NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  19 de agosto
  No horário político, vamos trocar para a rádio na Internet?
 

Não adianta. Por conta de o tema ser novo, nada foi legislado a respeito. Apesar de ser outra mídia, a programação da rádio é a mesma na Internet e no dial, então, teoricamente deveria ter transmissão obrigatória também.
As emissoras que possuem sites retransmitem integralmente suas programações na Internet, o que, infelizmente, inclui a ladainha, nos piores horários possíveis. Principalmente o das 7h às 7h30, considerado horário nobre para as emissoras de noticiário.
No começo da manhã elas reforçam o serviço de informações sobre o trânsito, e, consequentemente, arrecadam maior volume de inserção de anunciantes.
Poderiam aproveitar a queda no faturamento para pensar uma forma de transmitir notícias ou até mesmo música no horário político. Será que é possível?
Mas os dirigentes não discutem isso, sob a alegação de problemas técnicos. O equipamento que disponibiliza o áudio via Internet não é adequado para esse tipo de mudança. Soube disso conversando com Acácio Luiz Costa, diretor-geral da Band FM.
Mesmo porque, ele não considera significativa a audiência da Band via Internet _em torno de 700 mil page views por mês.
Promete um site incrementado para breve e pondera que o atual está ultrapassado. "O volume de internautas ainda é muito pequeno em relação a veículos de comunicação de massa", arremata Acácio.

A única alternativa é a programação interrompida

Mas reclamou que o horário político é muito ruim, dificulta o desenrolar da programação e diminui a capacidade de encaixe comercial. "Temos nossa programação mutilada."
E questiona: "por que só o rádio e a TV? As outras mídias não são obrigadas. O outdoor, por exemplo, recebe pela publicidade".
Acho que a reclamação do Acácio é extensiva a todos.
Tentei descobrir se existem horários diferenciados nas rádios de acordo com as regiões, assim, se estou ouvindo uma rádio de São Paulo e começa o horário político, giro o dial para uma outra de Mogi das Cruzes, por exemplo. Segundo consta, o horário é fixo no Brasil todo. O que pode ocorrer é um acordo entre os partidos e as cidades envolvidas para alguma alteração.
De qualquer forma, não contempla a meia hora inteira. Pena! Eu ia formar uma espécie de via de atalho para o escape, pulando de sintonia em sintonia. Vou continuar pesquisando formas de nos livrar da chateação de ser obrigados a ouvir quem não queremos na hora que não estamos a fim.
Isso porque o dial de São Paulo abriga emissoras que têm concessões de várias cidades da redondeza. Não aguento mais escutar que os vereadores de outras cidades "não são corruptos" e blablablá.

89 FM a rádio rock de Osasco

Pastor, diretor interino de programação da 89 FM, ficou espantado! "Isso é algo mais que interessante!". A 89 FM transmite o nhenhenhém dos vereadores de Osasco, e o que é pior, o som é péssimo. Ficou de averiguar as possibilidades ou limitações técnicas.

*

Repercussão da coluna anterior

Não preciso dizer que foi o maior sucesso voltar a falar de rap aqui. Salve todos os manos! Continuem ligados. Ainda juntamos quem curte skate rock e deu no que deu:
estou até agora respondendo e-mails.

E hoje tem mais promoção!

Quem gosta de Indie (saiba o que é clicando na palavra) pode concorrer e ganhar um kit com uma revista 100% skatemag e o CD "Bruce Lee", da banda Pin-Ups. Se você não conhece, vale a pena dar uma ouvida. Clique aqui para responder ao quiz. Só que corra: apenas os cinco primeiros que responderem certo é que vão receber. Os CDs foram gentilmente cedidos pelo selo Short Records.

Dicas bacanas

Pipe
Atentem para o programa de skate rock da Rádio Muda, de Campinas. Chama-se "Pipe", que significa "tubo" em inglês e é um dos obstáculos ou pistas mais almejados pelos praticantes de skate. Na verdade são dois programas semanais: às segundas, com apresentação do Tatu, das 21 às 22h, e, aos sábados, com apresentação do Poeta, das 13h às 15h.
Rolam os sons que os apresentadores Tatu e Poeta acumularam durante cerca de dez anos com a prática do esporte. Grande parte da programação é composta por tendências do rock como hardcore, punk, grind, ska, guitar bands etc. O "Pipe" dá toques de eventos como campeonatos, shows, pistas etc e informação sobre artistas e suas respectivas bandas, história e trajetória.
Saiba mais acessando a Rádio Muda.

Skabadabadoo
Não exatamente sobre skate rock ou específico de rap, mas que também agrada, é o programa "Skabadabadoo", da Brasil 2000, às sextas, das 20h às 21h. O programa existe desde 97, e, na época foi o pioneiro em divulgar o ska e suas vertentes. Toca punk rock, hardcore, psichobilly, surf music, swing, rap etc. Ouça lá Rancid, Millencolin, Specials e outros.

Vencedores da promoção rap
Manuel Messias de Santana, Rúbia, Otávio Cooki Suinaga, DJ Paulão, Jorge dos Anjos, Elisa Duarte, Luis Guilherme Braida, Marcos Santana, Biba hiphop, Fernanda Sunega.

Vencedores da promoção skate
Fernando J. Moreira, Nicholas, Eduardo Vieira, Rúbia, FBA-DF, H. Brito, Alberto Cerqueira, Manuel Messias de Santana, Otavio Cooki Suinaga, H2ogo, Alexandre Thallinger, Marcelo Capanema, Biba hiphop, Leandro VR, Guilherme Thadeu, Kik, Marina, Vladimir

*

Debut
O programa "Movimento" completa 15 anos no ar. A Rádio 9 de julho (1600 AM) faz um "revival" desde 1985. A duração será de 3h, divididas em dez capítulos, com gravações históricas e diversos documentos sonoros. A retrospectiva, comandada por Synésio Júnior, começa domingo, dia 20/8, e termina em 22/10.

*

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.


Leia colunas anteriores

12/08/2000 - Skate music e rap nas ondas do rádio
05/08/2000 - Rádio incita à bebedeira
29/07/2000 - Nem só de brega vive o rádio

22/07/2000 - Web radio? Patavina!
15/07/2000 -
Tô preferindo AM ultimamente...



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.