Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Achar que gato preto dá azar é puro preconceito, ensinam especialistas

Historiador conta lendas e veterinária fala da sorte que dá ter um gatinho em casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Olhe bem para esse gatinho abaixo, com seu pelo escuro como a noite, seus olhinhos amarelos e essa carinha irresistível (as asinhas de morcego são de mentira porque ele está fantasiado para o Halloween, mas finja que não percebeu senão ele fica magoado).

Ilustração gatinho preto Halloween Folhinha
Gatinho preto pronto para o Halloween - Ilustração Luciano Veronezi

Pois dá para acreditar que alguém possa machucar um animal assim? Isso acontece —e acontece muito— com gatos pretos ao longo de todo o ano, mas especialmente em épocas que envolvem superstições e misticismo, como é o caso do Dia das Bruxas, em 31 de outubro, e quando acontece uma sexta-feira 13.

Ninguém sabe dizer ao certo quando na história o preconceito com os gatos pretos começou, mas o fato é que ele dura até os dias de hoje. E, por causa dele, eles não só são os menos procurados por quem quer adotar um animal de estimação, como também chegam ao extremo de sofrer violência.

"Tem gato que chega aqui com lesão na coluna e nunca mais consegue andar, fica paraplégico porque alguém deu um chute nele, por exemplo. Furam os olhos deles, cortam o rabo, fazem barbaridades que nem se pode imaginar", relata a veterinária Luciana Deschamps, presidente da ONG Felinos do Brasil, e titular da clínica Sr. Gato.

O professor doutor Ricardo da Costa, titular do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES (Universidade do Espírito Santo), conta histórias interessantes sobre possíveis origens da ideia de que gatos pretos dão azar aos humanos.

"As antigas culturas célticas das ilhas britânicas consideravam o gato preto sagrado tanto positiva quanto negativamente", exemplifica. Ele também lembra Cath Palug, um gato preto monstruoso da mitologia galesa, na qual se acreditava que Cath era filho de uma grande porca branca chamada Henwen.

De acordo com essa lenda, quando nasceu, o gato preto foi jogado no mar, mas nadou e acabou encontrado e criado até virar um gato adulto e passar a assombrar a Ilha de Anglesey. "Dizem que ele matou 180 guerreiros até ser caçado por Sir Kay, irmão adotivo do Rei Arthur", completa o professor Ricardo.

Outro mito importante, conta Ricardo, foi o de Cat-sìth, uma grande gata-fada preta com uma mancha branca no peito que vivia na Escócia. "Ela não fazia mal a humanos, só se a provocassem. Os escoceses acreditavam que ela roubava a alma das pessoas. Ela podia ser uma bruxa que tinha o poder de se transformar em gato nove vezes."

O professor acredita que este preconceito todo se resumia ao medo. "Era um medo da noite, do escuro, dos barulhos da noite, sapos, grilos, besouros. O preto era associado à noite, à escuridão, e isso é muito comum em culturas antigas, em que qualquer coisa que acontecia na natureza provocava medo, trovões, tempestades, eclipses...".

E isso tudo é muito curioso porque, conforme explica a doutora Luciana, na vida real os gatos pretos estão bem distantes destas figuras assustadoras. "Eles têm características específicas. A grande maioria dos pretinhos são brincalhões e extremamente carinhosos, adoram colo", diz.

Diferentemente do que acontece com felinos de pelagem tricolor, que são exclusivamente fêmeas, os gatos pretos podem ser tanto meninos quanto meninas. Eles nascem com o pelo assim todo pretinho por conta de um elemento chamado melanina.

A cor dos seus olhos pode variar. "Vai depender da cor do olho da mãe e da cor do olho do pai, qual predomina mais. Normalmente eles têm olhos esverdeados ou amarelos, mas já vi até gato preto de olho azul", lembra a veterinária.

Doutora Luciana conta que, quando pensou sobre o que gostaria de ser quando crescesse, ainda tinha muito medo de precisar dar injeções e fazer cirurgias nas criaturas que ela mais amava -os gatinhos.

Ela, então, foi estudar filosofia e música, e só depois se formou veterinária. "Os gatos vinham atrás de mim e não teve mais como fugir", brinca.

Seu primeiro gato, que ela teve aos três anos de idade, se chamava Bilu e era preto e branco. Atualmente, ela hospeda dez gatos na clínica,que recebem os clientes que chegam para as consultas. E, no seu apartamento, Luciana diz que tem mais "alguns" gatos, sem dar o número exato.

Ela recomenda que agora, durante o Halloween, os donos de gatos pretos redobrem os cuidados para que seus animais não tenham acesso à rua.

"O maior sonho de consumo de um gato, tudo que ele quer na vida, é dormir com seu dono. "Eles precisam ter amor e carinho, banheiro limpinho, comida e água. Essa é a felicidade deles."


Veja algumas curiosidades sobre gatos

  • A vida média de um gato que more com seus donos é de 14 anos e meio
  • Os gatos têm 230 ossos no corpo
  • Eles podem passar até 16 horas por dia dormindo
  • Normalmente, um gato tem 12 fios de bigode em cada bochecha
  • A gestação de uma gata fêmea dura de 58 a 65 dias
  • Os gatos não sentem o sabor doce
  • O hábito de "fazer pãozinho", quando afofam as coisas, acontece porque eles se lembram de quando faziam o mesmo gesto para mamar na mamãe

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.