NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

André Singer
asinger@uol.com.br
  17 de novembro
  Mistura Fina
   
   
Conhaque de pitanga

Recife - Ando por Olinda no dia da Proclamação da República. A cidade está meio vazia. Vejo uma loja colorida. Me aproximo e reparo no nome: Bazar de Máscaras. Tenho a certeza de que em São Paulo se chamaria Mask Bazaar, o que quer que isso signifique. O importante é usar o inglês.

Não sou nenhum Policarpo Quaresma. Nunca fui. Nacionalismo não é comigo. No entanto, a mania de escrever as coisas mais simples no idioma de Shakespeare me irrita. Sinto como um sintoma de profunda alienação. Cada vez que leio um dos "copy center" ou "laundry service" espalhados pela cidade, creio estar sendo ser roubado do direito de entender o mundo por intermédio das palavras.

Além do mais, o português parece-me uma língua tão sonora e bonita que considero um desperdício substituí-lo por vocábulos em inglês. Pernambuco, ao contrário, de São Paulo parece preservar apreço pelo Brasil. Encontrei, por exemplo, um exclusivo conhaque de Pitanga no belíssimo Museu-Casa de Gilberto Freyre (www.fgf.org.br).

São mais de 10 000 metros quadrados de vegetação em torno de uma velha casa de engenho, que o sociólogo comprou em 1941. A casa está como ele a deixou. Os móveis de madeira, a cama solta no quarto. Freyre tinha a superstição de que se dormisse com os pés voltados para a janela, a morte o chamaria mais rápido.

Devia ter razão. Morreu aos 87 anos e deixou uma obra com mais de 70 livros. Suas teses sobre miscigenação racial são controversas. Mas ninguém nega a importância da contribuição de Freyre para o pensamento brasileiro.

O enorme quintal está cheio de jaqueiras, mangueiras, cajueiros, paus-brasil e pitangueiras, a fruta preferida pelo escritor. Conta a nossa guia, uma simpática jovem estudante de biologia, que por isso ele inventou o tal conhaque e, apesar dos pedidos, nunca revelou a fórmula, senão ao filho, antes de morrer.

Hoje a Fundação Gilberto Freyre continua a produzir a bedida e a vendê-la.

Saí da casa e desci devagar o bairro de Apipucos, enquanto o sol se punha, a pensar que o nordeste - cheio de problemas graves - ainda ensinará muito a Brasil.

Para completar o mergulho na realidade setentrional -- para onde vim com o intuito de acompanhar para a Folha a volta de Roberto Carlos - viajei a uma das mais tradicionais usinas de açúcar do Brasil, há 160 km de Recife.

Fundada no final do século passado, Catende foi maior produtora de cana da América Latina nos anos 50. A ponto de ser sucateada há 7 anos atrás, foi assumida pelos trabalhadores em sistema de autogestão. Hoje renasce aos poucos.

Escreverei sobre o assunto para a Folha. O que mais me impressionou foi a miséria do homem do campo. As casas que vi são iguais às que estão expostas no Museu do Homem do Nordeste (www.fundaj.gov.br) como exemplo de moradia dos escravos.

Ou seja, a abolição foi decretada e aquela gente ficou por ali, do mesmo jeito, há cem anos. Agora eles estão tornando-se donos de nada menos que 26 000 hectares de terra e uma indústria açucareira. Em regime de autogestão (www.anteag.org.br)!

O único azar que tive em Recife foi cair em um hotel chamado Golden Beach. O referido estabelecimento encontra-se em frente à praia de Candeias. Por que não chamá-lo de Hotel Praia de Candeias? Fica aqui a sugestão ao Grupo francês Accor. E que sirvam aos hóspedes o conhaque de pitanga Gilberto Freyre. Seria o máximo do refinamento.

Leia colunas anteriores
15/11/2000 - Volta apoteótica
10/11/2000 - Está tudo na voz

 


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.