NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  12 de agosto
  Skate music e rap nas ondas do rádio
  Na estréia desta coluna, eu falei do rap nas rádios. Deu o maior "ibope". Desde então, recebo pedidos para voltar ao assunto. Então, tá. Só que vou juntar a skate music , que abarca o rap também. Minha dúvida é: existem programas específicos do estilo nas rádios? Quem já ouviu, por favor, me avise. Clique aqui. Pra quem não conhece, vou disponibilizar algumas músicas para audição. Atenção, programadores, fiquem antenados! Acordem! Porque a máxima: "o rap é o único gênero musical que diz alguma coisa nos dias de hoje" continua valendo.
É só comparar o mau gosto nas letras que somos obrigados a engolir, mesmo que subliminarmente.
E as demais correntes musicais ligadas ao som que embala os skatistas conseguem "tocar" mais do que qualquer dessas pseudo-músicas em que a indústria insiste em investir e acaba por idiotizar cada vez mais os ouvintes. Basta, não?

PROMOÇÃO SKATE
Vamos lá. Se você quiser ganhar a coletânea "100% Stereo", que está encartada na edição 29 da revista "100% Skatemag", é só clicar no quiz e mandar as respostas para o meu e-mail.
Os primeiros 20 participantes levam o CD e a revista na faixa. Dos gringos que fazem parte da compilação, o Millencolin é o grupo mais conhecido. Fizeram show no Brasil em 98. Clique aqui para ler o perfil da banda.
Se você prefere ouvir primeiro pra ver se gosta, aí vai uma canja. Clique no nome da música "Big Life", da banda paulistana Hateen. para ouvi-la inteira e clique no nome deles para saber quem eles são.

30 SEGUNDOS
Clique no nome das músicas e ouça:

"Coffee a lot", dos mineiros Dread Full
"No Cigar", dos suecos Millencolin
"Not in the mood" , dos suecos No Fun At All
"Profissão Rapper", dos paulistanos Nitro
"Focus com Freestyle", dos suecos do Looptroop


RAP NA PARADA
O Humberto da dupla mais famosa do rap nacional,
Thaíde & DJ Hum, comanda o programa "Festa do DJ Hum", na rádio 105,1 FM, aos sábados, das 13h às 15h. O programa não é só de rap, mas de black music. É todo mixado com "scratches" e dividido em blocos. Parece uma festa mesmo. Resgata os sons black antigos e traz informações das novidades. A cada 15 dias tem um convidado: tanto um DJ da turma nova, quanto um velho DJ da época dos bailes funks, dos anos 70.
Toca o hip hop americano atual e o suingado samba-rock do final dos anos 60, como Jorge Ben (sic), e Golden Boys. Rola muito funk brasileiro, com Tony Tornado, Gerson King Combo e Tim Maia, ou internacional, com James Brown e Parliament. R&B e, claro, rap com Black Rob, Common Sense e, praticamente todos os nacionais.
Assim, DJ Hum agrada do pai ao filho, com flash back e lançamentos.

PROMOÇÃO RAP
Quem quiser conhecer o som que os rappers fazem, pode ouvir, clicando em "Desafio no rap embolada", deles com participação de Chico César e Nelson Triunfo, na letra e nos vocais. É um baião com repente no estilo desafio.
Clique no quiz e mande as respostas para o meu e-mail. Os primeiros dez participantes vão ganhar o recém-lançado CD "Assim Caminha a Humanidade" (clique no nome do CD para ler a crítica).




Os CDs que serão distribuídos foram gentilmente cedidos pelas gravadoras Short Records e Spicy Gravações Elétricas e pela Trama. Os participantes de São Paulo, podem vir aqui buscar. Fora do Estado, chegará pelo correio.



Quem falou que não existe rádio comunitária? Ah! Eu mesma. Chico, da Rádio Muda, respondeu ao meu apelo publicado nas colunas dos dias 20/5 e 1/6 , que pedia que as rádios com caráter realmente comunitário se expressassem. Leia o que ele fala a respeito.

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.



Confira aqui o regulamento das promoções.

Leia colunas anteriores

05/08/2000 - Rádio incita à bebedeira
29/07/2000 - Nem só de brega vive o rádio

22/07/2000 - Web radio? Patavina!
15/07/2000 -
Tô preferindo AM ultimamente...
08/07/2000 - Você gosta de rádio Antigo?



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.