas o papo é outro. A tal revolução. Agora, aí da cadeira de onde lê esta coluna, você pode criar sua própria rádio, virar DJ e se fazer ouvir mundo afora.
Vá até o site da Live365.com, a maior comunidade de transmissão de rádios da Internet, que ultrapassou na semana passada a marca das 100 mil "broadcastings" simultâneos.
A dica é entrar no site por um atalho, no endereço www.live365.com/home/index.html e começar clicando no "sign up".
Inscreva-se, siga os procedimentos.
Tudo o que você vai precisar é ter as músicas em MP3. Você monta sua própria rádio e transmite suas canções de graça, pela rede. De tanto você tocar Asian Dub Foundation, por exemplo, quem sabe alguém desista de ouvir o disco da trilha sonora do filme "Eu Tu Eles", em que o Gilberto Gil faz releituras limpinhas de baião, que deve ser a nova moda, sei lá.
Esta é a chave, aquela é a porta. Entre.

***

Por falar em Gilberto Gil fazendo releituras do baião, a nova sacada da MPB (se a moda se confirmar, aguarde o disco novo dos Titãs. De baião, claro), a música brasileira perdeu dois sujeitos simples e autênticos nesta semana: João Nogueira e Moreira da Silva. Esta coluna paga um tributo aos dois.

***

E, para não perder o costume, uma enquetezinha: dia dos namorados está aí. Você e seu broto. O seu broto e você. Inverno nesta parte do hemisfério.
Qual vai ser sua trilha sonora: a romântica "Amor I Love You", da Marisa Monte (ok, cismei sim), ou "There’s Too Much Love", do novo álbum dos escoceses do Belle & Sebastian? Respostas no e-mail acima.
O quê? O álbum sai nesta semana na Europa e nos EUA e ainda não chegou? Não se sabe se vai sair no Brasil? Está caro?
Um toque: já ouviu falar na Internet? O disco inteiro está lá, esperando por você.

***

O bicho pegou. Até agora (terça-feira) não parei de receber e-mails sobre a pesquisa virtual sobre o "os gostos e manias desse povo esquisito que é capaz de torrar seu suado dinheirinho no supermercado pop", que esta coluna lançou em sua última edição. Sabe, a dos seriados mais incríveis, o melhor disco e tal. O resultado estava prometido para esta edição, mas devido à demanda, sai na semana que vem. Promessa.
Então, aproveite. Sua lição de casa: fazer a revolução acima e responder à enquete da semana passada.

***

Dicas da semana:
* "Skol Beats", evento eletrônico de porte que acontece sábado em Interlagos. Não dá para perder.
* Essa moçada boa e seus zines legais: SSP-GO!, de Goiânia, sspgo@hotmail.com. Brujeria, Rio de Janeiro, brujeria@bigfoot.com. Peça já.
* O caderno "Fun", que circula às sextas na "Gazeta do Povo", de Curitiba.
E semana que vem tem mais.


Leia colunas anteriores
31/05/2000 - Quem você pensa que é?
24/05/2000 - Carta aberta aos preguiçosos
17/05/2000 - O padre e o monstro

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.