Canal Manual do Mundo leva ciência aos livros infantis

Três volumes trazem atividades educativas para crianças de 2 a 9 anos

São Paulo

Um canal de ciência que faz sucesso no YouTube ganha um novo formato, o livro.

A editora Sextante acaba de lançar a coleção Manual do Mundo Mini, composta por três livros de atividades educativas para crianças de 2 a 9 anos.

Os títulos começaram a ser desenvolvidos em 2019, em parceria com o Manual do Mundo, canal de ciência no youtube com mais de 13 milhões de inscritos.

Kit com livros e jogos
Coleção "Manual do Mundo Mini" traz atividades educativas para crianças de diferentes faixas etárias - Divulgação

Para Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, dupla que comanda o canal, os livros e vídeos ensinam de formas diferentes.

"Enquanto o primeiro é mais rápido, empolgante, fácil de assimilar, o segundo pode ser mais profundo, ir mais longe, mas exige concentração", explicam. Por isso, eles perceberam que os livros são fundamentais para reforçar e aprofundar o conhecimento.

A coleção traz a didática do canal Manual do Mundo para um público mais novo, com livros que abordam temas pertinentes a cada faixa etária e etapa do aprendizado.

"Os livros foram licenciados para as crianças se divertirem e aprenderem em casa, pois estimulam o conhecimento e a criatividade, desenvolvendo o universo das letras, números, linhas, formas e desenhos.", afirma a dupla à Folha.

Os três títulos, “Primeiros Passos Para Escrever Letras e Números”, “Meu Caderno de Atividades do Jardim de Infância” e “Caligrafia Para Crianças” trazem noções básicas de matemática e estimulam o processo de alfabetização a partir de brincadeiras como desenho e palavras-cruzadas.

Os passatempos visam entreter e estimular a curiosidade de crianças. Cada edição é voltada para uma faixa etária diferente.

O primeiro volume, para crianças a partir de 4 anos, “Primeiros Passos”, auxilia no desenvolvimento caligrafia e coordenação motora com atividades de desenho de letras, números e formas geométricas.

Já “Meu Caderno de Atividades do Jardim de Infância”, voltado para crianças a partir de 5 anos, traz mais de 90 jogos com temas como habitat animal, estações do ano e operações básicas de matemática, como subtração e soma.

O terceiro título, “Caligrafia Para Crianças”, pode ser aproveitado por crianças de todas as idades traz exercícios de familiarização com a letra cursiva na escrita de palavras e frases.

Para Tomás da Veiga Pereira, sócio diretor da Sextante, a atividades podem auxiliar os pais nesse momento de quarentena, quando é preciso entreter as crianças e também ajudá-las com os estudos.

Para Pereira, é importante estimular crianças de todas as idades para que se interessem pelo conhecimento e pela ciência, que “acende a curiosidade, amplia horizontes, abre novas dimensões, além de oferecer um método para verificar o que é verdadeiro ou não".

A editora e o Manual do Mundo disponibilizaram para a Folhinha algumas atividades “Meu Caderno de Atividades do Jardim de Infância”, que podem ser vistas aqui:

Caça às palavras ligadas ao clima, como "chuva", "sol" e "neblina"
Atividade de caça às palavras apresenta vocabulário ligado ao clima - Divulgação
Ilustração de cem gotas de água onde a criança deve escrever os números de 1 a 100
Atividade "Está Chovendo!" traz familiarização com os números - Divulgação
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.